Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Seguro residencial cobre enchentes, alagamentos e inundação?

Imagem de um rio passando no meio da cidade com a legenda "Seguro Residencial enchente, alagamento e inundação"

O Seguro Residencial cobre a sua casa contra enchente, alagamento e inundação? Tiramos as suas dúvidas.

Chegou as férias de verão e o que toda família quer é sol, sombra e água fresca, além de ficar deitado de frente para aquele ar-condicionado novo. Você decidiu ir para a sua casa a praia,  aproveitar para comer camarão, pegar um bronze e tomar um banho de mar. Voltando para casa no final de janeiro, pegou trânsito por causa da chuva de verão que parou toda a cidade com enchente e inundações.

Chegando em casa, percebeu que o rio que passa atrás da residência encheu e inundou toda a casa. Pensando no seguro residencial que contratou três meses atrás, resolveu correr atrás dos seus direitos. Mas calma, o seguro residencial tem cobertura contra enchente, inundação ou alagamento? Saiba com a resposta com a Bidu Corretora.
Não deixe de fazer uma cotação de seguro residencial para aproveitar as coberturas e assistências

Furto de casaComo manter minha casa protegida?

Com o seguro residencial, você mantém a sua casa protegida contra diversos acidentes e imprevistos. Faça uma cotação de seguro residencial online e veja os benefícios que ele tem a oferecer. Começar minha cotação >>

Diferença entre enchente, inundação e alagamento

Apesar de muitos usarem essas palavras como sinônimos, eles têm significados diferentes. A enchente é o aumento do nível da água, devido a elevação da vazão por causa da chuva, mas sem transbordar. O alagamento é o acúmulo de água em determinado local por carência de sistema de drenagem. Já a inundação é quando as águas em determinado canal de drenagem transbordam e inundam determinada região.

Não entendeu? Vamos ao exemplo.

Em um determinado dia de verão, há uma grande chuva na cidade de São Paulo. Quando o Rio Tietê aumenta o seu nível, é considerado uma enchente. Agora se a água do rio sair do canal e invadir as pistas da Marginal Tietê, é um alagamento. Contudo, quando as vias públicas ficam cheias de água após uma chuva (impedindo a passagem de carros), é considerado um alagamento.

Seguro residencial cobre enchentes, alagamentos e inundação?

O seguro residencial não costuma cobrir os danos causados (em qualquer parte do imóvel) por inundação ou alagamento devido ao transbordamentos de rios, enchentes, bueiros e similares. Vale lembrar que quando originado por vendaval ou chuva de granizo, alguns seguros fazem a cobertura.

Isto acontece porque as coberturas oferecidas pelo seguro residencial são proteções para situações que não se pode prever. Não é possível pressupor um roubo, queda de um raio, explosão ou quebra de vidro na residência, por exemplo.

No entanto, o risco de alagamento é muito maior para algumas casas em comparação com outras, diferente de uma explosão, por exemplo. Dessa maneira, as seguradoras consideram que oferecer essa cobertura de maneira ampla deixaria o seguro mais caro para todos os segurados, o que não seria justo.

Se o seguro residencial não cobre, como posso me proteger?

Separamos algumas dicas para você se proteger contra alagamentos e inundações. Vale lembrar que em caso de perigo, a sua vida é o mais importante. Por isso, não se arrisque para salvar nenhum bem (móvel, carro, eletrodomésticos, etc).

Prevenção

  • Mantenhas as calhas e telhas limpas, assim como qualquer forma de vazão da água da chuva.
  • Não jogue lixo e nem sacolas na calçada, já que eles podem entupir a rede de esgoto.
  • Caso a casa seja construída em lugar inclinado, providencie muros de arrimo para evitar desmoronamento.
  • Construa canaletas de escoamento em volta da casa, assim a água não ficará acumulada.

Em casa

  • Em caso de enchente, evite entrar em contato com a água, já que ela pode transmitir várias doenças. Saia de casa e vá para alguma parte alta da cidade.
  • Fique atento aos alarmes e notas de esclarecimento, assim como mensagem da Defesa Civil.  
  • Guarde documentos e remédios importantes em algum lugar impermeavél.
  • Não coma alimentos que estiveram em contato com a água da enchente.

Na rua

  • Evite ao máximo atravessar áreas alagadas. Com a água cobrindo o chão, não é possível ver buracos e bueiros abertos.
  • Evite contato com a água, assim diminui o risco de contaminação.
  • Ande ao lado de paredes ou grades, já que a força da água pode te arrastar.
  • Não fique próximo de árvores, postes, cerca elétrica, arames, trilhos e similares.

Seguro Residencial

O Seguro Residencial é a proteção para a sua casa, bens do interior e moradores. Ele é um bom investimento, já que não costuma chegar nem perto de 1% do valor de reconstrução do imóvel. Este seguro é bem personalizável, já que você escolhe as coberturas e as indenizações que mais atendem a sua necessidade.

Existem dois grupos de coberturas disponíveis para proteger a sua casa: básicas e adicionais.

As coberturas básicas são aquelas presentes em todos os seguros residenciais. Elas cobrem danos causados por incêndios, queda de raios e explosão.

As coberturas adicionais são aquelas contratadas de forma extra para maior proteção da sua residência conforme a sua conveniência. Entre elas estão as coberturas abaixo.

Roubo e furto – Indenização no ocorrência pelos prejuízos causados

Responsabilidade Civil Familiar– Indenização aos danos causados a terceiros por algum membro da família, dentro ou fora de casa.

Desmoronamento – Indenização no caso de desmoronamento parcial ou total, que aconteceu de forma imprevisível.

Vendaval, ciclone, furacão, tornado, granizo – Indenização no caso de alguma dessas ocorrências.

Vidros – Cobre prejuízos causados aos vidros, mármores e espelhos da residência.

Impacto de veículos – Cobre os danos causados por impacto de veículos e aeronaves na residência segurada.

Além das coberturas, você também tem disponível a Assistência 24 horas. Ela é um pacote de serviços que auxiliam no caso de imprevistos, como perder a chave ou a pia entupir. Entre eles, estão disponíveis alguns serviços: hidráulicos, elétricos, chaveiro, desentupimento e outros.

Mesmo que o seu seguro residência não faça a cobertura de enchentes, alagamentos e inundação, você tem disponível uma  diversidade de proteções para a sua residência. Faça uma cotação com a gente, teremos o maior prazer em te entender.

Veja também:

+ Seguro residencial cobre vazamento de tubulações?