Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Você pratica a economia de água?

Saiba como fazer economia de água na sua casa.

Você pratica a economia de água?

Há anos a economia de água passou a ser assunto frequente no dia a dia dos brasileiros. Para que esse recurso vital não falte, os hábitos de consumo diários fazem toda a diferença.

Evitar desperdícios – e consequente escassez – é uma das prioridades atuais e a conscientização sobre o papel de cada um nesse processo é fundamental.

Hábitos que levam à economia de água

É verdade que ter atenção com vazamentos, com aquela torneira teimosa que vive pingando ou mesmo com o tempo do banho é importante para conquistar o que se deseja. Mas há outras dicas simples que podem fazer parte da rotina de toda a família, incluindo ainda as crianças, para que a economia seja efetiva.

Confira dez dicas práticas e avalie se fazem parte do seu dia a dia:

  1. Ao lavar as mãos, fazer a barba e escovar os dentes, feche a torneira enquanto a higienização é feita, voltando a abri-la somente no momento de tirar o sabão/pasta
  2. Na hora do banho, desligue o chuveiro ao ensaboar o corpo e aplicar o xampu
  3. Utilize as máquinas de lavar roupa e louça apenas quando estiverem cheias. Repare também que há roupas que podem ser lavadas em ciclos rápidos, não longos
  4. Antes de lavar a louça, limpe os restos de comida que ficam nos pratos e panelas com uma esponja, não com a água. Ensaboe cada peça e só no final do processo abra a torneira para enxaguar
  5. Tenha um regador ao cuidar de suas plantas, dosando a água usada, e regue-as à noite para desacelerar a evaporação
  6. Conte com a água da chuva como uma importante aliada para lavar quintal ou mesmo regar plantas
  7. Utilize a vassoura, nunca a mangueira, para a limpeza de quintal e calçada
  8. Quando precisar lavar o carro, encha o balde e utilize uma esponja, evitando o uso constante da mangueira
  9. Cuidado com a caixa d´água! Ela não pode transbordar e deve permanecer tampada
  10. Tenha o costume de fechar o registro de água para conferir os dados do relógio e assim avaliar se há vazamentos. Muitas vezes há pequenos vazamentos, imperceptíveis até, mas que podem ser rastreados para evitar o desperdício.

Descubra você mesmo se há vazamentos em casa

É muito simples verificar se há vazamentos quando se mora em casa, não em condomínio. Siga os passos abaixo e olho na economia de água!

  1. Todas as torneiras da casa devem ser fechadas
  2. Não utilize também os vasos sanitários
  3. Em seguida, feche o registro para interromper o fornecimento de água
  4. Anote o nível da água na caixa d´água
  5. Aguarde uma hora e confira: se o nível estiver mais baixo é sinal de que há vazamento nos canos ou mesmo nos sanitários.

Tem vazamento na sua casa? Conte com o Seguro Residencial! Ele oferece coberturas que garantem indenização por perdas ou danos materiais em virtude de rompimento acidental de tubulações ou canalização de esgoto, água ou caixa d’água.

Faça agora uma cotação de seguro casa com a Bidu e veja qual o melhor para você!