Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Aprenda a tirar gordura do fogão

tirar a gordura do fogão

Aprenda a tirar gordura do fogão

Quem se aventura na cozinha conhece bem o dilema de manter tudo limpo e organizado enquanto prepara as refeições. E basta uma fritura, ainda que simples e rápida, para engordurar todo o fogão. O pior é quando a sujeira se instala ali e as manchas vão se acumulando, o que torna cada vez mais difícil a limpeza.

Pensando nisso, preparamos uma série de dicas para te ajudar a tirar gordura do seu fogão e preservar esse eletrodoméstico por muito tempo.

Primeiro passo

A primeira coisa a fazer é estar atento a sua segurança. Na hora de limpar seu fogão, tire o fio da tomada. Jamais utilize produtos inflamáveis. E por fim, outro cuidado a tomar será no momento de limpar as válvulas: fique atento para não abrir as bocas de gás.

Escolha dos produtos de limpeza

Se você não vai usar produtos inflamáveis, então, o que deve separar?

De acordo com o tipo de material do seu fogão (por exemplo, inox) você deve considerar produtos que não danifiquem o eletrodoméstico. A lã de aço, por exemplo, é capaz de arranhar e causar riscos no fogão. Uma boa pedida pode ser aquelas buchas que provavelmente você já tem em casa, de fibra. Considere também o aroma de cada produto que escolher, para não deixar um cheiro forte no fogão, sobretudo por dentro do forno, que poderia afetar na preparação de um alimento. Selecione aqueles produtos de aroma bem suave.

Retirando a gordura instalada

As manchas grudaram, ficaram fixadas por boa parte do fogão, e você não consegue tirar toda aquela sujeira. Não vai trocar de fogão. Há algumas soluções que são bem fáceis de serem colocadas em prática.

Você pode colocar vinagre branco nessas manchas, esperar dez minutinhos e depois limpar com um pano ou papel toalha. Outra opção é limpar com bicarbonato diluído em água quente. Você coloca essa mistura em um pano úmido e vai passando delicadamente por toda a superfície do fogão.

O passo a passo completo

– Retire as grades do fogão e do forno, e retire também todos os itens desmontáveis. Coloque-as dentro de uma bacia com água quente e detergente neutro por pelo menos meia hora.

– Separe alguns panos e, com eles, tampe os buraquinhos do forno. A ideia é não deixar cair produtos ali. Você também pode colocar alguns panos em volta do fogão, para não sujar seu chão da cozinha.

– Com um pano ou com a bucha, embebidos em água morna e o produto de limpeza de sua escolha, esfregue a superfície do fogão e também o forno. Não enxágue. Você deverá passar um pano seco ou papel toalha para realizar a limpeza final, para lustrar a superfície.