Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Sapatos para viajar: como escolher?

Escolha os melhores sapatos para viajar

Sapatos para viajar: como escolher?

A hora de viajar e fazer as malas é sempre complicada. Nunca temos certeza de quais e quantos itens devemos levar, quais são dispensáveis e quais são essenciais. Para que a mala não fique muito grande, é essencial saber com precisão quais peças devem estar presentes na bagagem.

Dentre esses itens indispensáveis, o sapato para viajar é um dos principais – senão o mais importante – já que ele é o responsável por aguentar o peso do corpo durante a viagem. Um tênis que não oferece conforto pode transformar a viagem em um verdadeiro pesadelo.

Na hora de escolher o sapato para viajar você precisa ter em mente uma série de fatores, como: o local de destino e quais os tipos de atividades e passeios você irá realizar.

Existem diversos modelos de sapatos produzidos para cada tipo de aventura e piso. Por isso, tome sempre cuidado para não usar calçados inadequados.

Trilhas e acampamentos

Caso você e sua família sejam do tipo aventureiros, realizando trilhas e acampando em meio da natureza, a dica é investir em modelos semelhantes a uma bota. Sapatos com solado mais firme, grosso e com cano alto devem são ideais.

Esses calçados garantem ao pé mais estabilidade, o que é importante em trechos irregulares de montanhas, com pedras e lama. Além disso, protegem os pés e pernas dos insetos.

Caminhadas urbanas

Se você for passar boa parte de sua viagem explorando uma cidade diferente caminhando, a dica é ter um tênis confortável, com tecido respirável e um solado macio. Isso é importante para manter a pele e o pé sempre arejados.

Dê preferência a modelos que possuam redes ou telas, pois ajudam a evitar a transpiração. Se a viagem for no verão, escolha calçados que não sejam confeccionados em couro, pois são mais quentes e deixam o pé desconfortável e abafado.

Viagem para locais frios

Se a sua viagem envolve neve, montanhas ou cidades com temperaturas que beiram os graus negativos, escolha sapatos com tecidos resistentes à umidade, de preferência os confeccionados em couro. Isso garante um aquecimento e conforto extras para os seus pés durante toda a viagem.

Além disso, lembre-se de escolher meias específicas para o tempo frio; no mercado, diversas empresas disponibilizam modelos feitos de lã que prometem aquecer seus pés durante o passeio.

Mas e o chinelo?

Quando a viagem não envolve trilhas e o tempo é quente e agradável, o uso de chinelos é uma boa escolha. Já em locais frios, o uso do chinelo deve ser apenas dentro do hotel ou residência, já que em muitos países o frio pode ser severo.

De maneira geral, o indicado é levar de dois a três sapatos.

Aqui vai uma dica importante: leve calçados já usados. A maioria dos sapatos novos machucam o pé e levam um tempo para lacear. Para evitar lesões justamente durante a viagem, prefira calçados aos quais seu pé já esteja acostumado.

Com isso feito, é só curtir a viagem!