Como renovar passaporte

O processo para renovar passaporte é o mesmo que você fez para tirar o passaporte. Um pouquinho chato e burocrático. Porém, se não for em época de muitas solicitações, ele pode estar em sua mãos rapidinho.

Mas para começar o processo de renovação de passaporte, vamos às etapas necessárias.

imagem de um passaporte em cima do mapa para exemplificar a postagem sobre renovar passaporte

Passo a passo para renovar o passaporte

Preenchimento do formulário

No site da Polícia Federal você irá encontrar o formulário em versão eletrônica a ser preenchido para solicitação do passaporte.

Nele você precisa preencher todos os seus dados incluindo informações básicas sobre local de nascimento, gênero, estado civil, entre outras.

O site também irá solicitar dados do seu último passaporte. Se você está só renovando, basta seguir com as outras opções que atendem a sua situação.

Pagar a taxa para concessão do passaporte

Você só vai poder agendar sua ida à Polícia Federal depois de pagar uma taxa.

Funciona assim: depois de completar o seu cadastro, será emitida uma GRU. Junto a ela, é necessário imprimir ou salvar um boleto para pagamento da taxa da GRU dentro do prazo de validade.

O valor da taxa é R$257,25 e é importante guardar o comprovante do pagamento impresso para apresentá-lo à Polícia Federal.

Documentos necessários para renovar passaporte

É necessário ter em mãos alguns dos documentos exigidos. São todos esses documentos listados abaixo (e devem ser originais):

  • RG
  • CPF
  • Último passaporte e passaporte antigo (se houver)
  • Titulo de eleitor e quitação eleitoral (para ter certeza de que você não esteja em situação irregular com o seu título de eleitor)
  • Comprovante do pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU)

É importante lembrar que, caso você não tenha o passaporte anterior e nem o boletim de ocorrência em caso de roubo, vai ser necessário pagar uma taxa a parte para a renovação do passaporte.

Apresentar os documentos no Departamento da Polícia Federal

Após o pagamento da taxa do passaporte e de ter reunido todos os seus documentos (incluindo o passaporte antigo), você deve se apresentar na Polícia Federal no dia e horários agendados.

Ao contrário de como funcionava antigamente, hoje você não precisa levar sua foto. A foto é feita lá na Polícia Federal mesmo, quando você estiver lá apresentando seus documentos. Lá eles também irão recolher suas digitais e assinatura.

Depois desse atendimento, você deverá esperar o prazo para retirar o seu passaporte, que costuma ser de 6 dias úteis.

Você pode ir acompanhando a sua solicitação através do site da Polícia Federal. Para isso, você precisa ter o número do protocolo que você entregou no DPF.

Lembre-se que o processo de renovação de passaporte é o mesmo de fazer um primeiro passaporte.

Retirada do passaporte na Polícia Federal

Para a retirada do seu passaporte, você deve ir pessoalmente na Polícia Federal na data e horários agendados com o seu documento de identificação e o protocolo que você recebeu. E pronto! Boa viagem.

Enquanto você espera pelo seu passaporte, confira os destinos que não pedem o documento. Além, é claro, de ver as opções de seguro viagem para evitar dor de cabeça.