Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Acerte no tamanho da garagem

imagem de um homem mexendo no motor do carro dentro de uma garagem com a legenda "garagem: medidas corretas"

Acerte no tamanho da garagem

Para quem está reformando a casa ou prestes a comprar um novo imóvel, uma preocupação comum é com o tamanho da garagem. Não por menos. Mesmo que você conheça todas as de como fazer baliza, é muito importante calcular largura e altura da garagem para ter certeza de que o carro caberá ali – ou os carros, dependendo da quantidade de automóveis na casa. Detalhes a que se deve estar atento. Se guardar o carro parece uma atividade simples, o espaço ideal para o automóvel pode exigir um grau maior de complexidade.

+ Dicas para escolher um bom mecânico automotivo

Ao planejar a construção da garagem, você deve considerar o tamanho do seu carro, sem comprometer iluminação e ventilação do local, assim como garantir a circulação de pessoas, de acordo com o Código de Obras e Especificidades do seu município. Você também precisa ter em mente que no futuro poderá adquirir outros carros e por isso essa tarefa pode não ser tão simples. Acompanhe aqui algumas dicas fundamentais e não esqueça de conferir as dicas para economizar na construção!

Acerte no tamanho da garagem

Fazendo cálculos

O tamanho da garagem deve considerar o tamanho dos carros, mas observe que muitos possuem dimensões diferentes. Por exemplo, um Prisma, da Chevrolet tem 4,27 m de comprimento por 1,96 m de altura, enquanto um Fox da Volkswagen possui 3,82m de comprimento por 1,9m de largura. Diante disso, vale destacar que é necessário fazer alguns cálculos se você considera colocar na garagem um ou dois carros, de modelos diferentes.

Fazendo perguntas

Vale se perguntar também: Os carros cabem na garagem se estiverem todos com as portas abertas? Esse é um detalhe importante. Meça o tamanho das portas para que haja espaço suficiente para sair do veículo com conforto e tranquilidade. É necessário abrir a porta dos dois lados? E, por fim: Você pretende trocar seu carro por outro maior? Porque será mais fácil trocar de carro do que de garagem, não é mesmo?

Se você mora em apartamento

Quem mora em condomínio ou prédio residencial possui as mesmas preocupações, ou até maiores: se há apenas uma vaga disponível para cada morador e em sua casa há mais de um carro para a família. É preciso, ainda, ficar atento a outros detalhes: tamanho da área,  portão de entrada para a garagem, por exemplo, espaço entre um veículo e outro, além de espaço disponível para realizar as manobras.

+ Economize deixando o seu carro no estacionamento.

Mais informações

Para te ajudar com as respostas em relação à dimensão dos carros, você pode acessar o site das montadoras e obter informações sobre os tamanhos dos carros fabricados. Sobre como aproveitar melhor o espaço de sua garagem em casa ou apartamento, pode ser útil consultar um profissional arquiteto.

Falando desse assunto, blindar o carro vale a pena? Conheça a resposta aqui no blog da Bidu.

Se sua casa não estiver legalizada, é melhor fazer isso antes da reforma. Veja aqui como legalizar o imóvel.