Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Bagagem de Avião: conheça as regras e o que pode (ou não) levar

Bagagem de avião

Bagagem de Avião: conheça as regras e o que pode (ou não) levar

Bagagem de avião

Pensar bem nas malas que você vai levar na viagem deve ser um item dentro do seu planejamento. Assim como fazer o seguro viagem e reservar hotéis, a preocupação com o que levar e quanto levar na bagagem de avião deve ser levada em conta. Além das regras de cada companhia aérea, existem também as regras nacionais e internacionais de segurança para bagagens. Anota aí.

Franquia de bagagem em voos

Desde a publicação da Resolução nº 400/2016, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) permitiu que as companhias aéreas vendessem passagens com diferentes franquias de bagagem.

O que isso quer dizer?

Franquia de bagagem é o limite de bagagem que você pode despachar sem ter que pagar uma taxa pelo envio. Ou seja, a regra da ANAC passou a permitir que as companhias vendessem diferentes “classes” de passagens com diferentes de limites de bagagem para despache.

No fundo, o impacto dessa regra para o consumidor deve ser sempre medido na ponta do lápis, de acordo com suas necessidades. Pense no quanto você vai levar (e principalmente trazer!) de bagagens, o peso estimado e calcule o preço com e sem a franquia na hora de escolher sua passagem.

Veja as regras das principais companhias aéreas que atendem o Brasil:

Na dúvida, sempre consulte o material no momento da compra. Assim, você pode tomar a melhor decisão na hora de comprar sua passagem.

Regras para Bagagem de mão

Em voos nacionais

O peso máximo para bagagem de mão é de até 10kg. E somadas a altura + largura + comprimento, o tamanho não pode ultrapassar 115cm.

Por questões de segurança, não é permitido levar na bagagem de avião objetos que possam colocar em risco a vida de outros passageiros. Por exemplo: armas, facas, tesouras, canivetes ou qualquer outro tipo de material cortante.

Substâncias químicas ou inflamáveis também não são permitidas na bagagem de avião. Como exemplo podemos citar desodorante em spray, isqueiro, sprays de laquê e alvejantes. No entanto, são permitidos perfumes, bebidas alcóolicas, creme de barbear e aparelho barbeador. Há alguns objetos que geram dúvidas, mas que podem ser levados na bagagem sem problema. São eles alicates, cortadores de unha, guarda-chuvas e bengalas. Você também pode levar o seu pau-de-selfie se quiser.

Em voos internacionais

É proibido qualquer tipo de pasta, líquido ou gel acima de 100 ml na bagagem de mão. Você pode colocá-los em uma embalagem plástica, transparente e vedada. Líquidos e frascos acima de 100 ml não poderão ser transportados mesmo que não estejam totalmente cheios.

A fiscalização costuma ser bem rigorosa nos aeroportos com relação aos líquidos em voos internacionais. Você já deve ter reparado que um pouco antes de passar pelo raio-x do aeroporto, há sempre uma caixa de vidro cheio de objetos. São os objetos que tiveram que ser deixados para trás pelos passageiros por serem proibidos na bagagem de avião.

Antes mesmo de pensar no que levar na sua bagagem, pense em contratar um seguro de viagem internacional que tenha cobertura para bagagem. E se pretende viajar com pouca bagagem, confira aqui dicas de como viajar somente com a bagagem de mão.

 

Bagagem de avião despachada

A bagagem despachada é aquela que você entrega para a companhia aérea e pega de volta quando chega no seu destino final. Não se esqueça de guardar o comprovante de despacho. Ele contém as informações sobre a sua mala. Se você tiver um voo com uma ou mais conexões, consulte o funcionário da companhia aérea sobre onde você pode retirar a sua bagagem.

Em voos nacionais

Em voos nacionais, o peso e quantidade de malas que você pode despachar depende da companhia aérea. De acordo com as regras acima, as companhias aérea nacionais têm cobrado de R$30 a R$50 pelo primeiro volume de bagagem de até 23kg. Se você tiver certeza de que vai precisar despachar a bagagem, comprar com antecedência vai lhe render uma economia de 50%.

Artigos esportivos como pranchas de surf, bicicletas e instrumentos musicais ficam a critério da companhia sobre taxar ou não.

Em voo internacionais

Em voos internacionais, a franquia geralmente é de dois volumes. Algumas companhias limitam a 23kg e outras companhias a 32kg. Passageiros que viajam com crianças de colo podem ter direito a uma franquia especial. Neste caso, é bom consultar a companhia aérea.

Quando a viagem internacional inclui um ou mais trechos domésticos, aplica-se a franquia de bagagem no voo internacional.

Animais domésticos

As regras para levar animais domésticos na cabine do avião com você dependem de cada companhia aérea. O ideal é que você consulte a companhia aérea que você pretende viajar para saber como isso funciona. Dependendo do peso e do porte do animal, ele deverá ser transportado no porão da aeronave. As companhias aéreas costumam cobrar também uma taxa para esse tipo de transporte.

Um lembrete importante: não esqueça de fazer o seu seguro de viagem internacional. Com o seguro de viagem, você pode ser ressarcido caso tenha sua bagagem extraviada.