O que fazer para aumentar a privacidade em casa?

imagem de chave para texto sobre privacidade em casa

O que fazer para aumentar a privacidade em casa?

Anda tendo problemas com vizinhos enxeridos? Ergueram um prédio cujas sacadas dão bem para o seu quintal? Não se sente seguro com todo mundo que passa na rua olhando para a sua sala de estar? Privacidade em casa sempre foi e sempre será um problema. Ainda mais quando o espaço em questão é o nosso porto seguro.

Entretanto, é possível resolver pequenos incômodos vindo dos olhares alheios. Abaixo, damos algumas dicas para você melhorar a privacidade e proteger sua casa.

Dicas para aumentar a privacidade em casa

1. Plante árvores

Se você tem um belo quintal à disposição, plante algumas árvores que podem crescer para além do teto da casa. Além de amenizar a temperatura local e prover uma sombra deliciosa, as árvores também podem servir como escudos naturais contra os olhares indiscretos dos vizinhos.

Utilize um canteiro preparado junto aos muros que circundam o quintal e deixe sua área de lazer mais verde! Pinheiros, palmeiras, ipês e cactos gigantes são ótimas opções para essa finalidade.

Não esqueça de proteger a área externa da casa com um seguro residencial!

2. Instale uma cerca

No caso de uma casa com pouca delimitação com a casa do vizinho (em áreas rurais, por exemplo), é importante a instalação de uma cerca de madeira ou outro material resistente ao tempo. Isso pode ajudar você a melhorar a relação com seu vizinho e a privacidade em casa. Porém, não deixe de consultar as diretrizes de ocupação territorial da sua cidade, bairro, ou condomínio. Assim, você não invade o espaço alheio ou faz algo que não esteja previsto na lei.

3. Persianas

Persianas são ótimas opções para quem não quer perder luminosidade e ventilação, ao mesmo tempo em que deseja manter a privacidade em casa. Atualmente, existem opções bem modernas, coloridas e interessantes no mercado. Então esqueça aquela ideia de que persiana só pode no escritório, ok?

4. Equipamento de segurança

Quem já foi assaltado ou teve problemas sérios de invasão de privacidade em casa, sabe como o medo pode nos fazer reféns. Instalar câmeras de segurança ou cercas elétricas pode ser uma solução adequada para quem mora em casa térrea.

5. Isole seu som

É músico, gosta de ouvir som alto ou ainda não quer se preocupar com o barulho nas festas na sua casa ou apartamento? O isolamento acústico pode ser uma boa saída para os vizinhos não se incomodarem com os seus ruídos. Apesar de ser um investimento relativamente alto, o isolamento acústico é uma excelente ideia também para quem quer dormir com tranquilidade sem se incomodar com o barulho alheio.

Em todo caso, se você perceber qualquer sinal de invasão de privacidade em casa, não hesite em ter uma conversa sincera com quem lhe incomoda.

Em último caso, a polícia pode ser acionada pelo 190. Se quiser fazer um boletim de ocorrência, vá a uma delegacia munido de provas que constatem a invasão de privacidade como fotos, vídeos ou testemunhas.

Um bom seguro residencial também é fundamental e oferece assistência 24 horas.

 Última atualização em 19/02/2020