Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Você sabe quantas cores de passaporte existem no mundo?

imagem de um passaporte azul.

Você sabe quantas cores de passaporte existem no mundo?

O passaporte é um dos mais importantes documentos que um cidadão pode ter, independentemente do seu país de origem. Com ele, é atestada sua nacionalidade, quais as fronteiras que você cruzou nos últimos tempos e se você tem algum problema com a estadia em algum país que não seja o seu.

Além disso, o documento serve também para controle de visitantes e da população flutuante nos aeroportos. Se você ainda não tem, veja no nosso post como tirar passaporte.

O curioso é que ele tem diferentes características em cada país. Ao todo, são 74 tons de cores, agrupados entre azuis, vermelhos, verdes e pretos. E você sabe porque eles não seguem um padrão e são impressos nestas determinadas cores?

Passaporte Vermelho

Os passaportes vermelhos pertencem aos cidadãos dos países que fazem parte da União Europeia, com exceção da Croácia. Em tons mais escuros de vermelho, também estão os passaportes de países andinos como Bolívia, Equador, Colômbia e Peru. Em um tom mais púrpura, vem o passaporte suíço.

Um fato interessante é que o detentor de um passaporte suíço tem entrada liberada em 174 países sem requisição prévia de visto.

Os passaportes vermelhos costumam ser os mais cobiçados e são também os em maior número pelo mundo.

Passaporte Azul

Reservados aos países essencialmente turísticos como o Brasil, os passaportes azuis também são impressos em 15 países do Caribe e alguns membros do Mercosul como Argentina e Paraguai.

Já os Estados Unidos têm uma história multicolor com relação aos seus passaportes. Entre  1941 e 1976, o país mudou a capa do documento para azul, para celebrar o bicentenário de sua fundação. Entre 1993 a 1994, mudaram para o verde e em 1995 voltaram com o azul.

Uma curiosidade: também azul, o passaporte da Nicarágua tem 69 itens de segurança e é um dos mais difíceis de serem falsificados. Em suas páginas, há dezenas de marcas d’água e códigos secretos.

Passaporte Verde

A maioria das nações islâmicas adota os passaportes verdes. Marrocos, Arábia Saudita e Paquistão são alguns exemplos e também encontramos passaportes desta cor em alguns países da África Ocidental como Senegal e Nigéria.

Passaporte Preto

Mais raro, o passaporte preto é o documento oficial de países como Zâmbia, Botswana e Nova Zelândia.  Além deles, o Vaticano também tem passaporte preto.

Curiosidades sobre passaportes

– O passaporte do Afeganistão é o que dá menos abertura de entrada, liberando a passagem para apenas 28 países.

– A República Popular da China não reconhece a República da China, também conhecida como Taiwan. Os cidadãos de ambos não podem visitar livremente o outro território.

– O passaporte coreano permite a transição de sul e norte coreanos entre um país e outro.

– Apenas a Turquia reconhece o Chipre do Norte como país, um território que ocupa um terço da ilha do Chipre. Mesmo assim, ele tem passaporte próprio e seus cidadãos têm acesso liberado a paíeses como França, EUA, Austrália, Paquistão, Síria e Turquia.

– Para alguns destinos internacionais, nós brasileiros, não precisamos de passaporte. Veja como viajar sem passaporte.