Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

9 dicas simples para reformar banheiros pequenos

imagem de toalhas de banheiro para post sobre como reformar banheiro pequeno

9 dicas simples para reformar banheiros pequenos

Ano novo, vida nova. Já o banheiro… pode ser novo também! Mas, não é preciso quebra-quebra, barulheira e a sua paciência indo embora pelo ralo para modificar esse ambiente. Separamos aqui nove dicas simples de como reformar banheiro pequeno e mudar totalmente a cara desse espaço. Seguindo esses passos você vai ganhar muito charme e praticidade na decoração e o melhor: sem estourar o orçamento.

Reformar banheiro pequeno – passo a passo

1) Organize as finanças

O primeiro passo para quem quer reformar banheiro pequeno é definir o total do investimento. Com o valor em mente, fica mais fácil de escolher os materiais, sem correr o risco de entrar no vermelho! Quando o assunto é banheiro, existem medidas simples e baratas que renovam totalmente o visual. Já alguns itens como louças e metais podem elevar os custos. O importante é se planejar bem e identificar os itens que entrarão na lista de troca e quais podem ser reaproveitados.  

2) Mude de cor

Azulejos - como reformar banheiro pequeno

Os azulejos coloridos dão um charme no banheiro.

Pintar azulejos e paredes pode ser uma ótima opção para reformar banheiros pequenos. Cores claras dão amplitude. Já os tons vibrantes garantem personalidade ao espaço. Seja qual for a sua escolha, hoje em dia é bastante fácil usar a tinta epóxi. Mas verifique as orientações do fabricante antes de aplicar em áreas molhadas, como no interior do box. Uma boa dica e nada convencional é usar tintas de cores diferentes em cada uma das paredes ou usar adesivos decorativos para compor um visual único.

3) Ilumine!

Foto de banheiro para post sobre como reformar banheiro pequeno

Iluminação direta ou indireta são importantes para um banheiro mais claro.

Banheiros pequenos com pouca iluminação podem transmitir a sensação de serem ainda menores. Outro ponto importante é garantir que o local nos ofereça uma visualização perfeita das tarefas que executamos em nosso dia a dia. Considere instalar spots de luz logo acima do espelho, redirecionando a luminosidade para outras partes do cômodo. Outra opção é brincar com o uso de luminárias logo acima da pia, para conseguir aquele toque inusitado.

4) Troque os metais

Imagem de metais de pia para ilustrar post sobre como reformar banheiro pequeno

Metais novos já mudam o ambiente.

Renovar chuveiro, torneiras, ralos, registros, suportes, puxadores e ganchos fazem toda a diferença para reformar banheiro pequeno. Há modelos dos mais variados e para todos os gostos. No caso dos suportes e ganchos nem é mais necessário fazer furos. Existem opções com ventosas que são bem estilosas e  modernas.

5) Otimize espaços com o uso de prateleiras

Banheiros pequenos podem ser desafiadores quando o assunto é ganho de espaço. Entretanto, as paredes podem ganhar um toque especial com a instalação de prateleiras. Elas podem ser úteis para acomodar os itens que, geralmente, são deixados em cima da bancada. Também podem ser usadas também para ostentar aqueles artigos de decoração super bacanas.

6) Renove armários e gabinetes

Imagem de banheiro com armários - post sobre como reformar banheiro pequeno

Armários podem ser neutros ou com cores.

E se o orçamento está curto para uma reforma geral, aproveite para dar uma cara nova às portas de armários e gabinetes. Nesse quesito, você pode deixar a criatividade fluir: pintar, desenhar ou adesivar. E para isso, são necessários apenas três itens: lixa – para preparar a superfície -, tintas spray e fita crepe – para delimitar o espaço que irá receber a nova cor.

7) Faça seu piso brilhar

Cansado do velho revestimento? O porcelanato líquido oferece opções incríveis para mudar completamente o piso do seu banheiro. Trata-se de uma resina autonivelante de epóxi, que além das opções coloridas, também traz a versão transparente, possibilitando a aplicação sobre adesivos, por exemplo. Esse piso pode ser aplicado em diversas superfícies e garante um acabamento contínuo e com aquele brilho!

8) Modernize as louças

Se a reforma envolver quebra-quebra, você deve estar preparado para renovar as louças. Cubas, vasos sanitários, pias, enfim, esses itens podem ser de linhas ou até mesmo de cores diferentes. O importante é prezar pela harmonia.

9) Sensação de spa

No box do banheiro a opção pode ser a instalação de deck de madeira, bem no estilo “final de semana no spa”. Essa dica vai bem para quem gosta de um ambiente com um aspecto relax e natural. Ainda para essa área, se você tem box de acrílico, daqueles bem antigos, uma opção barata é substituir por uma cortina clássica ou bem humorada.

Gostou das dicas para reformar banheiro pequeno? Use agora mesmo no seu banheiro e comece o ano com tudo novinho em folha!

+ Dicas para decorar salas estreitas

+ Onde fazer curso de decoração barato

+ Apoio para banheiro de idoso. Como instalar