Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Check in online obrigatório

Imagem de uma fila de aeroporto para ilustrar post sobre de check in online obrigatório

Check in online obrigatório

Fazer o check in nas companhias aéreas pode ficar ainda mais fácil e com um prazo maior, com a proposta do check in online obrigatório.

Foi aprovado pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados um projeto de lei do deputado Felipe Bornier (PROS-RJ) que vai fazer com que as companhias aéreas disponibilizem o serviço de check-in online obrigatório a partir de 5 dias antes da viagem (120 horas) até 40 minutos antes do embarque no avião.

De acordo com a proposta, todo o check-in poderá ser feito exclusivamente de forme eletrônica. A regra irá valer tanto para companhias aéreas domésticas quanto internacionais.

O acesso aos balcões de check-in, internet, aplicativos e balcões de autoatendimento deverá ser gratuito.

Os deputados envolvidos acreditam que isso irá diminuir os custos da empresas já que não haverá mais a impressão de papel. Outra vantagem do check in online obrigatório é que todo o processo de embarque será mais rápido. Isso ocorrerá pois você não precisará ficar horas na fila para realizar o procedimento.

Como é hoje sem o check in online obrigatório

As opções de check-in hoje são: através dos balcões das companhias aéreas, auto check-in através dos totens, sites e aplicativos das companhias aéreas. O check-in eletrônico é incentivado pelas companhias aéreas justamente para redução de custos.

Atualmente, a maioria delas já oferece esse tipo de check in (tanto no celular quanto pelo site) de 72 horas até 2 horas antes do embarque. Mas não existe um padrão das empresas de tempo mínimo e máximo de check-in.

A Azul oferece o check-in eletrônico gratuito a partir de 72 horas antes do voo. Já a Gol tem o serviço online de check-in a partir de 7 dias até 45 minutos antes dos voos nacionais. Já para os voos internacionais, 7 dias a 45 minutos. A Latam também oferece o check-in eletrônico até 72 horas antes do voo de forma gratuita e a Avianca também.

Como fazer o check in através dos aplicativos

Nem todas as companhias aéreas possuem aplicativos para fazer check in. Mas a maioria tem e facilita a vida de quem vai viajar.  Das companhias aéreas brasileiras, a Gol, Latam e Azul possuem aplicativos que já geram o cartão de embarque.

  1. Baixe o aplicativo da companhia aérea que você vai voar;
  2. Procure pela opção de fazer check-in;
  3. Forneça as informações necessárias;
  4. O cartão de embarque será gerado e você poderá apresentá-lo através do celular. Mas não se esqueça de que você precisa estar com o celular ligado na hora de embarcar.

Como fazer o check in através do site da companhia aérea

  1. Entre no site da companhia aérea e procure por “check-in online”. Digite seu código de reserva, nome e qualquer outra informação solicitada pela companhia aérea.
  2. Em seguida, o site irá mostrar a você todas as suas informações de voo e a opção para realizar o check-in online.
  3. Aceitando essa opção, será gerado o seu cartão de embarque. Você poderá envia-lo para o seu e-mail ou via sms para apresentá-lo no momento do embarque.
  4. Caso o seu cartão de embarque não seja disponibilizado pela companhia aérea no check-in online, você deverá comparecer ao balcão da companhia aérea no aeroporto.

O check in online obrigatório é mais uma opção para facilitar a vida de quem viajar de avião. E  que tal conhecer 8 dicas para facilitar para um bom seguro viagem e diferenças entre escala e conexão?