Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Franquia no Seguro Residencial: veja como funciona

imagem de três casas com a legenda "franquia no seguro residencial"

Franquia no Seguro Residencial: veja como funciona

imagem de três casas com a legenda "franquia no seguro residencial"

Veja se o seguro residencial tem franquia

Na hora de contratar um seguro para a sua casa várias dúvidas podem surgir: quanto custa um seguro residencial? Será que vale a pena contratar? Quais são as coberturas e as assistências?

É normal essas dúvidas surgirem (e é para isso que estamos aqui, para ajudar com qualquer dúvida sobre seguros, seja ele de carro ou de casa ou algum outro!). É normal também, surgirem comparações entre os diferentes tipos de seguro. Geralmente, as pessoas comparam todos as outras modalidades com o seguro auto, já que é o mais conhecido e contratado aqui no Brasil.

Se você já contratou um seguro para seu carro, já ouviu falar no termo franquia. Mas você sabe com certeza o que isso significa? E mais: existe franquia em seguro residencial? Descubra agora!

Furto de casaA sua casa é protegida?

Com o seguro residencial você protege a sua casa contra incêndio, explosão, queda de raio e muito mais. Faça uma cotação de seguro residencial online e veja os benefícios. Começar minha cotação >>

O que é franquia?

A franquia em um seguro de casa é muito semelhante à do seguro de carro. Ou seja: é a quantia paga pelo segurado caso precise acionar o seguro para fazer algum reparo na casa após ocasião de sinistro (não sabe o que é sinistro? Clique aqui). É uma parte do prejuízo que será paga por você.

Franquia no seguro de residência

Diferentemente do seguro auto, no residencial não são todas as seguradoras que optam pelo mecanismo da franquia. Elas escolhem de acordo com o perfil do produto e da empresa. Caso a seguradora trabalhe com franquia, esta deve estar contida na apólice, com seus valores determinados.

Além disso, a seguradora também pode escolher em quais tipos de coberturas ela será acionada. As mais comuns são: danos elétricos, vendaval, cliclone, furacão, acidentes domésticos, tornado e granizo.

Lembrando que: caso o valor do prejuízo seja inferior ao da franquia, o pagamento do reparo será pago pelo segurado. Agora, se o valor for superior, quem arcará com a despesa é a seguradora (quer dizer, com a diferença entre o valor da franquia e o prejuízo total – de qualquer maneira você vai pagar o valor da franquia).

Qual a diferença de um seguro residencial com e sem franquia?

A diferença é bem simples. Geralmente, os seguros que trabalham com franquia são mais baratos do que os sem franquia. Isso pois, com esse mecanismo, você assumirá parte do prejuízo casa algo aconteça. Ou seja, a seguradora pagará menos em caso de sinistro (a não ser que o valor dele seja maior que o da franquia). Esse mecanismo existe para coibir comportamentos perigosos por parte dos segurados. Além do mais, o seguro existe para restabelecer o equilíbrio econômico perturbado por coisas fortuitas, não para ser acionado por qualquer besteirinha.

Portanto, você deve analisar as opções de seguro e ver se, no seu caso, vale a pena contratar um seguro residencial com franquia ou não.

Conte sempre com sua corretora

Você sempre deve tirar suas dúvidas sobre seguro com a sua corretora! Desde sobre termos específicos até ao que está incluso no produto que você está contratando. Aqui na Bidu Corretora, nós cotamos o seguro residência de acordo com as suas necessidades.

Faça uma simulação de seguro residencial e veja quanto fica o preço de um seguro para sua casa! Fique protegido dos principais riscos com as diversas coberturas do seguro residencial!