Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Qual é mais barato: seguro de casa ou de apartamento?

Imagem de janelas de um prédio com a descrição "Qual o seguro residencial mais barato"

Qual é mais barato: seguro de casa ou de apartamento?

Você está pensando se compra aquela casa no bairro ou um apartamento mais pro centro? Entre os vários fatores a se levar em conta, como localização, valor e tamanho, um custo pequeno, porém com um retorno muito grande, é o seguro residencial. Mas qual seguro residencial sai mais barato: casa ou apartamento? Saiba como o seguro condomínio (aquele obrigatório por lei para todos os prédios) influencia nessa resposta.

Imagem de janelas de um prédio com a descrição "Mais barato seguro residencial casa ou apartamento"

Ficou em dúvida qual seguro residencial sai mais leve para o seu bolso? Veja como o seguro condomínio influência na conta.

Seguro residencial

O seguro residencial é a proteção para o seu lar, garantindo tranquilidade e assistência para toda família. Com ele você cobre a sua casa ou apartamento contra imprevistos que podem ocorrer e assegura a indenização em diversos casos: se o ladrão entrar na sua casa e levar seu tablet novo, se  o seu labrador morder a perna da vizinha ou qualquer outro caso coberto pela apólice.

Coberturas do seguro residencial

Há dois grupos de coberturas para o seu lar, a básica e a adicional.

A cobertura básica é a proteção mínima para que o seu seguro seja comercializado, sendo obrigatória a sua contratação. Faz parte desse grupo as coberturas contra incêndio, queda de raio e explosão.

As coberturas adicionais são aquelas contratadas separadamente por um valor a mais, para garantir a proteção conforme a necessidade de cada família. Há diversos tipos de coberturas adicionais, como cobertura contra roubo e furto, responsabilidade civil familiar, perda de aluguel, obra de arte, vendaval e muitas outras.

Esse seguro é considerado um dos mais personalizáveis do mercado, porque você quem decide quais serão as coberturas do seu lar e o valor de indenização recebida.

Furto de casaTenha a sua casa ou apartamento protegido

Você sabia que o seguro residencial protege a sua casa contra incêndio, explosão, queda de raio e muito mais? Faça uma cotação de seguro residencial online e veja os benefícios. Começar minha cotação >>

Diferença de seguro do condomínio e residencial

O seguro condomínio protege somente a construção e estrutura do prédio, assim como as áreas comuns de conjuntos residenciais, comerciais ou mistos. Já o seguro residencial protege a estrutura da casa ou apartamento, mas também tudo o que em em seu interior.

Para resumir, o primeiro é referente a construção e áreas que você utiliza em conjunto com outras pessoas (portaria, salão de festas , etc) e o segundo referente ao que tem dentro do seu lar.

O seguro condomínio é obrigatório por lei, tanto para prédios residenciais quanto para comerciais, sendo de responsabilidade do síndico a sua contratação. Ele protege toda a unidade da edificação e partes de uso comuns contra incêndio, queda de raio e explosão. Além dessas coberturas básicas, é possível contratar coberturas adicionais, o que muda de condomínio para condomínio .

Na cobertura básica, há a franquia no caso de sinistro, sendo que os condôminos podem dividir este valor em partes iguais ou proporcionais. Em condomínios horizontais (como casas que fazem parte de um condomínio), este tipo de seguro é contratado para a proteção somente das áreas comuns, como portaria e playground.

O seguro residencial é opcional, sendo de responsabilidade do contratante. Ele protege, além da estrutura da residência, os bens no seu interior. Assim como o anterior, é possível contratar coberturas adicionais para atender a necessidade da sua familia.

Vamos supor que haja uma explosão do botijão no salão de festas que quebre o vidro da janela da sala. Você será ressarcido neste caso e outros prejuízos causados a estrutura física (paredes, pisos, pintura, tubulação). Porém se ele afetar o funcionamento da sua geladeira ou fogão, não há indenização.

Afinal, o seguro residencial é mais barato para casa ou apartamento?

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o valor do seguro residencial não custa caro, já que ele não passa de 1% do valor de construção do imóvel. Porém, mesmo assim ele sai mais barato para os donos de apartamento.

Dentre os motivos, podemos destacar que o apartamento já tem uma proteção obrigatória: seguro condomínio. Sendo assim, o segurado raramente irá contratar coberturas que protejam a estrutura do prédio.

Por exemplo, se o síndico contratou uma cobertura contra impactos de veículos, você não precisa contratá-la no seu seguro residencial. Porque, geralmente, essas ocorrências irão causar prejuízos somente para a estrutura do prédio.

Os apartamentos são vigiados praticamente 24 horas por dia, sendo por porteiros, câmeras ou outros moradores, o que dificulta a ação de bandidos. Sendo assim o risco dele ser roubado é bem menor do que uma casa que possui proteção de cerca elétrica ou portões grandes.

Vale lembrar que o valor do seguro residencial (assim como a maioria dos seguros), altera de pessoa para pessoa. Isto se deve principalmente ao valor do imóvel segurado, quantidade de coberturas adicionais contratadas, valor de indenização contratada e até se a construção da sua casa é de alvenaria, madeira ou mista. Para saber qual o valor da proteção do seu imóvel, solicite a cotação do seguro residencial da sua casa ou apartamento com a Bidu Corretora. 

Veja também:

+ Como funciona o seguro residencial para casa veraneio?

+ Quais as diferenças de seguro residencial e assistência residencial do seguro auto.