Carta convite para viajar: o que é e para que serve?

Carta convite para viajar. Nunca ouviu falar? Ela é um importante documento para quem pretende viajar para fora e não vai ficar hospedado em albergues ou hotéis, mas sim na casa de outra pessoa, como convidado. Há também outras situações que requerem carta convite para viajar.

Imagem de passaporte para ilustrar texto sobre carta convite para viajar,

É importante ter uma carta convite caso você vá se hospedar na casa de alguém durante sua viagem ao exterior.

Sem esse documento você poderá ter problemas para entrar em outros países, por conta das regras de abertura de visitantes desses locais. Por isso, separamos aqui algumas informações importantes para que você seja muito bem recebido e não prejudique a sua viagem.

Cotar Seguro Viagem Online

O que é carta convite para viajar?

Como antecipamos, a carta convite para viajar é um documento que comprova que você possui um local para se hospedar. Isso substitui o seu comprovante de permanência em algum hotel ou albergue, também conhecido como hostel.

Você precisará emitir a carta convite para viajar em caso de hospedagem na casa de um parente, um amigo ou até mesmo em sistemas mais informais, como o House Sitting. Os modelos mais conhecidos dessa modalidade são o Airbnb, ou Couchsurfing.

Por que a carta convite é importante?

Cada país regulamenta as suas normas de entrada de visitantes e exige determinados tipos de documentos, como a carta convite. E você, para ser bem recebido, precisa cumprir com essas condições.

Sabemos que passaporte, visto de entrada, pedidos de vacina em dia, entre outros documentos, precisam ser antecipadamente avaliados antes de arrumar as malas para embarcar.

Fique atento, pois esses itens se diferenciam de país para país. Na América do Sul, por exemplo, a maioria dos países não exige mais do que um documento de identificação.

Qual a diferença entre visto de entrada e carta convite?

O visto de entrada é a sua permissão oficial para entrar em um país, de acordo com o seu objetivo da viagem e também a duração dela. Para conseguir o visto, alguns locais exigem a sua carta convite ou o comprovante de hospedagem em um hotel ou hostel.

Alguns países aceitam a carta convite ao invés do visto de entrada. Porém, isso não é necessariamente comum, então confirme antes de tentar se garantir dessa forma.

Vale lembrar que não é porque você não tem uma carta convite, que o seu visto será negado. Ela pode nem ser solicitada, dependendo do seu destino. Mas pode facilitar muito o processo, caso você já tenha isso articulado e em mãos.

O visto de entrada pode ser um processo burocrático e complicado, dependendo da sua situação ou da necessidade da viagem. Há empresas especializadas que auxiliam nesse processo e podem te ajudar a desvendar algumas dúvidas e inseguranças.

Como deve ser feita a carta convite?

Agora que você já conhece o que é uma carta convite para viajar, você precisa entender como se faz para ter um documento oficial e válido. Veja os principais aspectos que você deve garantir em sua carta:

  • A carta convite deverá ser redigida pelo anfitrião local, no idioma do país em questão;
  • O anfitrião deve ser nativo ou ser um residente legalizado no país;
  • Pode haver a necessidade de registrar a sua carta convite em um órgão oficial, indicado pelo país;
  • Peça ao anfitrião que envie a carta convite pelo correio. Pode ser uma garantia importante, apesar de a maioria dos países aceitar uma carta digitalizada ou enviada por e-mail;
  • Em caso de retorno para esse mesmo local ou hospedagem, você precisará solicitar uma nova carta convite ao anfitrião;
  • Solicite também um comprovante de documentação do anfitrião, que pode ser um passaporte ou documento de identidade, para anexar a sua carta convite.

Sua carta convite deve conter as seguintes informações:

  • Dados do anfitrião: nome completo, dados do documento de identificação oficial, nacionalidade, profissão e endereço completo da residência;
  • Seus dados: nome completo, dados do passaporte, nacionalidade, profissão e endereço completo da residência;
  • Caso haja, dizer qual o vínculo entre você e o anfitrião. Em caso de House Sitting ou Couchsurfing especifique essa situação;
  • Duração da viagem, com as datas de ida e de volta;
  • Motivo da viagem;
  • Termo de responsabilidade financeira com as despesas para a hospedagem em questão.

Existe um modelo para fazer a carta convite?

Não há um modelo único da carta convite para viajar, desde que você inclua todas as informações que listamos acima.

De toda forma, veja um bom exemplo que pode servir como base:

Prezados Senhores,

Eu (nome do anfitrião, estado civil, profissão, nacionalidade), portador da carteira de identidade (número da carteira de identidade), residente à rua (endereço completo), convido (nome do convidado, nacionalidade, profissão), portador do passaporte (número do passaporte), residente à rua (endereço completo), a visitar-me no período de (início do período) a (fim do período), a fim de (motivo da viagem).

Esclareço que, durante sua permanência no (nome do país), o(a) Senhor(a) (nome do convidado) ficará hospedado(a) no seguinte endereço: (endereço completo).

Comprometo-me a assumir todas as despesas de meu convidado com hospedagem, alimentação e outras que se fizerem necessárias durante sua estada no (nome do país).

Atenciosamente,

(assinatura do anfitrião)

Mais segurança para viajar

Além de ter toda a documentação necessária, como uma possível carta convite para viajar, outros aspectos também precisam ser levados em conta para ter mais tranquilidade, como o Seguro Viagem.

O Seguro Viagem é a sua garantia em caso de necessidade por saúde, emergência ou acidente. Com ele você não estará desamparado ou com a possibilidade de arcar com os custos para esse fim.

Essa assistência inclui consultas médicas, emergências, remédios, e também cobertura em caso de extravio ou perda de bagagem, dependendo do tipo de seguro que você contratar.

Pode parecer muitos detalhes para pensar e muitos documentos para cuidar. Mas lembre-se que quanto mais preparado você estiver, melhor serão os seus dias durante a sua viagem.

 

Última atualização em 03/06/2019