Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Decorar sala de jantar pequena em algumas dicas

sala de jantar pequena

Decorar sala de jantar pequena em algumas dicas

Uma sala de jantar pequena pode ser o charme da casa, e também o melhor lugar para reunir quem a gente gosta e ser feliz, quer dizer, comer!

Já faz um bom tempo que o mercado imobiliário vem lançando apartamentos cada vez menores e compactos. A procura por eles também aumentou e aí a decoração demanda usar a criatividade e o jogo de cintura.

Então, nós preparamos 10 dicas sem enrolação pra você deixar esse canto da casa bem convidativo e charmoso,  olha só:

Os elementos ideais para uma sala de jantar pequena

Espelhos e transparência

Ideal para ambientes com pouco espaço, um espelho grande acima do aparador ou mesmo na parede, combinado à prateleiras de vidro, dão sensação de amplitude ao espaço.

Tapetes para delimitar espaços

É legal pra quem vive em espaço tipo lounge. Com um tapete você pode dar a impressão de definir cada cômodo. Mas atenção, ele precisa ter uma sobra bem generosa de distância das cadeiras, para não correr o risco chato de ficar enrolando no pé.  Outra dica boa é escolher entre os mais fáceis de limpar, ou seja, os de pelos altos e fofinhos podem dar trabalho.

Tons claros e neutros

Se o objetivo é dar leveza e frescor ao espaço, um visual monocromático em tons neutros na sua sala de jantar é a melhor opção.

Mesa redonda, a queridinha.

Práticas e dá pra encaixar em qualquer canto, não é mesmo? As mesas com de 80 cm de diâmetro cabem 4 cadeiras, as de 1,20 m cabem 6, mas o legal da redonda é que apertando dali e daqui, a gente acaba arrumando um lugar praquele que chega de surpresa na hora do lanche.

Bancos e cadeiras

Um jeito diferente de decoração é mesclar a mesa com bancos e cadeiras. Além de descolado, é uma ótima maneira de otimizar espaços. Você pode usar o vão abaixo do banco pra colocar seus livros, por exemplo.

Aqueles toques especiais

Papel de parede

“Em terra de fast food comer à mesa é luxo”, então vamos caprichar nesse ambiente. O papel pra decorar é o toque especial na parede principal. Não tem erro. Fica um charme.

Prateleiras ou aparador?

O espaço é pequeno e é preciso usar a criatividade. O aparador, além de decorar, é útil pra comportar alguma travessa maior, pratos ou talheres de reserva, assim deixamos a mesa livre só para nossos pratos. As prateleiras já dão um toque especial se você decorá-las com louças, algum souvenir ou até mesmo plantinhas. Sempre pense bem se você vai colocar móveis planejados ou móveis prontos.

 

Uma boa luz faz toda diferença

Sair pra comer num lugarzinho aconchegante é bom, se o lugar for a sua sala de jantar, melhor ainda. É nessa hora que a luz faz a diferença. Especialmente acima da mesa, dê preferência a uma luz baixa e amarela, é um charme. Lustre ou luminária com pendente são os mais indicados. Existem muitos modelos no mercado, um mais lindo que o outro. 

Morar sozinho

Não venha com desculpinhas! Você merece uma mesa de jantar mesmo morando só. Supondo que seja uma sala de jantar pequena mesmo, então, uma mesa com 2 cadeiras é suficiente, até porque sobra ainda um lugar e você pode convidar alguém pra jantar. 😉

Adapte essas dicas na sua casa, do jeito que você gosta. E, claro, não esqueça de caprichar no menu do jantar.