Vale a pena contratar uma agência de viagem?

É possível organizar uma viagem de diversas maneiras. Seja pesquisando por conta própria, pegando dicas com os amigos ou até mesmo contratando profissionais que estão aptos a montar um verdadeiro roteiro turístico. Por causa disso, sempre vem aquela dúvida se contratar uma agência de viagem vale a pena. 

Montagem de desenho com computador, mala e imagens de viagem para ilustrar texto que fala se agência de viagem vale a pena ou não.

Quem não curte muito planejar viagem, pode se dar bem contratando uma agência.

A resposta não é tão simples e tudo vai depender da sua disposição e intenção com a viagem. 

Para ajudá-lo a tomar essa decisão, trouxemos as principais dicas e informações sobre as agências de viagens e quais os benefícios você pode ter contratando uma. 

Cotação Online de Seguro Viagem

Organizando a viagem

Para planejar a sua viagem, o primeiro passo é, sem dúvidas, escolher o destino da viagem. Após essa fase, você deve avaliar qual o seu perfil como viajante. Será que você é mais aventureiro ou quem sabe só busca paz e conforto em bons hotéis e resorts? Prefere visitar pontos turísticos ou descobrir aqueles lugares mais escondidos? Viaja sozinho para conhecer mais pessoas ou está buscando uma nova lua de mel?

O segundo passo é avaliar quantos dias você tem disponível para viajar e decidir como quer aproveitá-lo. E aqui começa a etapa de montar o roteiro. Pois só assim você consegue se organizar e otimizar o seu tempo. 

Agora também começa a fase de entender se você vai se dedicar a estruturar os dias da viagem sozinho ou se vai preferir contratar uma agência de viagens.

Agência de viagem vale a pena? 

A agência de viagem é o tipo de serviço perfeito para quem não quer investir o tempo organizando os detalhes de uma viagens. E isso vale desde o roteiro, antes mesmo de fazer as malas, até o momento de curtir o destino. Veja as vantagens e as desvantagens e descubra se contratar uma agência de viagem vale a pena para você: 

Vantagens

Vamos listar algumas vantagens, assim você consegue colocar na balança e decidir se contratar agência de viagem vale a pena ou não.

  • Pacote personalizado. Esqueça aqueles modelos de agência fechados e com um portfólio de serviços únicos para contratação. Hoje em dia é possível adaptar todos os detalhes as suas reais necessidades. Os agentes conversam com o cliente e estruturam algo adequado para o seu perfil.
  • Ajuda com a documentação. Para aqueles que ainda não tem passaporte ou visto, a agência de viagem pode ajudar indicando todo o passo a passo para que você consiga executar essa tarefa da forma mais simples e rápida possível. 
  • Câmbio. Para quem vai viajar para o exterior e precisa fazer a troca da moeda, as agências promovem esse encontro entre a casa de câmbio e o viajante. Você nem precisa se deslocar ou ficar pesquisando por cotações e melhores oportunidades.
  • Comunicação. O idioma pode ser uma barreira para muitas pessoas. Com a contratação de um guia em uma agência de viagens, você pode ficar despreocupado e contar com todo suporte do profissional.
  • Aeroporto. A agência de viagens pode ajudar na escolha do aeroporto e até mesmo no check-in no local. Vale o mesmo para o traslado entre aeroporto e hotel.
  • Pacote completo. As agências oferecem, em geral, pacote completo, que inclui desde o deslocamento até os passeios e hospedagem. Se você não quer mesmo se preocupar com os detalhes, essa é a parte mais interessante.
  • Fuja de “furadas”. Com um profissional da agência de viagens, você corre menos riscos de acabar entrando em um passeio que não é tão interessante, hotéis distantes dos locais de lazer, entre outros. Essa é a parte mais preciosa, caso você esteja indo para um destino menos tradicional e pouco conhecido popularmente.

Desvantagens

Agora vamos a parte não tão boa assim. Será que agência de viagem vale a pena mesmo?

  • Custos elevados. Contratar o serviço de uma agência envolve mais custos para o orçamento da viagem. Além disso, você pode precisar optar por voos específicos e hotéis de categoria mais elevada, por exemplo, o que pode prejudicar os seus planos.
  • Menos flexibilidade. Os passeios com as agências de viagem têm horários e dias programados, o que torna o seu roteiro menos flexível.
  • Excursão ou viajar sozinho. Não é uma obrigação, pois você pode contratar o serviço de um guia exclusivo. Mas é bom ficar atento. Em geral, os pacotes de agências de viagem reúnem diversos grupos em um único passeio.
  • Aproveitando a viagem desde o começo. Contratando uma agência de viagens você ganha muitos benefícios, mas também deixa de curtir aquele momento que envolve a pesquisa e os primeiros contatos com o seu destino.

Dica extra para quem decidiu que contratar agência de viagem vale a pena. Busque as agências de viagem com antecedência. Assim, você pode encontrar preços mais acessíveis.

Organizar a viagem por conta própria: vantagens e desvantagens

Conhecido os aspectos que envolvem uma agência de viagem, agora é a hora de entender os prós e contras de organizar a viagem por conta própria.

Prós

  • Sentindo a viagem desde começo. Ao contrário de quem escolhe planejar a viagem com uma agência, quando você mesmo organiza cada detalhe da viagem, tudo passa a acontecer desde já. 
  • Liberdade. Imagina acordar um dia, durante a viagem, com mais preguiça ou com uma vontade de fazer diferente do que havia planejado, como conhecer algo que você descobriu que existe, só quando chegou no local. Tudo bem, quando você mesmo estrutura a sua viagem, é possível ter mais liberdade nas decisões do dia a dia. 
  • Economia. Sabendo pesquisar, é possível conseguir uma hospedagem mais em conta ou até mesmo promoções para realizar passeios. A flexibilidade de organizar a viagem abre o leque de opções para você gastar do seu jeito.
  • Assunto com os amigos. Que tal pedir dica de lazer para os amigos que já viajaram para o seu destino? Não tem nada melhor do que uma boa conversa com quem já viveu essa experiência, para montar o seu roteiro de viagem.

Contras

  • Falta de organização. O planejamento em uma viagem é um recurso fundamental, sem ele você pode perder não só tempo, como também dinheiro. 
  • Muita pesquisa. Pesquise bastante as opções de lazer. Tenha em mente um mínimo necessário para que você não se coloque em situações desconfortáveis. Não há coisa pior do que a frustração durante uma viagem.
  • Desconhecimento de recursos obrigatórios. Sem o apoio de uma agência de viagens, você pode acabar se perdendo. É preciso saber quais documentos necessários, como passaporte e visto, necessidade de vacinas e até a contratação do seguro viagem obrigatório para entrada no país. Não esqueça que todo detalhe pode transformar a sua experiência em negativa ou positiva.
  • Leia as avaliações e a reputação dos lugares. Seja para escolher um bairro para a sua estadia ou para ir a um restaurante, por exemplo, não deixe de ler as recomendações de quem já frequentou. Fazer escolhas “às cegas” pode ser bem ruim.

Vale a pena contratar uma agência de viagens?

Como você deve ter percebido, decidir se contratar uma agência de viagem vale a pena ou não vai depender da sua disponibilidade e do seu perfil como viajante. Talvez a sua próxima viagem ainda não seja preciso, mas não deixe de considerar essa opção em outras oportunidades.

A agência de viagem tem um papel de suporte interessante e pode tornar a sua experiência ainda mais inesquecível. 


Última atualização em 07/10/2019