Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Como viajar com salário de estagiário

Viajar com salário de estagiário

Como viajar com salário de estagiário

Aqui na Bidu, já falamos da importância de um estágio para quem está na faculdade. Além de ganhar experiência profissional, é uma oportunidade para colocar a teoria da sala de aula em prática e ver se escolheu o caminho certo mesmo.

Estagiários sempre acham que ganham pouco e que não dá pra fazer quase nada com o suado salariozinho. Mas não é bem assim. Viajar com o seu salário de estagiário é possível! Esse é um momento super favorável: os estagiários, geralmente, são jovens, sem muitos compromissos, sem muitas contas para pagar e cheios de energia para distribuir por aí. Então, planeje uma viagem ou um mochilão pela Europa.

Bom, se você acha que é impossível viajar com salário de estagiário saiba que não é, e este é um relato real de uma estagiária. Porém, você precisa ter a viagem como uma meta, e focar seus esforços para concretizá-la. 

+ Veja como conseguir seguro viagem mais barato

Primeiramente você precisa ver o que realmente te deixa feliz. Como já falamos aqui no blog, tem sim como economizar dinheiro priorizando a felicidade. Então, você precisa separar quais são suas prioridades. Se você quer mesmo viajar, isso estará nessa lista.

Como separar as prioridades

Para começar a listar suas prioridades, pense nas suas contas a pagar, afinal obrigação é obrigação (e ninguém quer ficar com o nome sujo logo no começo da carreira). Depois disso, avance para as despesas básicas que são essenciais, como alimentação e transporte. Se você tiver um vale-refeição, ele pode te ajudar muito com gastos!

Logo em seguida, separe as despesas pela ordem em que mais te dão felicidade. Por exemplo:

Contas:

– Celular

– Formatura

– Parte da TV à cabo

– Remédios

Despesas necessárias:

– Alimentação

– Transporte (que, caso seu estágio seja não-obrigatório, a empresa é obrigada a pagar sem desconto da bolsa auxílio)

Despesas não necessárias:

– Viagens 

– Roupas e sapatos

– Netflix e Spotify

– Festas e baladas

Bom, como você pode ver, a prioridade dessa estagiária é, depois das obrigações, viajar. Você precisa ter isso em mente na hora de planejar o destino da sua bolsa auxílio: não adianta nada guardar dinheiro para viajar se o que realmente te traz felicidade é ir naquela balada com os amigos.

Como guardar dinheiro sendo estagiário

Com as prioridades definidas, é hora de guardar o dinheiro. E isso implica fazer escolhas e abrir mão de algumas coisas. Se a sua prioridade é viajar, não vai dar para ir toda semana a uma festa diferente onde você precisa pagar R$ 100,00 para entrar, certo? Até porque sabemos que bolsas de estágio não são assim polpudas para você conseguir guardar dinheiro sem abrir mão de algumas coisas (aliás, isso é uma coisa para se levar para o resto da vida).

Então, tente economizar nas pequenas coisas: você não precisa sair para jantar em restaurantes caros com seu namorado toda semana, faça algo em casa e guarde o dinheiro para comer durante a viagem. Sabe aquele celular de última geração que custa dois meses do seu trabalho? Então, você também não precisa tanto dele agora, adie um pouquinho esse plano. Compre um mais em conta ou deixe pra depois mesmo.

Tenho algumas dicas simples para guardar dinheiro e conseguir fazer a sua sonhada viagem:

– Separe a sua bolsa auxílio em três partes: uma para as contas e gastos essenciais, uma para gastos que te fazem feliz (como comprar roupas, ingressos de festas, sair com os amigos…) e outra para a viagem.

– Aliás, pode ser que em alguns meses você não gaste alguma das outras duas partes do seu salário até o fim. Então, é hora de transferi-la para a parte da viagem!

– Uma opção bacana é guardar o dinheiro da viagem em uma poupança. Eu abri uma só para isso e fui religiosamente guardando meu dinheirinho nela. E NÃO tire o dinheiro de lá, a não ser que seja realmente necessário.

– Segure-se! Nada de comprar aquela bota em promoção ou aquele novo game para seu PS4. Não se esqueça que o foco é outro.

– Tente diminuir as contas. Eu, por exemplo, mudei meu plano do celular para um mais barato, cancelei a tv a cabo no meu quarto (até porque fico fora o dia inteiro) e diminui meus gastos com comida.

Guardei dinheiro e agora: como planejar minha viagem?

Agora que você já sabe como guardar é hora de planejar a viagem. Bom, o primeiro passo é decidir para onde você quer ir. Dica: escolha o destino de acordo com o seu tipo de viajante. E não acredite nessa história de que existem destinos que não são para nós, estagiários. É só fazer uma forcinha extra, ou ficar menos tempo do que gostaríamos, mas a viagem vai acontecer! 

O destino que eu escolhi foi Nova Iorque, por isso falo que não existe um destino impossível, já que a cidade é uma das mais caras do mundo. E sim, eu viajei apenas com o dinheiro que ganhei no estágio.

Para conseguir visitar a terra do Tio Sam, eu acompanhava diariamente o preço de passagem e hospedagem na cidade. Me cadastrei em vários sites (Decolar, Best Buy, Trivago, Skyscanner) que me mandavam atualizações sobre os preços. Até que um belo dia, entrei em algum desses sites e vi uma promoção absurdamente barata para o destino em pleno mês de julho!

A dica é acompanhar com frequência esses sites e suas promoções. E quando achar alguma que valha a pena, feche o negócio. Tipo: na hora!

Hospedagem

Você também deve escolher o tipo de hospedagem de acordo com o seu perfil e vontade. Em NY, eu preferi ficar em hotel mesmo. Mas existem outras opções como albergues, AirBnB e pousadas.

Pesquise os preços e escolha o que você mais gosta e cabe no seu bolso. E fica a dica: confira algumas cidades brasileiras com hospedagem barata.

Passeios

Você não precisa fazer tudo no destino que você escolheu. Veja o que é mais conta e o que você realmente quer: novamente, faça uma lista de prioridades e, se for preciso, corte algumas atrações. Principalmente se você tiver pouco tempo, vai ser bem cansativo encher sua viagem de atrações.

Transporte

Nada de táxi! Se o destino escolhido tiver transporte público disponível, é a opção ideal para bolsos limitados.. E de quebra você ainda vive como um nativo. Confira se o lugar que você vai tem cartões semanais, quinzenais ou mensais para utilizar o transporte público. Em Nova Iorque, por exemplo, compensou eu comprar um cartão válido por 7 dias para eu usar o quanto quisesse nesse período.

Seguro Viagem

Contratar um seguro de viagem é mais do que importante para nós, estagiários. Por que? Bom, imprevistos acontecem (mesmo) e não vamos ter dinheiro para cobrí-los. Por exemplo, se sofrermos algum acidente durante a viagem ou tivermos nossa bagagem extraviada, provavelmente não vamos conseguir pagar pelas despesas médicas ou roupas novas.

Por isso, fazer seguro viagem é uma ótima escolha. Assim, você fica protegido contra os riscos que corre durante a viagem e não ficará na mão caso algo inesperado aconteça. 

Com essas dicas, eu fui para os Estados Unidos e fiz uma viagem bem bacana por uma das principais cidades do país. Além disso, também dei uma passadinha em Boston para conhecer Harvard e o MIT. Viajar com salário de estagiário não é tão fácil, mas economizando e priorizando os gastos não é  impossível. Nada melhor do que aproveitar essa fase sem contas, filhos e obrigações para viajar!