Cancelar Seguro Viagem: como fazer?

O planejamento de uma viagem é uma etapa que exige dedicação. Entre muitos detalhes, você precisa contratar um seguro viagem que o deixe tranquilo em situações de emergência, onde quer que esteja. Mas, e quando acontece algum imprevisto antes de embarcar, será que dá para cancelar seguro viagem?

Ninguém quer passar por isso. Contudo, os planos de fazer aquele tour tão sonhado pela Europa podem ser interrompidos por inúmeras razões. Então, como saber o que fazer diante de uma situação como essa?

É possível cancelar seguro viagem? Quando e como fazer isso? É o que vamos saber agora!

Imagem de homem na estrada com mala para ilustrar texto sobre como cancelar seguro viagem

O seguro viagem dá tranquilidade ao segurado antes e durante a viagem.

Como cancelar Seguro Viagem?

Saber como cancelar seguro viagem é tão importante quanto avaliar quais as opções de coberturas são indispensáveis na hora de contratá-lo. Quem quer viajar tranquilo sabe a importância de conhecer bem as diferentes propostas e orçamentos.  

Avaliar preços, coberturas e assistências é uma das melhores formas de se decidir por um seguro viagem que se encaixe no seu perfil. Mas, com tantas opções, é necessário reforçar que  que cada seguradora opera com regras distintas.

Na maioria das vezes, essas empresas permitem o cancelar seguro viagem com sete dias de antecedência do dia do embarque. Em alguns casos, esse prazo pode ser de até dois dias do início da vigência do seguro.

Para isso, basta acionar a seguradora e cumprir todos os requisitos. Normalmente, é necessário apresentar documentos que comprovem a necessidade de cancelamento.

Entretanto, para saber direitinho quais são as coberturas e como cancelar seguro viagem, fique atento às condições gerais, antes mesmo de fechar o contrato.

Se informe antecipadamente sobre as questões que podem determinar o cancelamento da viagem e quais são as despesas reembolsáveis.

Vale reforçar que o Procon, de acordo com o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, garante o direito de desistência do contrato. Porém, o prazo para essa desistência é de sete dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço.

Preciso cancelar Seguro Viagem, e agora?

O seguro viagem deve ser contratado sempre de forma antecipada. Assim, você evita problemas de última hora.

Se precisar cancelá-lo, tenha em mãos os documentos que irão comprovar a necessidade da desistência da viagem como:

  • Laudo médico;
  • Documentos com valor jurídico;
  • Qualquer outro documento que esteja descrito nos termos de aceitação da proposta do seguro.

Além de garantir a tranquilidade a viagem, o seguro viagem também é importante para deixar o segurado tranquilo em uma outra situação onde seja necessário o cancelamento da viagem. É importante saber que há uma garantia de que, uma eventualidade, você não vai perder o investimento de toda a viagem.

Você já ouviu falar da opção de cancelamento de viagem?

Como funciona o seguro para cancelamento de viagens?

Roteiro de viagem definido, passagens aéreas compradas, reservas no hotel feitas. Está tudo em ordem apenas esperando o dia do embarque! Mas, será que falta alguma coisa?

Sim! O seguro viagem. Esse é um dos quesitos mais importantes que deve ser avaliado por quem quer ter tranquilidade em qualquer lugar do mundo.

Sabe por que é fundamental contar com um seguro antes de viajar? Porque também ele pode ajudar você caso precise cancelar sua viagem.

Isso mesmo! Além de contar com as coberturas e facilidades durante o período em que estiver viajando, com ele, você também pode ficar tranquilo do momento da contratação até a hora do embarque.

Para isso, basta contratar a opção de “cancelamento da viagem”. Com esta cobertura adicional, todo o investimento realizado fica protegido caso você precise lidar com alguma situação que exija o cancelamento do seu compromisso.

Perder dinheiro? Nem pensar! Ao contratar a opção de cancelamento de viagem, você pode conseguir até 80% do seu dinheiro de volta com multas, taxas ou valores não reembolsados pela companhia transportadora ou operadora turística.

Também é possível receber valores referentes às despesas com hospedagem e passeios que tenham sido contratados após a emissão do seguro. Porém, tudo isso dependerá do tipo do seguro que você está contratando.

Quais os eventos cobertos pelo seguro para cancelamento de viagens?

Por se tratar de uma cobertura adicional, cada seguradora oferece um perfil de cobertura distinto. Alguns eventos cobertos são:

  • Acidente a caminho do embarque
  • Morte de familiar
  • Perda de documentos
  • Pendências jurídicas do segurado
  • Mudança de emprego
  • Cancelamento de férias
  • Acidentes e/ou catástrofes na residência

Seguro Viagem: como escolher o melhor?

Adquirir um seguro viagem é a melhor forma de se precaver contra imprevistos como extravio de bagagens, eventuais atrasos no voos e ainda contar com assistência médica em casos de emergência médica onde você estiver.  

Com ele, você garante a indenização, reembolso ou prestação de um serviço na ocorrência de um sinistro. Ou seja, caso algum evento que esteja coberto pela apólice aconteça.

É por isso que escolher bem as coberturas básicas e opcionais do seu seguro viagem é tão importante quanto a escolha do seu destino ou local de hospedagem.

Contratar um seguro viagem dá a você tranquilidade para viajar a trabalho ou lazer, seja em viagens curtas ou longas, em território nacional ou internacional.

 

 

Última atualização em 25/04/2019