Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Veja como o seguro residencial pode te ajudar em caso de vendaval ou tornado

Imagem de cidade vista por cima com a descrição "Seguro Residencial: cobertura ventania e tornado"

Imagine morar em uma região com alta incidência de vendavais ou tornados. Ou ainda em um local que tem grande ocorrência de raios que podem danificar os aparelhos eletrônicos da sua casa.

Viver em lugares com alto risco desses fenômenos da natureza exige cuidados, já que são quase imprevisíveis e totalmente incontroláveis. Para isso é preciso contar com uma proteção que traz tranquilidade e comodidade: o seguro residencial.

Quem mais pode saber o que sua família precisa se não você mesmo? Por isso este seguro oferece proteções personalizadas para que você escolha qual cobertura atende as suas necessidades.

Seguro Residencial

A compra de uma casa é um investimento para toda a família e, diferente do que muitas pessoas pensam, o seguro não é caro: o prêmio não costuma chegar a nem 1% do valor do imóvel.

As seguradoras contam com dois grupos de proteções: básicas e adicionais. As básicas são coberturas contra incêndio, raio, explosão e queda de aeronaves. As adicionais são as coberturas contratadas a parte, como proteção para danos elétricos, impacto de veículos, roubo e furto, danos morais e outros.

Furto de casaTenha proteção contra vendaval e tornado

Para ter a cobertura contra vendaval e tornado e muitas outras proteções para o seu lar, faça uma cotação de seguro residencial online e veja os benefícios que ela pode oferecer. Começar minha cotação >>

O seguro residencial oferece a possibilidade de escolher  diversas coberturas que melhor atendem a necessidade de sua família, isto é, há a possibilidade de personalizar da maneira que você quiser.

Por exemplo, se há pessoas que trabalham dentro da sua casa (domésticas ou jardineiros) é interessante ter uma cobertura de danos morais ou danos corporais.

Cobertura de vendaval e tornado

Imagem de uma casa com a varanda com flores com a descrição "Cobertura vendaval e tornado"

O Brasil é o segundo com a maior ocorrência de tornado

O tornado é uma massa de ar giratória que apresenta uma espécie de funil no centro. Já o vendaval é um deslocamento de ar com forte intensidade. Os dois podem produzir diversos prejuízos para as famílias e constantemente aparecem nos noticiários, pois causam destruição de casas, falta de água e luz, deixam pessoas desabrigadas e arrasam cidades com ventos de 120 km/h.

O Brasil é o segundo país com a maior incidência de tornados no mundo. O estado de São Paulo é campeão na ocorrência, sendo o município de Campinas o mais suscetível.

O Brasil é o segundo com a maior ocorrência de tornado

O Rio Grande do Sul é o segundo colocado e a área com maior risco é Porto Alegre, litoral e imediações do lago Guaíba. O terceiro estado é Santa Catarina, no qual a formação do fenômeno pode ocorrer no litoral sul.

Segundo um levantamento do Centro de Estudos e Pesquisas de Desastres Naturais (CEPED- UFSC), o estado de Santa Catarina apresentou entre os anos de 1995 e 2014 o numero de 391 registros de vendavais e tornados.

A região sul do país também aparece em outro levantamento: 8 em cada 10 vendavais aconteceram nesta região entre os anos de 1991 e 2012. O sul também apresenta 80% dos casos brasileiros de danos causados por fenômenos da natureza.

Com estes dados fica evidente que as residências localizadas nessas regiões estão mais expostas a esses fenômenos da natureza.

A região sul tem 80% dos casos de fenômenos naturais

Fique atento, pois as seguradoras realizam indenizam até o limite máximo do valor contido na apólice. Isto é, se na apólice está o valor máximo de três mil reais de indenização em caso de vendaval, o segurado só irá receber esse valor.

Por isso é importante ler atentamente o contrato, pois só serão pagas as indenizações previstas no contrato. Não esqueça de ler também as exclusões de coberturas e as condições gerais.

As seguradoras podem considerar a velocidade dos fenômenos de maneiras diferentes. Por exemplo, a HDI Seguros considera vendaval vento com velocidade igual ou superior a 54 km/h, já os tornados são ventos de até 400 km/h.

+ Cobertura vendaval: Para que serve e como funciona?

A HDI também oferece uma cobertura que pode te ajudar em caso de vendaval: a limpeza de residência. Para eventos como incêndio, alagamento, impacto de veículos ou vendaval, quando previsto em contrato, há serviços emergenciais de limpeza, para recuperar as condições de habitação da sua casa para você e sua família.

Quer saber mais sobre o seguro residencial HDI? Veja na nossa página 🙂