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Procedimentos em caso de sinistro do Seguro Residencial

Imagem de uma rua com carros e casa, com a descrição: sinistro no seguro residencial

Procedimentos em caso de sinistro do Seguro Residencial

Imagem de uma rua com carros e casa, com a descrição: sinistro no seguro residencial

Veja o que fazer no caso de sinistro no seguro residencial

Tem coisa melhor do que chegar em casa após um longo dia de trabalho? Sentar no sofá, tirar os sapatos e assistir um pouco de televisão. Mas imagine só você chegar ao seu lar doce lar e encontrar  tudo molhado por causa de um vazamento de tubulação? Ou sua geladeira queimada por causa de um raio? Ou pior, furto de grande parte dos seus objetos? Situações hipotéticas, mas que qualquer residência está sujeita.

Com o seguro residencial você garante indenização em diversas situações inesperadas. Veja os procedimentos em caso de sinistro do seguro residencial.  

O que é o seguro residencial?

O Seguro Residencial garante a proteção da sua casa por um preço acessível. Com ele você tem à disposição diversas coberturas que garantem a indenização no caso de acidentes.

Assim que você contrata o seguro de residência, você tem disponível as coberturas básicas, que indenizam em caso de explosão, queda de raio e incêndio.

Você também pode contratar as coberturas adicionais, veja algumas delas:

No momento de contratar o seguro residencial, verifique quais coberturas adicionais as seguradoras oferecem e contrate aquelas que mais se adequa às suas necessidades. Não esqueça que as coberturas escolhidas interferem no preço do seu seguro.

Procedimentos em caso de sinistro

Alguém invadiu a sua casa? Caiu um raio no seu quintal? A tubulação estourou? Calma, a gente mostra o que você deve fazer em caso de sinistro do seguro residencial.

  • Comunicar imediatamente a seguradora o acontecimento do sinistro, seja por telefone ou internet. É importante informar a data, hora, bens que foram danificados e possíveis causas, comunicando detalhadamente o ocorrido.
  • Tomar providências cabíveis para diminuir os prejuízos, como preservar as partes danificadas quando possível.
  • Permitir que o representante da seguradora entre em sua residência e verifique o ocorrido, apresentando informações e documentos solicitados.
  • Aguardar a autorização da seguradora para qualquer reforma ou reconstrução.
  • Informar a seguradora qualquer notificação judicial, extrajudicial ou administrativa decorrente ao sinistro.

Atenção: não se deve fazer nenhum acordo, assumir responsabilidades ou despesas, sem o aviso ou consentimento da seguradora.

Ficou com dúvidas? Veja como solicitar a indenização do seguro residencial na nossa postagem.

Documentos necessários

Os documentos solicitados pelas seguradoras mudam conforme o sinistro, porém listamos os mais comuns:

  • Comunicação de aviso de sinistro
  • Especificação dos prejuízos ocorridos
  • Boletim de ocorrência da polícia
  • Boletim de ocorrência dos bombeiros
  • Orçamento dos reparos/substituições
  • Fatura ou nota fiscal dos  reparos/substituições
  • Orçamento
  • Comprovante de propriedade (veja mais em Como fazer um inventário?)
  • Comprovante de despesas feitas em combate ao sinistro

Importante lembrar que as seguradoras podem solicitar documentos e apresentar procedimentos diferentes.

Após seguir o passo a passo para comunicar o sinistro, a visita do representante e entrega dos documentos, a seguradora irá analisar o seu pedido de indenização.

Contato para aviso de sinistro do seguro residencial

Listamos os principais números de telefones das seguradoras em que você deve ligar em caso de sinistro. Se a sua corretora é a Bidu, ligue para a gente no número 3004 0331.

Tokio Marine Residencial

Central de atendimento: 0300 33 86546

Assistência 24 horas: 0800 30 86546

Se preferir fazer a abertura de sinistro online, clique aqui.

HDI Casa

Capitais: 4002-1261

Demais localidades: 0800 701 54 30

Assistência 24 horas: 0800 770 08 09

Porto Seguro Residencial

Para abrir um aviso de sinistro, você deve acessar a página da Porto Seguro e passar as informações solicitadas. Veja os documentos solicitados conforme o sinistro.

SulAmérica Residencial

Capitais e regiões metropolitanas: 4004-4100

Demais localidades: 0800-727-4100

Mapfre Residencial

Cidades metropolitanas: 4004-0101

Outras regiões: 0800-7050101

Assistência 24 horas: 4004-0101

Para enviar os documentos, entre no site da Mapfre.

Que tal fazer um seguro residencial para a sua casa? Faça uma cotação online clicando no botão abaixo.