Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Saiba como escolher e usar tapetes em casa

imagem de sala de estar com um tapete

Saiba como escolher e usar tapetes em casa

Cores, tamanhos, formatos, estampas, materiais, tudo isso deve ser levado em conta na hora de comprar um dos itens mais importantes da sua casa: os tapetes!

É ele o responsável por provocar aquela sensação de aconchego, conforto e vontade de tirar logo os sapatos pra relaxar. O tapete não é um simples tem na decoração, ele pode ser o destaque do ambiente se muito bem (ou mal) usado.

O tapete deve ser um dos últimos itens a ser adquiridos, assim como as peças de decoração. Escolha o modelo quando já tiver definido espaço e o estilo do cômodo pra qual será destinado.

Antes de sair pra comprar sua peça, leia este artigo com dicas que vão te ajudar a fazer a escolha certa.

Furto de casaProteja toda a sua casa

Para ter a cobertura contra incêndio, explosão, queda de raio e muitas outras proteções, faça uma cotação de seguro residencial online. É rápido e fácil. Começar minha cotação >>

Dicas de como escolher tapetes em casa

Tapete na sala de estar

sala de estar com tapete em casa

Leve em consideração o tamanho do tapete para a sua sala de estar.

Independente do modelo cor ou estampa, a única regra a ser levada em conta é o tamanho do tapete. Ele precisa estar adequado às dimensões do espaço, ou seja, é preciso que tenha por volta 30 cm além da largura do sofá ou, no mínimo, a largura do mesmo e entre debaixo do móvel. Para que um ambiente seja harmônico, é ideal que o tapete abrigue todos os móveis.

A exceção está se o seu tapete for uma peça cara, como um persa. Neste caso, a intenção é exibir a relíquia, portanto, reserve um lugar especial onde ele fique, de preferência, sem muitos mobiliários por cima para que não ofusquem sua beleza.

Tapete na sala de jantar

imagem de um tapete na sala de jantar

Escolha tapetes grandes para a sala de jantar.

Para a sala de jantar, o ideal é ter espaço para que as cadeiras, mesmo que em uso, não enrosquem no tapete. Teoricamente, 1 m a mais do que a área ocupada pela mesa é o suficiente. Se a sala de jantar estiver no mesmo ambiente que a de estar, opte pelos tapetes das sala com cores ou estampas diferentes, mas que tenham elementos comuns para que combinem. O uso deles delimita o espaço, especialmente em cômodos com um ou mais ambientes.

Tapete no quarto

tapete no quarto

A dica é deixar o tapete sobrar nas laterais e no pé!

Deixe os tapetes retangulares disposto ao contrário da cama, para que fique sobrando nas laterais e ao pé. Também é bem comum o uso dos tradicionais 3 tapetinhos (nas laterais e ao pé da cama). Se o quarto já tiver um carpete, o uso do tapete é dispensável, mas fica ao gosto pessoal de cada um.

Cuidados especiais para os tapetes em casa

Tapetes redondos

Tapetes redondos são de difícil distribuição, por isso todo cuidado é pouco. Funcionam mais em espaços maiores, delimitando uma bonita poltrona, por exemplo. Quartos de criança também estão liberados para receber o tapete redondo.

Tapetes peludos

Os mais fofinhos convém o uso em ambientes mais acolhedores, onde andamos descalços, como a sala de TV ou o quarto.

Atenção aos pisos

Pisos como granito, mármore ou assoalho de tábua combinam com qualquer tipo de tapete. Já com os pisos de ladrilho, parquê ou mosaico, pedem tapetes lisos e de cor neutra.

Cuidados com a limpeza

Se quer dar vida útil ao seu tapete por bons anos é necessário que passe o aspirador de pó pelo menos uma vez ao dia para que não acumule sujeita. Já a lavagem do tapete, uma vez por ano é o suficiente. No caso de acidentes no dia a dia com comida, limpe imediatamente o tapete com detergente neutro e pano branco limpo úmido e outro seco para finalização.

Recomendações finais para os tapetes em casa

– Se tiver animais de estimação em casa, evite tapetes de pelo muito alto, pois dificultam a limpeza. Prefira os de pelo curto, melhor ainda os de fibras sintéticas.

– Para evitar escorregões em tapetes, procure no mercado por produtos específicos antiderrapantes que são aplicados embaixo dos tapetes. Agora, para não correr o risco dos comuns tropeções nas bordas, aplique fitas adesivas antiderrapantes, além de evitar o tombo, deixa o seu tapete alinhado.

Ah, não esqueça de tirar a medida do seu cômodo antes de escolher o tapete ideal para cada comodo. Boas compras!

Vai reformar a casa e está com um monte de dúvidas? Veja como fazer uma reforma sem sofrimento!