Bate e volta de São Paulo: veja as dicas

Chega o fim de semana e você sonha em sair da tradicional agitação da “selva de pedra” que é São Paulo? Mas aí sempre acaba fazendo os mesmos programas, pois não sabe exatamente aonde ir nessas horas, não é mesmo? Engana-se quem pensa que tudo é muito distante e que é melhor mesmo continuar em casa descansando. Fazer um bate e volta de São Paulo é possível.

imagem de carro na estrada para ilustrar texto sobre bate e volta de São Paulo

Há muitas opções para fazer bate e volta de São Paulo

Você poderá conhecer lugares surpreendentes, seja para quem quer descansar ou para quem não quer. Seja para quem prefere frio ou até praia.

Não importa qual a sua preferência, tem programa para todos os gostos. Vamos listar aqui as principais dicas para você fugir da rotina e ter mais histórias na sua bagagem.

Mas antes de qualquer coisa, qualquer bate e volta requer cuidado com o carro. Faça a manutenção do seu carro e veja se o seu seguro está em dia.

Cotação Online de Seguro Auto

Bate e volta de São Paulo para lugares sem praia

Se praia não é o que você busca, veja a lista com dicas de cidades para fazer bate e volta de São Paulo que não ficam no litoral.

Campos do Jordão

Imagem de Campos do Jordão para texto sobre o que fazer em Campos do Jordão

Campos do Jordão tem atrações para todas as idades e perfis de viajantes.

No inverno ou em qualquer época do ano, Campos do Jordão é uma das mais famosas cidades de montanha.  É sempre uma boa pedida para um bate e volta de São Paulo. A 190 Km da capital, mais ou menos duas horas e meia de carro, a “Suíça brasileira” reserva entretenimento tanto para casais, como para grupo de amigos e família.

Os chalés e os hotéis com arquitetura europeia chamam a atenção e dão todo o charme para a cidade. Não é difícil encontrar excelentes restaurantes por toda a cidade. Lá você encontra deliciosas trutas e também a tradicional fondue, para aquecer no inverno.

Entre os passeios mais tradicionais está o teleférico, que permite uma ótima vista do alto da cidade e o parque Amantikir, que tem 28 belos jardins, além de muito lazer e cultura. O tour de bondinho é ótimo para quem não quer perder nenhum detalhe da cidade.

Para quem aprecia uma boa cerveja, artesanal e com direito a tour de visitação pela fábrica e degustação, em Campos de Jordão você encontra a Baden Baden. Criada em 1999, ela atrai cervejeiros de todo o Brasil.

Embu das Artes

Imagem de Embu das Artes para texto sobre bate e volta de São paulo

Embú das Artes é um ótimo passeio de um dia para quem está na capital.

Outro bate e volta de São Paulo imperdível é o Embu das Artes, que fica a 40 minutos de carro, cerca de 25 km da capital. Ela abriga um verdadeiro centro histórico, com feiras de artesanato aos finais de semana, casas coloridas e muitos ateliês.

Na gastronomia, você encontra charmosos restaurantes, bares com mesas nas calçadas e comidas típicas de diferentes lugares.

Embu das Artes também ficou conhecida como a “Cidade das Abelhas”, por abrigar, em plena Mata Atlântica, atrações ecológicas. Entre essas atrações está um tour para conhecer melhor sobre a vida dos apicultores e como se dá a criação de abelhas.

Em setembro, acontece o Festival das Flores, o FestFlores, com feira gourmet, atrações musicais, muita cultura, artesanato e diversão.

Holambra

Imagem de Holambra para texto sobre bate e volta de São Paulo

Holambra é um pedaço da Holanda em São Paulo.

Holambra é um pouco da Holanda em solo brasileiro. Em sua entrada, um moinho já decora o local e te traz para o clima da cidade. A cidade, que está a 134 km da capital, é um bate e volta de São Paulo para quem adora cultura, paisagismo e cultivo de flores.

Na gastronomia, excelentes restaurantes oferecem culinária internacional e lojas de doces irresistíveis até para quem está de dieta.

