Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Seguro residencial: a indenização pode ser recusada?

Seguro Residencial

Veja como um seguro residencial pode te ajudar na mudança

Você está na sua casa, tranquilão, jogando um “Just Dance” com a sua sogra (talvez não tão tranquilão assim). Tudo parece estar ótimo, você está arrasando nos passos da música nova da Rihanna, quando começa a cair uma chuva de dar medo! Mas nada vai atrapalhar seu espírito de dançarino. A não ser o raio que caiu na antena da sua residência e queimou a caixa de energia.

Nessa hora, bate aquele desespero: e agora, o que fazer? Bom, se você for prevenido e não gosta de passar por dores de cabeça, certamente tem um seguro residencial. E aí é só seguir o passo a passo e contatar a sua corretora de seguros.

Furto de casaContrate o seu seguro residencial sem sair de casa

Para proteger a sua casa é muito fácil: faça uma cotação de seguro residencial online e contrate os melhores benefícios e assistências para a sua casa. Começar minha cotação >>

Porém, em alguns casos, a seguradora pode se recusar a indenização do seguro residencial. Veja aqui quando isso acontece:

  • A seguradora não irá indenizar em caso de prejuízo onde exista culpa grave ou dolo/fraude do segurado. Nada mais justo: se você colocar fogo propositalmente na sua casa apenas para ser ressarcido, más notícias: você não será indenizado (mas não tenha essa ideia louca, aqui no Blog já contamos a história de um jogador de futebol que tentou dar o golpe na seguradora e se deu bem mal). Como a culpa do raio ter caído na sua casa (certo?!) pode ficar tranquilo.

+ Saiba como evitar incêndio doméstico

+ Seguro residencial cobre incêndio criminoso?

  • Nem precisamos falar que a seguradora não indenizará solicitações fraudulentas, não é? Nada de se utilizar de má-fé.
  • Você pode ter sua indenização recusada também em caso de declarações falsas, inexatas ou que omitam circunstâncias importantes sobre o sinistro. Claro que você não precisa contar que estava dançando “Just Dance” com a sogra, quer dizer, pode contar também. Mas o importante é contar as condições do sinistro.
  • Se você resolver fazer reparos nos produtos danificados no sinistro sem a autorização prévia da seguradora, sua indenização pode ser cancelada e você precisará arcar com os pagamentos sozinho. Não faça isso! A não ser nesses casos: destelhamento, alagamento ou inundação. Caso você sofra danos devido à essas ocorrências a seguradora irá indenizar mesmo sem a autorização prévia. Então, nada de comprar uma caixa de energia nova antes de contatar a seguradora!
  • Não esqueça de pagar as parcelas do seu seguro em dia. Algumas seguradoras não cobrem os sinistros em caso de parcelas vencidas e não pagas. Claro que é importante pagar as parcelas do seu Nintendo Wii, afinal como você ia curtir ele com a sogra? Mas não esqueça das parcelas do seguro!

É importante que você leia com muita atenção sua apólice de seguro. Nela estarão contidas informações importantes em relação a indenização e a cobertura do seu seguro residencial.
Além disso, você pode contar sempre com a sua corretora de seguros para tirar suas dúvidas e tornar as informações claras e precisas. Ainda não tem um seguro de casa? Sempre reforçamos: ninguém quer que caia um raio em casa, ou que comece um incêndio no lar-doce lar; mas imprevistos acontecem e ter um seguro residencial é essencial para não passar mais nervoso! Veja quais são as coberturas que irão te tranquilizar aqui. Faça uma cotação na Bidu e veja como vale à pena proteger sua residência!

Se você estiver com dúvidas na hora da contratação, veja aqui como encontrar o melhor seguro residencial para você.