Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Plantas em casa: cultive boas energias

flores sobre mesa de trabalho

Plantas em casa: cultive boas energias

O poder da natureza é mesmo indiscutível, nada supera a vivacidade que o verde nos traz, e é por isso que muitas pessoas têm o hábito de ter plantas em casa. O que era antes só uma samambaia na casa da vovó, hoje usamos para decorar o lar e usufruir dos inúmeros benefícios que é cuidar do seu próprio jardim.

Furto de casaTenha a sua casa protegida

Você sabia que o seguro residencial protege a sua casa contra incêndio, explosão, queda de raio e muito mais? Faça uma cotação de seguro residencial online e veja os benefícios. Começar minha cotação >>

Vantagens de ter plantas em casa

Plantas para a saúde do corpo

Natureza x seres humanos, não precisa de muita explicação, certo? Somos uma extensão. Estar rodeado de verde faz um bem danado à saúde, principalmente aos pulmões. Trazer plantas pra dentro de casa aumenta o nível de oxigênio e umidade do ar. E quem também agradece é sua garganta e pele seca.

Terapia das plantas

A prática de mexer nas plantas, na terra, regar, cuidar, montar arranjos de flores e observar o ciclo da vida nos traz uma sensação de bem-estar, de relaxamento, e isso acontece justamente porque retomamos a nossa essência.

Plantas para decoração

Plantas e flores embelezam e dão vida a qualquer ambiente, elas têm o poder de harmonizar os espaços. Não só na sala, onde completamos os cantinhos com essas belezuras, mas o quarto, banheiro e cozinha também podem receber seu vasinho.

Sala – elas podem ser o destaque, o toque especial da sua sala, mas tome cuidado com as proporções do espaço, se não comporta uma planta grande, aposte nos vasinhos na janela, e sempre dê preferência aos lugares que batem luz.

Varanda – vasos no chão, de todos tamanhos, o jeito assimétrico de distribuição é que vai dar o charme.

Quarto – normalmente onde não entra muita luz e só temos uma janela, a ideia é usar a cabeceira pra colocar uns vasinhos, ou se tiver espaço sobrando, um único vaso grande é suficiente.

Banheiro – não há muito o que pensar, um vasinho em cima da pia ou até mesmo pendurado, escolha por plantas mais resistentes ao calor e umidade.

Cozinha – na bancada ou na prateleira, arrume um lugar só para os vasinhos, dê preferência às ervas aromáticas, claro! Ali você pode cultivar sua mini-horta.

Plantas para o consumo

Nhami! Não falamos que esse negócio de plantas em casa é bom?

Mesmo morando em apartamento, é possível você colher temperos frescos e com eles fazer sua comida. Hoje o mercado disponibiliza até de kits, já com todos os utensílios e as principais sementes para o cultivo.

Manjericão, alecrim, sálvia, cebolinha, coentro, tomilho e orégano são só alguns exemplos do que você pode ter à mão. Cada uma precisa do seu vasinho ou podem ser plantadas numa jardineira, tanto que estejam bem separadas,

Umas das boas dicas é que fiquem expostas à luz por pelo menos 2 horas por dia. E que sejam regadas em horários amenos, como o comecinho da manhã e o final de tarde. O adubo orgânico é fundamental, assim que você tomar gosto pelo seu jardim, vai ver como é fácil, só precisa de carinho e cuidado.

Seu bichinho come tudo? Saiba como evitar que animais destruam as plantas.

Verde que te quero verde

E se você é daqueles que se cuidar de uma tartaruga vai deixar ela escapar, saiba que plantas exigem um pouco de dedicação, e podem levar um tempinho para pegar. Não se deixe levar pela primeira tentativa frustrada. Você também pode ter um jardim em casa.

Comece com uma flor, decore a mesa do centro da sala, alimente em você a importância de um jardim, de uma árvore, eduque seus filhos valorizando o que há de mais precioso nesse planeta, transforme isso em uma brincadeira entre vocês. Principalmente se você trabalhar em casa, vai ser ótimo!

Todos sonhamos com um futuro de bons frutos, não é? Então, mãos à terra!

Veja também:

+ Conheça um pouco mais sobre Feng Shui e as boas energias para a sua casa

+ Aproveite para dar um up na sua casa com essas dicas para pintar paredes

+ Como ter um regador automático de plantas