Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Como viajar só com a bagagem de mão

bagagem de mão

Como viajar só com a bagagem de mão

Você deve ter ouvido falar que a partir desse ano as bagagens despachadas começarão a ser cobradas nos voos saindo do Brasil. E isso pode ter te assustado, mas essa prática já é muito comum no exterior. Por exemplo, nos Estados Unidos isso já acontece. Essa novidade pode até ser boa para viajantes brasileiros, já que tende a baratear o valor final da passagem para passageiros que voam “leve”.

Não sabe do que estamos falando? A ANAC, Agência de Aviação Comercial, aprovou um novo regulamento que, entre outras coisas, autoriza as cias aéreas a cobrarem para despachar a bagagem dos passageiros. A regra, que começaria a valer a partir do dia 14 de março, foi derrubada pelo Senado, que votou um projeto legislativo para vetá-la. Para ser completamente suspensa, porém, o projeto precisa ser aprovado também pela Câmara dos Deputados.

Ou seja, não há nada certo ainda, porém, é bom se preparar para começar a voar apenas com a mala de mão, mais uma mochila ou bolsa, que podem ir com você na cabine do avião. E, pode acreditar, é possível fazer isso inclusive em viagens internacionais ou de longa duração. Como? Veja abaixo algumas dicas: 

Escolha peças que sejam flexíveis e combinem entre si

Sim, a boa e velha calça jeans é um ótimo exemplo, acompanhada por camisetas e blusas lisas, que podem ser personalizadas com acessórios, como colares ou lenços. Para te ajudar a selecionar as melhores opções, veja sempre a previsão do tempo antes de montar a sua mala, assim você evita passar frio-calor-ficar-molhado. Um site onde é possível ver como estará o clima até um mês antes da sua viagem é o Weather Channel.

Faça rolinhos com as roupas

Isso te ajuda a economizar espaço e a organizar melhor o “tetris” dentro da mala. Veja um passo a passo de como enrolar roupas. Outra opção é usar sacos a vácuo para diminuir o volume, principalmente de casacos de frio e peças mais grossas. A desvantagem é que da segunda forma elas tendem a ficar bem mais amassadas.

Tenha um mini-kit com shampoo, creme e etc.

Ao embarcar só com a mala de mão em voos internacionais, você não pode levar líquidos em embalagens superiores a 100ml. Mais que isso, para voar até os Estados Unidos, por exemplo, os líquidos da sua bagagem devem estar todos juntos em um saquinho plástico. Por isso, vale a pena investir em um bom kit de perfumaria, com potinhos de até 100ml, onde você possa colocar seu creme, shampoo, condicionador e etc.

Compre uma mala de mão leve

Além das especificações de tamanho da mala de mão, as cias aéreas também limitam o peso da bagagem. Caso a sua mala ultrapasse esse número, que varia de acordo com a empresa – mas nunca é superior à 10kg -, podem te cobrar para despachá-la. Para não correr esse risco, vale muito a pena investir em uma mala leve, resistente e que tenha rodinhas, para facilitar a sua viagem.

Escolha no máximo dois calçados confortáveis

Calma, você pode levar mais um no seu pé, de preferência o maior, assim economiza espaço na mala para mais blusinhas! Falando sério, você não vai precisar de mais de três opções de sapatos, porque escolheu um número limitado de peças de roupa flexíveis e que combinam entre si, lembra? Também dê preferência para embarcar com o maior casaco, a calça mais grossa, o lenço…

Tenha uma boa mochila

Dá para complementar a mala com uma boa mochila, confortável, espaçosa e prática. Outra opção é ter uma bolsa dobrável, para caso você compre mais coisas durante a viagem e queira levar para casa. Lembrando que, por não poder despachar, você só poderá comprar bebidas com mais de 100ml no Free Shop, após entrar na área de embarque.

Tem outras dicas? Compartilhe com a gente! Aproveite e já comece a cotar o seu seguro viagem com a Bidu, para embarcar tranquilo. Mas, se você preferir despachar a bagagem, confira nossas dicas de como fazer a mala. Mas lembre-se das vantagens de embarcar apenas com a bagagem de mão: além de tudo que falamos, você também não correrá o risco de ter sua bagagem extraviada