Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Sistema de aquecimento residencial

Aquecimento residencial

Sistema de aquecimento residencial

Moramos num país tropical, mas vez quando, cá pra nós, quando a baixa temperatura nos pega de surpresa, é de um lugar quentinho que nosso corpo mais precisa.

Os sistemas de aquecimento residencial aumentam a temperatura térmica da parte interna da casa, proporcionando conforto e comodidade nos dias mais frios. São várias as opções que o mercado oferece para auxiliar no aquecimento não só do ambiente, como o de água de consumo e piscinas.

Furto de casaComo proteger minha casa?

Com o seguro residencial você conta com diversas coberturas e assistências que protegem a sua casa e sua família contra acidentes e imprevistos. Faça agora uma simulação de seguro residencial online. Começar minha cotação >>

Aquecedor Solar

O sistema de aquecimento artificial requer o consumo demasiado de energia elétrica, esse é o maior problema que enfrentamos para ter um pouco mais de bem-estar. A opção mais sustentável para aquecer água de consumo, ambiente ou piscina, pode ser o sistema de aquecimento solar.

Cada vez mais usada em industrias e escritórios, o sistema consiste em placas coletoras de radiação solar. Elas são responsáveis por transferir o calor do sol para a água que circula em suas tubulações de cobre.

A água aquecida é armazenada em um grande reservatório térmico (boiler), que é abastecido por outro reservatório de água fria, e assim o mantendo sempre cheio.

O investimento nesse equipamento é alto, mas a economia na energia elétrica é de até 90%.

Aquecimento solar

Exemplo de aquecimento solar para água de consumo.

Aquecedor portátil

Ideal pra quem vive em cidades onde o frio do inverno não é tão rigoroso, e o aquecedor usados em dias eventuais,

Aquecedor elétrico

São os mais comuns, eles esquentam o ambiente rapidamente porque a resistência de aquecimento é aparente e o calor fica em contato direto com o ar. Inclusive é perigoso a proximidade com o mesmo quando ligado. Existem vários modelos, e o preço varia de acordo com o tamanho e a potência.

 

aquecedor elétrico

Exemplo de aquecedor elétrico

Termoventiladores

Também elétricos, são leves, fáceis de transportar e o barulho é semelhante ao de um ventilador por conta das suas hélices que melhoram a eficiência na distribuição do ar quente.

Aquecedor a óleo

Ligado à tomada, este equipamento possui uma resistência interna que aquece um óleo o qual circula por uma serpentina. O aquecedor a óleo resseca menos o ar e tem a vantagem de ser silencioso.

Aquecedor a óleo

Exemplo de um aquecedor a óleo

Aquecedor termocerâmico

Como próprio nome diz, é um aquecedor feito com material cerâmico, a qual envolve uma resistência. Uma ventoinha libera o ar aquecido de uma forma bastante rápida e bem distribuída. Devido a cerâmica, o calor é controlado e pode ser uma das boas opções para quem procura economizar energia.

Aquecedor termocerâmico

Esse é um tipo de aquecedor termocerâmico

Ar-condicionado

A vantagem do ar-condicionado (de janela, tipo Split ou portátil) é que você vai poder desfrutá-lo também em dias de calor.

Tanto que adquira um aparelho que ofereça a função quente-frio. Porém, como sua especialidade é refrigerar, às vezes a função de aquecer o ambiente pode não ser tão satisfatória.

Pesquise mais sobre isso antes de definir. E veja aqui como limpar o ar-condicionado.

Ar condicionado

O ar condicionado é uma opção conhecida

Aquecimento de piso radiante

Imagina entrar em casa e poder andar de camiseta e descalço, num clima superagradável, sendo que lá fora a temperatura beira a zero. Se seu poder aquisitivo permitir, invista nesse sistema de piso radiante.

Consiste basicamente em cabos de aquecimento elétrico (ou à gás) instalados sob o piso de acabamento da casa. Revestidos por isolantes térmicos, os cabos aquecidos percorrem o chão e o calor se distribui no ar de forma uniforma e aconchegante.

piso radiante

O piso radiante é uma opção para aquecer o lar

Aquecimento por radiador

Comum em cenas de filmes americanos é ver o personagem entrar em casa pendurando blusa e cachecol, ficando mais à vontade, mesmo que lá fora esteja nevando.

Com certeza a casa é aquecida por um sistema de radiador, similar ao piso, só que a tubulação é embutida na parede e o calor direcionado ao radiador, que por fim faz o trabalho de distribuir pela casa.

aquecimento por radiador

Fique mais quentinho com o aquecimento por radiador

 

Na hora de escolher seu aquecedor de ar, leve em conta o local que será instalado, se você pretende usá-los em outros cômodos, se poderá usá-lo no verão também (no caso de ar-condicionado).

Questões como ressecamento do ar e barulho do aparelho deve ser levado em conta. Dúvidas sanadas, agora sim você pode escolher o melhor sistema de aquecimento para sua casa.