O que é a Apólice do Seguro Viagem?

Imagem de mapa para texto sobre apólice do seguro viagem

O que é a Apólice do Seguro Viagem?

Você sabe o que é a apólice do seguro viagem? Para o que ela serve e por que é um documento muitas vezes necessário?

Confira a partir de agora tudo o que você precisa saber para viajar com ainda mais tranquilidade!

Cotação Online de Seguro Viagem

O que é uma Apólice do Seguro Viagem?

Para começo de conversa, é importante saber exatamente o que é uma apólice de seguro.

Estamos falando de um documento que é emitido pela seguradora contratada para formalizar a aceitação do risco. Ficou claro? Não?

A apólice é, simplesmente, o contrato do seguro. Sim, é aquele documento formal que garante ao segurado toda a proteção que foi contratada caso ocorram situações de sinistros ou eventos determinados.

Levando isso para o contexto de viagens, uma apólice do seguro viagem é o documento que garante a proteção para o segurado caso ocorram imprevistos durante o período de férias ou mesmo viagens a trabalho.

Por isso, a apólice é de vital importância. Ela apresenta o resumo de todas as obrigações e direitos estabelecidos entre seguradora e segurado.

É na apólice do seguro viagem que são apresentadas, detalhadamente, as condições do seguro. Como alguns exemplos das condições estão:

  • Bem que está sendo segurado;
  • Detalhes das coberturas obrigatórias e opcionais;
  • Garantias;
  • Valor do prêmio;
  • Prazos, etc.

Para que serve a Apólice do Seguro Viagem?

Já estamos super acostumado a contratar um seguro para ter tranquilidade em casos de eventualidades com o carro ou com a casa, por exemplo. A apólice do seguro viagem também traz esse mesmo efeito: a segurança, aquela proteção boa e que acalma em meio a um evento negativo que possa acontecer.

É para isso que a apólice serve! Para garantir ao segurado que a seguradora cumprirá o acordo que foi estabelecido em situações difíceis.

Por isso, esteja sempre atento no momento de contratar um seguro, seja ele qual for. Preste atenção às condições gerais presentes no documento, além das condições especiais e particulares.

Mais: tenha sempre esse documento por perto para o caso de necessidade, já que não há como prever o que pode acontecer e nem quando.

O Seguro Viagem

É sempre importante contar com um seguro viagem que tem a proposta de dar todo o suporte a quem viaja caso ocorram problemas durante o período.

Mais do que isso: o seguro viagem pode até mesmo ser obrigatório para o viajante entrar em determinados países.

Muitas pessoas não contratam esse tipo de seguro em virtude do preço. Mas é importante estar ciente de que vale a pena investir em um seguro viagem por causa das indenizações e assistências que são oferecidas e que compensam o valor pago no produto.

Imagine, por exemplo, necessitar de atendimento médico nos Estados Unidos, onde uma internação pode custar 3400 dólares por dia?

Coloque tudo na ponta do lápis, pense que os riscos existem e avalie com critério se vale ou não contar com um seguro na sua próxima viagem!

Coberturas básicas do Seguro Viagem

Os seguros viagens podem oferecer diversas coberturas, mas algumas são essenciais como, por exemplo as despesas médico-hospitalares ou odontológicas causadas em virtude de acidente ou doença súbita e mesmo traslado médico.

Há outras coberturas, não obrigatórias e não relacionadas à saúde, mas que também ganham importância. Entre elas estão os casos de bagagens extraviadas, roubadas ou mesmo danificadas ou destruídas – desde que haja comprovação.

O seguro viagem também pode ser a prevenção para situações em que seja necessário receber indenização por cancelamentos da viagem. Sim, é um produto que pode garantir valores que geralmente não seriam reembolsáveis como os custos de pacotes turísticos e reserva em hotel.

O que o Seguro Viagem não cobre?

Toda e qualquer situação que não conste na apólice do seguro viagem não é válida para acionar a seguradora.

Um exemplo? Despesa com médico e hospital decorrente de prática de esporte radical – a não ser que seja contratado um plano específico para essa situação.

Como utilizar o Seguro Viagem?

O seguro viagem começa a valer a partir do momento em que a viagem começa. É dentro desse prazo que as condições que foram contratadas poderão ser acionadas.

Caso aconteça algum dos eventos que constam na apólice do seguro viagem, o segurado pode fazer contato com a seguradora, que é a responsável pelas providências para resolver o problema.

Há diferentes tipos de Seguro Viagem?

Isso depende da seguradora. Porém, em geral são separados por planos individuais, de família ou empresariais, sem contar a diferenciação de planos nacionais e internacionais.

O importante é avaliar os planos com antecedência para que o melhor seja contratado antes do início da viagem.

O prazo limite para fazer isso costuma ser de 48 horas, de 24 horas ou até o momento do embarque do passageiro.

É caro contar com Seguro de Viagem?

Os preços do seguro viagem mudam bastante em virtude do destino, da duração da viagem, do número de pessoas e da abrangência de coberturas oferecidas.

Por isso, a dica é consultar o que o mercado oferece – e isso você pode fazer agora e aqui mesmo, consulte online os seguros viagens que estão à sua disposição!

 

Última atualização em 11/11/2019