Qual a melhor época para comprar passagens baratas?

Para planejar uma viagem, seja para perto ou bem longe, é necessário ter paciência para encontrar uma passagem que atenda às suas necessidades e expectativas. Por isso, muitas pessoas se perguntam qual a melhor época para comprar passagem barata e como encontrá-la?

Imagem de avião para texto sobre como comprar passagem barata.

É preciso buscar com bastante paciência para comprar passagem barata.

São muitas opções de companhias aéreas e também de sites de pesquisa que prometem trazer o melhor preço. Isso confunde qualquer um na hora de decidir ou ter a certeza de que está fazendo a melhor escolha. 

A verdade é que não há uma regra única para comprar passagem barata. Por isso, separamos algumas dicas para que você possa encontrar passagens aéreas mais baratas, para já começar a sua viagem com o pé direito.

Cotação Online de Seguro Viagem

Comprar passagem barata com antecedência

Nem sempre a antecedência é amiga da melhor escolha. Se você já definiu o destino e o período da sua viagem com mais de seis meses de antecedência, fique calmo e não seja tão ansioso. As companhias aéreas costumam se beneficiar com quem está mais apressado e, por isso, investem nesse tipo de comunicação que influencia tanta gente.

Nesse momento, vale você considerar se a sua viagem é em alta ou baixa temporada, de acordo com o local que você está indo. Aí então, para comprar passagem barata, siga a dica:

Para destinos nacionais a antecedência recomendada é:

  • Alta temporada: de 60 a 90 dias
  • Baixa temporada: de 25 a 40 dias

Para destinos internacionais a antecedência recomendada é:

  • Alta temporada: de 60 a 120 dias
  • Baixa temporada: de 30 a 60 dias

No Brasil, como você deve imaginar, é considerado alta temporada:

  • Períodos de verão, em especial o mês de janeiro;
  • Feriados prolongados e datas comemorativas locais;
  • Mês de julho, quando grande parte das pessoas tira férias ou acompanha as férias escolares dos filhos. 

Não tem problema você não obedecer exatamente esse período que estamos propondo. Mas saiba que as chances de você perder uma grande promoção durante essa recomendação é bem grande, e a decepção também.

Desvantagens de comprar passagens com antecedência

Talvez isso nunca tenha acontecido com você, mas existe sim a possibilidade das companhias aéreas mudarem suas rotas, opções e disponibilidades de voos. Isso pode prejudicar muito os planos de quem se antecipou. 

Além disso, vale ressaltar que o preço estipulado considera também o atendimento da concorrência nesse trecho. Ou seja, se nesses meses todos que antecederem a sua viagem, uma nova companhia passar a operar e oferecer preços mais competitivos, sem dúvidas, o preço que você pagou estará bem acima da média.

Outro ponto importante que pode ser prejudicial é para quem está contando com voos de conexão ou traslados com horário marcado. Caso haja alteração do voo original, significaria um bom prejuízo ou, no mínimo, uma boa dor de cabeça.

Vantagens de comprar com antecedência

Nem muita e nem pouca antecedência para comprar passagem barata. Ter equilíbrio e seguir a dica que oferecemos aqui pode garantir a sua satisfação. Afinal, deixar para comprar a passagem, poucos dias antes da viagem esperando uma promoção, é extremamente arriscado. 

No Brasil, as companhias aéreas não reduzem o preço para preencher voos com assentos disponíveis. Ao contrário, costumam cobrar até cinco vezes mais do que uma passagem comum.

Toda regra tem a sua exceção

A melhor época para comprar passagem barata para períodos de grandes festas, como Réveillon no Rio de Janeiro ou Carnaval em Salvador e Recife, não existe, infelizmente. Os preços são bem altos nessas datas desde o começo da venda e podem até esgotar ou ficar ainda mais caros quanto mais próximo for do evento.

Acompanhe sites de pesquisa de preços de passagens aéreas

A tecnologia trouxe diversas vantagens e entre elas está a facilidade de adquirir uma passagem aérea direto do seu computador ou celular. Existe, também, a possibilidade de poder acompanhar os sites de pesquisa que mostram semanalmente as melhores oportunidades.

Tem pessoas que, inclusive, decidem o período e o destino da viagem, a partir da informação desses sites de pesquisa, com o acionamento de alertas de passagem. 

A dica aqui é não se limitar a apenas um site de pesquisa, mas também não ficar enlouquecido olhando todos. Adicione também alertas de melhores preços, mesmo que você não saiba para onde e quando poderá viajar, mas já registrando sua possível intenção.

Não se esqueça também de verificar a confiabilidade do site, antes de colocar os seus dados ou efetuar uma compra. Pesquise sobre a empresa e leia depoimentos de outros usuários antes de fechar.

Use as milhas

O programa de milhas aéreas pode ser uma ótima opção para quem quer comprar passagem barata. Há diversos planos que podem ser vinculados ao seu banco, cartão de crédito, aquisição de serviços e até mesmo fidelidade a companhias aéreas. Você consegue somar os pontos às suas milhas, e por fim, trocá-las por passagens aéreas.

Nem todo mundo costuma utilizar esse método por achar complicado. Mas é uma ótima opção, em especial, para quem tem paciência de acumular as milhas durante um período. Ou então para quem realiza pequenas viagens, como pontes-aéreas, periodicamente. 

A melhor época para viajar

Em alta ou baixa temporada, a melhor época para viajar é sempre que você puder. Com essas dicas, é bem capaz de você começar economizar nas passagens e viajar muito mais. 

Pesquise, avalie e então, prepare as malas, e aproveite. 

Lembre-se: independente para onde você for, não deixe de fazer um seguro viagem


Última atualização em 06/08/2019