Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Cobertura para bagagem do seguro viagem

imagem de um homem na estrada com uma mala e legenda "cobertura para bagagem"

Cobertura para bagagem do seguro viagem

imagem de um homem na estrada com uma mala e legenda "cobertura para bagagem"

Proteção para danos, atraso e extravio de bagagem? A cobertura para bagagem do seguro viagem te tira do sufoco!

A hora das férias é a mais esperada do ano inteiro por toda família! Você planejou todos os detalhes para que nada desse errado na primeira viagem para a Disney em Orlando: passagem, hotel, translado, atrações turísticas, seguro viagem. Logo quando chegou no aeroporto nos Estados Unidos percebeu que algo estava errado: a mala da sua filha tinha sumido. Ainda bem que você fez a cotação de seguro viagem e contratou a cobertura para bagagem, o que evitou dor de cabeça.

Seguro Viagem

Situações imprevistas podem ocorrer em qualquer lugar do mundo. Com o Seguro Viagem você fica protegido contra diversas ocorrências, com direito a indenização, reembolso ou prestação de serviços em casos de imprevistos.

Você pode contar com as diversas coberturas básicas e adicionais para ficar protegido em qualquer lugar do mundo. Veja algumas delas:

  • Despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas em viagem ao exterior ou nacional
  • Traslado médico
  • Invalidez permanente total ou parcial por acidente em viagem
  • Morte acidental em viagem
  • Cancelamento de viagem
  • Despesas farmacêuticas
  • Regresso antecipado
  • Regresso sanitário
  • Viagem garantida (Caso agência de turismo abra falência, você tem a garantida de viajar)
  • Assistência fisioterapia

Além dessas, você pode escolher entre outras coberturas que mais se enquadram no seu perfil, tendo mais proteção para a sua viagem.

Cobertura para bagagem

Provavelmente você conhece alguém que durante a viagem teve problemas com a bagagem, seja porque sumiu, atrasou ou foi danificada. Para não sofrer com isso, você pode contar com a cobertura de bagagem de atraso, extravio e danos. Quem define se essas três coberturas serão oferecidas juntas ou separadas são as seguradoras. Por isso, antes de contratar a sua cobertura para bagagem, verifique contra quais riscos você está protegido.

Para fins de cobertura, a bagagem é considerada qualquer volume localizado em compartimento fechado, despachado e comprovadamente de responsabilidade da companhia aérea. Para coberturas de bagagem em viagens marítimas, confira com a sua corretora quais seguradoras disponibilizam esta proteção.

Cobertura de extravio de bagagem

Esta cobertura garante indenização até o limite do valor contratado em caso de extravio da bagagem pela companhia aérea, roubo, furto simples ou destruição total. Ela é válida a partir do momento em que a bagagem for entregue em responsabilidade da companhia aérea, até a devolução no desembarque. A cobertura começa a valer a partir de 24 horas após o extravio da mala.

O valor da indenização será calculado conforme o peso da bagagem registrada no momento do despacho, isto é, não será levada em consideração o seu conteúdo. Por isso é importante levar objetos de valor em mala de mão, te acompanha durante toda viagem.  

+Veja o que fazer em caso de mala extraviada.

+ Bagagens inteligentes proibidas

Cobertura de danos a bagagem

Esta cobertura garante indenização até o limite do valor contratado em caso de danos ocorridos a mala durante a sua viagem. A cobertura é válida enquanto  a mala estiver sob responsabilidade da companhia aérea. A indenização será equivalente ao custo de reposição das malas danificadas.

Cobertura de atraso de bagagem

No caso de atraso da bagagem de responsabilidade da companhia aérea, esta cobertura garante o reembolso das despesas com compra de artigos de uso pessoal. Ela será válida após 12 horas após o horário de aterrissagem do segurado ao destino. O valor é limitado ao contratado, sendo válido para objetos de higiene pessoal e artigos básicos de vestuário.

A cobertura contra extravio de bagagem e a contra danos a bagagem são bem parecidas. A principal diferença entre elas é que a primeira só faz a indenização no caso de destruição total da mala. Já a segunda faz a indenização no caso de danos parciais.

Algumas seguradoras também oferecem cobertura para bagagem especial, a fim de proteger itens como instrumentos musicais, prancha de surf, tacos de golfe, bicicleta, carrinho de bebê ou equipamentos esportivos.

Riscos excluídos

imagem de um aeroporto cheio para ilustrar os riscos excluídos da cobertura para bagagem do seguro viagem

Fique atento! Nem todos os riscos são cobertos pelo seguro viagem

As situações em que o seguro viagem não faz a cobertura são chamados de “riscos excluídos” e descritos nas condições gerais. Essas exclusões mudam conforme planos e coberturas contratadas, porém separamos abaixo as mais comuns.

  • Não haverá cobertura quando a ocorrência não for notificada a companhia aérea
  • Danos ou destruição devido confisco de autoridades
  • Furto simples ou extravio de bagagem quando de responsabilidade do segurado
  • Objetos dentro da mala que forem roubados ou danificados
  • Confisco ou apreensão por parte da Alfândega ou outras autoridade do governo.
  • Eventos causados pelo segurado
  • Danos causados a óculos, lentes, aparatos bucais, jóias, relógios, dinheiro e similares.

Solicitar indenização

Para solicitar a indenização nos três casos, é preciso seguir alguns passos e guardar alguns comprovantes:

  • É necessário solicitar à companhia aérea o relatório comprobatório de perda (PIR – Property Irregularity Report) que comprova que a sua mala foi extraviada, sofreu com danos ou atrasos;
  • Etiqueta de despacho da bagagem;
  • Passagem aérea que comprova o embarque/desembarque;
  • Documento de identificação do segurado: RG (registro geral), RNE (registro nacional para estrangeiros), CPF (cadastro de pessoa física) e comprovante de endereço.
  • Para reembolso, apresentar notas fiscais originais das compras efetuadas.

10 dicas para evitar danos ou extravio de bagagem

Mesmo com o seguro viagem e cobertura que proteja a sua bagagem, é preciso tomar cuidados com alguns itens para evitar dor de cabeça. Para isso, siga as dicas abaixo.

+ Como viajar só com a bagagem de mão

  1. Leve os objetos de valor na mala de mão;
  2. Antes de despachar as malas, coloque um lacre ou cadeado para impedir a abertura;
  3. Se possível, vede as malas com o sistema de embalagens plásticas oferecidas nos aeroportos ou em casa com plástico filme;
  4. Para facilitar a identificação, coloque etiquetas com nome, endereço e telefone;
  5. Para encontrar a sua mala mais rápido e evitar que seja confundida com outra, personalize a sua mala com fitas, lenços ou adesivos;
  6. Tire as etiquetas de identificação dos voos anteriores da mala;
  7. No caso do pior acontecer, leve itens básicos na sua mala de mão como uma troca de roupa, agasalhos, remédios, pasta de dentes e similares;
  8. Guarde os comprovantes de despacho da mala até ter certeza que ela não foi extraviada nem danificada;
  9. Evite usar malas de grifes, além de chamar atenção de bandidos, o valor da mala não será considerado no valor de indenização;
  10. Evite chegar em cima da hora para fazer o check in, assim como voos que tenha escalas de companhias aéreas diferentes.

Para ficar protegido enquanto estiver viajando, faça uma cotação de seguro viagem. É rápido, fácil e online.

Veja também:

+ Como ter seguro viagem mais barato?

+ Seguro viagem cobre doenças preexistentes?