Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Saiba como escolher e usar quadros na decoração de casa

imagem de uma sala com quadro, para ilustrar como escolher quadro para cada comodo

Saiba como escolher e usar quadros na decoração de casa

Quando pensamos em uma casa com harmonia e estilo, é certo que nesse lugar há quadros na parede. Para deixar seu lar cheio de personalidade, é indispensável esses elementos preciosos. Sejam eles quadros de gravura, pinturas ou até mesmo fotos, uma vez dispostos corretamente, tornam o sua casa mais aconchegante e completa.

Sem enrolação, elaboramos algumas dicas para facilitar na hora de escolher os quadros para cada ambiente e a disposição deles.

Escolha os melhores quadros para cada cômodo

Sala de estar

imagem da sala de estar com quadros

A disposição dos quadros nunca deve passar a altura do batente da porta

Procure uma temática que tenha a ver com o estilo do lugar mais social da casa. Geralmente, em salas clássicas, são criadas composições atrás do sofá, pode ser um único quadro, criando a sensação de um elemento maior no espaço. Esse quadro merece destaque, pois será visto sem a necessidade de aproximação. Neste local, é muito importante que a moldura faça sentido com a composição da sala. O quadro deve ser colocado a 25 ou 30 cm acima do encosto do sofá.

Se sua sala tiver uma decoração mais descolada, está liberada uma boa quantidade de quadros com estilos e tamanhos diferentes.  Vale lembrar que a disposição dos quadros nunca deve passar a altura do batente da porta.

Escadas

quadro na parede

Aposte no uso de fotografias para decorar com quadros na escada

Quadros pequenos e médios podem formar uma composição harmônica neste lugar. Como o espaço é pequeno, é possível apostar em fotografias, assim fica fácil a observação. É interessante que a disposição deles acompanhe o alinhamento dos degraus.

Uma dica para facilitar na hora de escolher onde ficará cada quadros é que antes de perfurar a parede, faça uma disposição imaginária no chão ou use previamente fitas adesivas na parede que deseja colocar os quadros.

Sala de jantar

imagem de decoração com quadros na sala de jantar

Para não errar na escolha, use quadros com paisagens.

Quadros na decoração de parede principal onde fica a mesa de jantar. A temática vai de acordo com o estilo do resto da casa. Paisagens sempre são as mais clássicas, mas se a decoração for mais contemporânea, quadros abstratos são bem-vindos.

Se tem aparador ou prateleira neste cômodo, é permitido pequenos e médios quadros dispostos sobre eles para uma observação mais próxima.

Para a composição dos quadros no ambiente, leve em consideração a quantidade dos móveis, e a altura do pé direito, que é a distância do chão ao teto.

Corredores

As áreas de passagem são geralmente menores e permitem aproximação com os quadros. Portanto, é interessante a composição de quadros com imagens que exigem uma observação mais detalhada.

Escritório

imagem de quadros decorando o escritório

Combine os quadros com a sua personalidade

É um ambiente mais intimista e permite exposição de quadros mais pessoais. Uma boa sugestão são imagens de animais, paisagens urbanas e por que não, fotos divertidas que combinam com sua personalidade.

Atenção ao mesclar muitos estilos numa só parede. Por exemplo, quadros com moldura e os de tapeçaria não costuram ornar. Evite esses dois juntos para que corra o risco de deixar o ambiente poluído.

Quartos

imagem de quadros no quarto de casal

Para quarto de casal, o costume é colocar os quadros em cima da cabeceira da cama.

Em um dormitório de casal, costuma-se ter logo acima da cabeceira um quadro de destaque. A imagem é mais pessoal, e vale o que agrada ambos.

Para quartos de adolescentes, aposte em quadros temáticos, descontraídos e até do rock star predileto!

No quarto de criança, o que vale é a imaginação. Quadros com imagens do filho ou de bichinhos são clássicos, mas não as únicos. Se você tem um filho artista em casa, emoldure alguns de seus rabiscos, ou pendure quadros mais trabalhados, tipo os quadros em 3D ou em tecido. Quadrinhos que formam conjunto também ornam muito com o ambiente.

A medida padrão para pregar os quadros na parede é de 1,60 cm, começando do piso até o centro do quadro.

Cozinha

imagem de quadros decorando a cozinha

Para não errar, use os clássicos pratos de porcelana e telas pintadas a mão.

Normalmente são usados quadros de artesanato, telas pintadas à mão, ilustrações ou lindos pratinhos de porcelana. Com eles você pode quebrar aquele visual de linhas retas da cozinha compondo um mosaico bem criativo na parede vazia. E não esqueça de pendurar o relógio! 😉

Banheiro ou lavabo

Para manter esse lugar (que recebe muitas visitas) bonito e agradável, uma disposição bem delicada junto ao espelho vai dar uma repaginada no ambiente.

Por fim, e não menos importante, a iluminação do ambiente com quadros pede que a luz, se possível, seja direcionada a eles. Se não, cuide para que a iluminação não faça sombras e nem modifique os tons da pintura ou imagem.

Busque mais inspirações para não errar na escolha dos quadros e boa sorte com o martelo!

Conheça dicas para decorar casas pequenas gastando pouco dinheiro.