Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Seguro aluguel universitário: estudar em outra cidade com facilidade

imagem de formatura ilustrando post sobre seguro aluguel universitário

Seguro aluguel universitário: estudar em outra cidade com facilidade

Quando um jovem decide estudar fora de sua cidade natal, se depara com algumas questões burocráticas. Principalmente no momento de locar um imóvel para morar. Para resolver esse impasse, que é bastante comum, existe o seguro aluguel universitário.

Ele, basicamente, oferece ao proprietário uma garantia de recebimento dos aluguéis e da multa moratória (aquela que é aplicada em caso de descumprimento de qualquer cláusula contratual).

No momento de fechar um contrato de locação de um imóvel são exigidos diversos documentos e garantias. Entre elas, o Seguro Fiança ou Seguro Aluguel. O problema é que muitas vezes, o candidato a inquilino não conhece ninguém na cidade onde vai morar.

Você já teve de lidar com uma situação dessas?

A história pode ficar ainda mais complicada se quem deseja alugar o imóvel é um estudante universitário.

O que é o seguro aluguel universitário?

Trata-se de um seguro para quem vai locar um imóvel e não possui um fiador que assuma a responsabilidade em caso de não pagamento do aluguel e/ou da multa moratória.

O seguro aluguel universitário também substitui o famoso cheque ou depósito caução. Esse cheque ou depósito fica, geralmente, retido em uma conta bancária durante o tempo de vigência do contrato. Ele ainda funciona como uma garantia de pagamento nos mesmos casos mencionados acima.

Por que o seguro aluguel universitário é uma boa opção?

A contratação do seguro aluguel resolve questões burocráticas relacionadas às garantias que devem ser apresentadas por um candidato a inquilino no momento de locar um imóvel residencial.

No caso do seguro universitário, o produto foi desenvolvido para solucionar essa questão. Isso dá mais independência ao jovem, que está iniciando uma nova vida no município no qual irá estudar.

Substitui a apresentação do fiador

Quando alguém escolhe cursar uma faculdade em uma cidade diferente dos seus familiares, geralmente, encontra dificuldade em apresentar a figura do fiador.

Isso acontece pois a exigência mais comum é a de que esse fiador ofereça como garantia um imóvel situado na mesma cidade em que está o imóvel que será locado.

Uma alternativa para o cheque-caução

Outra opção bem comum é o cheque ou depósito caução, que consiste em oferecer como garantia o depósito de uma quantia, geralmente, equivalente a três aluguéis. O ponto desfavorável dessa modalidade é a necessidade de realizar um investimento alto no ato do fechamento do contrato.

Isso pode gerar uma instabilidade financeira. Ainda mais em um momento em que as despesas com a mudança e outros gastos relacionados à instalação de serviços essenciais na nova casa ou apartamento, geralmente, são bastante pesados.

Para solucionar essas situações, é que se encaixa a contratação de um seguro aluguel universitário. Essa modalidade ainda proporciona facilidades bastante convenientes para quem está de mudança para um nova cidade e ainda não conhece a estrutura local.

Vamos saber quais são:

Benefícios e facilidades do seguro aluguel universitário

Começar a vida em uma nova cidade exige um período de adaptação. Por isso, ter acesso a serviços básicos. Principalmente em um momento em que ainda não há muita referência sobre profissionais de confiança. Esse é um ponto essencial para o inquilino.

Além das questões relacionadas à garantia de pagamento de aluguel e multa moratória o seguro aluguel universitário também garante um rol de assistências e atendimentos emergenciais que podem surgir no dia a dia. Reparos na parte elétrica e hidráulica da residência, chaveiro e até consertos de aparelhos eletrônicos como TVs, notebooks e smartphones.

O segurado ainda pode obter descontos em transportadoras e até em eventos culturais.

Coberturas opcionais

Como praxe do mercado, o seguro aluguel universitário também oferece opções de coberturas que podem dar mais segurança ao contratante. Podem ser incluídas garantias de pagamento de contas essenciais como luz, água, gás, condomínio e de impostos como IPTU.

Além de cobertura a eventuais danos ao imóvel causados durante o período de vigência e contratação de serviços de pintura.

Vale a pena contratar um seguro aluguel universitário?

Para o jovem que está de mudança para uma nova cidade e ainda não possui uma rede de pessoas conhecidas, a contratação de um seguro aluguel oferece agilidade no fechamento de um contrato de locação.

Ainda possibilita o acesso a serviços essenciais, evitando despesas inesperadas, que podem pesar no orçamento. Principalmente para o estudante que ainda não tem uma renda com a qual pode contar.

Contratar um seguro aluguel também garante o pagamento de contas essenciais. Já ter paga despesas como luz, água, gás e condomínio é importante para quem inicia uma nova fase na vida.

Colocando tudo isso na ponta do lápis, sai bem mais barato contratar um seguro aluguel frente a todos os benefícios e coberturas que podem ser adicionadas.

Se você é estudante e está indo morar em outra cidade, faça uma cotação de seu seguro aluguel universitário com a Bidu Corretora.

E para quem for fazer um mochilão para outras países, fique por dentro do seguro viagem.