Em setembro, assim como em Embu das Artes, acontece um festival de flores. O Expoflora, que deixa a cidade ainda mais bonita, colorida e movimentada.

Boituva

Imagem de balão para ilustrar texto sobre bate e volta de São Paulo

Vôos de balão são o grande atrativo de Boituva.

Esse bate a volta de São Paulo é especial para os aventureiros. Já pensou em passear de balão? Em Boituva esse sonho é possível! A cidade que está a 120 km da capital, tem o balonismo como atividade principal. Para os mais aventureiros, aulas de paraquedismo e saltos em dupla.

Boituva também abriga algumas cachoeiras, hotéis-fazenda e o Parque Zoológico Eugênio Walter, que reúne espécies da fauna brasileira e outras exóticas. Lá também tem o Museu do Tropeiro, que traz em seu acervo a história da região.

Bate e volta em lugares com praia

Agora, se você é daquelas pessoas que não dispensa um bom mergulho no mar e que adora se refugiar em praias, há também ótimas opções de bate e volta de São Paulo.

Barra do Una

Foto de Barra do Una para ilustrar texto sobre bate e volta de São Paulo

Barra do Una tem uma linda paisagem de rio e mar.

A 150 km de São Paulo, cerca de duas horas e meia, Barra do Una, localizada no litoral norte, abriga toda a infraestrutura necessária para quem quer aproveitar um dia na praia ou estender mais uns dias.

São diversas opções de pousadas e hotéis, gastronomia e centro comerciais. As praias com águas cristalinas estão lá mesmo ou também bem próximas, como é o caso da praia de Juquehy. Sua principal atração é o encontro do Rio Una com o mar, que forma uma península que atrai diversos turistas.

Guarujá

foto do Guarujá para ilustrar texto sobre bate e volta de São Paulo

Guarujá é para quem busca praia e agito.

Um dos passeios de bate e volta de São Paulo mais fáceis. Guarujá é uma das cidades do litoral mais conhecidas por moradores do Estado de São Paulo e também por quem vem de fora.

Ela possui 27 praias, espalhadas em quase 23 km de extensão, a “Pérola do Atlântico”, como é chamada. Algumas de suas praias trazem até boas ondas para os praticantes de surfe.

O local também oferece infraestrutura e diversão noturna na tradicional Enseada das Pitangueiras. Além disso, é possível desfrutar de bons passeios culturais, em suas construções históricas e ecoturismo, com trilhas para toda a família.

Ubatuba

Foto de Ubatuba para ilustrar texto sobre bate e volta de São Paulo

A viagem é um pouco mais longa, mas Ubatuba tem as mais belas praias do estado.

Localizada a 220 km da capital, esse é um dos bate e volta de São Paulo preferidos dos que não ligam em passar mais tempo na estrada. Próximo ao Rio de Janeiro e localizada no litoral norte de São Paulo, mais especificamente no Parque Estadual da Serra do Mar, as praias de Ubatuba são verdadeiras obras da natureza.

Em junho você se diverte com a Festa de São Pedro Pescador, que retrata as tradições caiçaras e a história da cidade.

Bertioga

Imagem de Bertioga para texto sobre bate e volta de São Paulo

Bertioga é um destino fácil de chegar.

A estância balneária Bertioga fica no litoral norte de São Paulo, localizada a pouco mais de 100km da capital. É bem fácil de chegar para quem busca um bate e volta de São Paulo.

Sua extensão é de 33 km de praias e quase 500 km2 de mata Atlântica e a cidade apresenta um importante local de desenvolvimento histórico para o país.  

Uma opção de lazer que a cidade reserva são as visitas ao Forte São João, fundado em 1.547. Também tem o Parque dos Tupiniquins, onde que é possível ver a estátua do cacique tupinambá Cunhambebe, importante marco na história entre colonos e índios.

Ficou animado? Então, faça o seu roteiro e explore São Paulo em um bate e volta! Não se esqueça que antes de viajar, você deve fazer a revisão no seu carro, para garantir momentos tranquilos e mais divertidos.

Confira também algumas opções de bate e volta de moto.

Última atualização em 16/05/2019