Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Valor do imóvel pode variar num mesmo quarteirão

valor do imóvel

Valor do imóvel pode variar num mesmo quarteirão

O preço do metro quadrado na cidade de São Paulo vem crescendo a cada dia e assustando os moradores. Enquanto alguns bairros se desenvolvem, antigos moradores deixam de morar ali e passam a migrar para lugares mais afastados. O valor do aluguel segue caro. Mesmo em tempos de incerteza econômica, o que eleva ainda mais essas migrações de moradores.

O que talvez muita gente não saiba, porém, é que mesmo em uma mesma rua, ou até no mesmo quarteirão, os preços podem variar bastante. Sendo o fator localização o mais determinante para o preço de um imóvel, surpreende que exista tanta diferença de valor em um espaço de apenas 1km.

Para ter uma ideia, no bairro Vila Nova Conceição, um dos mais nobres da cidade, localizado na Zona Sul, em uma mesma rua a diferença por metro quadrado pode variar de R$ 6 mil a R$ 18 mil. Isso considerando imóveis que possuem basicamente as mesmas características, como área útil e quantidade de dormitórios.

Simulação

A revista ZAP Imóveis buscou investigar mais essa realidade e para isso utilizou uma ferramenta de precificação – AVM. A equipe simulou os valores dos imóveis ao longo da rua Fradique Coutinho, em São Paulo, todos com atributos muito parecidos: novos, 85 metros quadrados, com três dormitórios, uma suíte e duas vagas na garagem.

O resultado mostrou que o preço dos imóveis são diferentes e que essa variação pode chegar a 20%. Uma constatação interessante é que os preços maiores estão no início da rua e também na região próxima aos bares da Vila Madalena. Enquanto que o menor preço é encontrado nos quarteirões que cruzam vias mais movimentadas, como a rua Arcoverde, e nos quarteirões mais afastados.

Precificação de imóveis

Se você está interessado em vender um imóvel, o indicado é que deixe a questão da precificação para quem entende do assunto. Além desses estudos sobre localização, sobre as características do imóvel, como número de quartos, banheiros e vagas na garagem, há outros fatores relevantes, como, por exemplo: se um apartamento está voltado para uma região mais fria ou mais ensolarada.

As estimativas costumam ser elaboradas depois de analisar cerca de 10 ofertas na mesma região. Considerando atributos semelhantes, padrão arquitetônico, e a demanda da cidade.

 E o preço do seguro residencial?

O seguro residencial é garante indenização caso algum risco coberto pela apólice aconteça com o seu lar, como roubo, furto ou queda de raio. O preço do seguro residencial depende do valor de reconstrução do imóvel, ou seja, não necessariamente o valor do metro quadrado irá influenciar nesse preço.

Além disso, quem determina o valor de reconstrução é o próprio segurado: ou seja, você determina o preço do seguro residencial. Já que ele não costuma passar de 1% do valor de reconstrução do imóvel.