Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Como funciona seguro viagem de cartão de crédito

Como funciona o seguro viagem do cartão de crédito

Veja como unciona o seguro viagem do cartão de crédito

Você sabia que, ao comprar sua passagem aérea, rodoviária ou marítima com o cartão de crédito, muitas vezes, você tem direito ao seguro viagem gratuitamente? E que o mesmo vale ao contratar um aluguel de carro? Isso porque, todas as empresas de cartão oferecem como benefício para seus clientes seguros dos mais diversos tipos, isso é, de acordo com as categorias de cada cartão, que pode até ser um seguro viagem internacional.

Para aproveitar melhor esse benefício, segue abaixo um resuminho de como isso funciona nas principais bandeiras de cartões de crédito:

Seguro Viagem American Express

Você tem cobertura gratuita e automática ao pagar integralmente o valor da sua passagem, cruzeiro ou aluguel de carro com os cartões American Express. Vale lembrar que essa cobertura é válida para viagens a uma distância maior que 100 quilômetros da sua cidade.

No caso de bilhetes aéreos emitidos com milhas, é necessário pagar todo o valor das taxas com o cartão. Cônjuge e filhos menores de 24 anos também podem ser cobertos pelo benefício, desde que a viagem dos mesmos também seja paga com o Amex. O que varia de acordo com as categorias são a quantidade de coberturas e o valor máximo de cada uma delas.

Seguro Viagem Diners

Os cartões Diners Club International e Club Exclusive incluem proteção apenas para o contratante, em caso de acidentes pessoais, ou seja, ele cobre morte acidental ou invalidez permanente total decorrentes de acidentes durante o período da viagem, no valor de 75 mil dólares até 150 mil dólares, de acordo com o tipo de cartão.

Outra cobertura oferecida pelos cartões Diners é o Certificado do Tratado de Schengen, para quem quer voar para a Europa, que cobre até 30 mil euros em gastos com despesas médicas e hospitalares em caso de emergência. Essas proteções só são válidas, porém, se o cliente utilizar uma empresa de Transporte Público Autorizado, a passagem for paga integralmente com o cartão (ou as taxas, no caso de emissão com milhas) e preencher antes do embarque o Formulário da ACE. Você pode optar também por um Seguro Viagem Europa mais completo.

Seguro Viagem Elo

Os cartões Elo das categorias Nanquim e Grafite incluem Seguro Viagem com coberturas em caso de emergências médicas, cancelamento de viagem e atraso ou perda de bagagem. As proteções variam de acordo com o banco emissor do cartão, Bradesco, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal.

Seguro Viagem MasterCard

Três categorias de cartões MasterCard incluem Seguro Viagem Internacional: Gold, Platinum e Black, com coberturas em caso de acidentes que variam de 75 mil  até um milhão de dólares. Apenas os cartões Platinum e Black, porém, incluem proteção para gastos médicos e odontológicos em caso de emergência durante viagem internacional.

O portador do cartão, assim como seu cônjuge e filhos de até 18 anos – ou até 25 anos caso estejam na faculdade – podem contar com essa proteção, sem precisar viajar juntos, desde que as passagens sejam pagas integralmente com o cartão.

O seguro para aluguel de carro é válido para clientes Gold, Platinum e Black, menos em países onde esse tipo de cobertura é proibida por lei, como Itália, Irlanda, Austrália, Nova Zelândia, Israel e Jamaica.

Para contar com os seguros oferecidos pela MasterCard você deve emitir um certificado pelo site da MasterCard AIG.

Seguro Viagem Visa

Apenas clientes com cartões Visa a partir da categoria Infinite têm acesso ao Seguro Viagem, válido também para o cônjuge e os dependentes com até 23 anos, em viagens internacionais, cujas passagens foram pagas integralmente com o cartão. A cobertura inclui acidentes e emergências médicas e odontológicas, assim como internações, transporte e prescrições.

Porém, é bom ficar atento ao passo a passo para receber o reembolso dos gastos incluídos no seguro. Ele não é válido para viagens à Cuba, Coréia do Norte, Irã, Sudão e Síria.

Os cartões a partir da categoria Infinite também incluem cobertura em caso de extravio de bagagem: se após quatro horas da chegada do seu voo no destino, sua mala não tiver sido encontrada, você pode entrar em contato com a Central de Atendimento Visa e avisá-los sobre o ocorrido, para contar com reembolso para seus gastos com vestuário e itens de higiene pessoal, até o limite especificado nos termos e condições do seguro. Essa cobertura, porém, só é válida para viagens com empresas registradas, com rotas publicadas e com cronogramas de viagem, ou seja, se você perder sua bagagem em táxis, metrôs ou ônibus intermunicipais, por exemplo, o seguro não garante cobertura.

 

Antes de decidir contratar ou não um seguro adicional para a sua viagem, já que nem todos os cartões cobrem as principais despesas que você pode ter com acidentes e algumas coberturas são bem limitadas, vale a pena entrar em contato com a Central de Atendimento do seu banco ou bandeira de cartão e fazer as seguintes perguntas:

  • Qual é o período máximo de cobertura?
    A maioria das empresas não oferecem cobertura para mochilão, viagens sabáticas e intercâmbios que durem mais de três meses. Por isso, é importante prestar atenção no seguro viagem oferecido pelas empresas de cartão de crédito, verificando a possível ausência de coberturas para essas viagens específicas.
  • Qual é o valor coberto para assistência médica e hospitalar?
    Países da União Europeia, por exemplo, exigem seguros com cobertura mínima de 30 mil euros. Algumas empresas, inclusive, emitem o Certificado Schengen para viagens ao continente europeu.
  • Se a bagagem atrasar ou for extraviada, quais serviços e coberturas estão incluídos?
    Algumas categorias de cartão oferecem apenas o rastreamento da mala e não tem nenhum tipo de assistência financeira para os clientes em casos de extravio de bagagem.
  • Quais são os procedimentos necessários para receber as coberturas?
    A maioria dos cartões trabalha com reembolso, ou seja, você precisa guardar as notas dos serviços utilizados – que estão cobertos no seu seguro, claro -, e enviar para a empresa responsável. Porém, não é tão simples assim, já que há protocolos a serem seguidos, que podem definir se você receberá ou não o dinheiro. Então, é importantíssimo que se informe sobre as coberturas do seguro viagem antes de embarcar.

Para evitar dor de cabeça e surpresas desagradáveis durante as suas férias, você também pode contratar um Seguro Viagem a parte, que complementa o do cartão, com coberturas mais amplas e de acordo com o seu perfil. E atenção com o limite do cartão de crédito!

+ Falando em cartão de crédito, veja a melhor maneira de levar dinheiro na viagem