Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Planejando sua viagem? Descubra seu perfil de viajante e escolha a melhor viagem

Veja qual o tipo de viagem mais se encaixa com você

Planejando sua viagem? Descubra seu perfil de viajante e escolha a melhor viagem

Planejar uma viagem pode parecer fácil, mas não é. Você precisa escolher um roteiro que se encaixe no seu bolso, que seja compatível com o perfil dos viajantes e precisa ver as restrições, dicas, e informações sobre o lugar de destino. Por exemplo, não é indicado você viajar para um país que está passando por uma guerra, ou ir para um passeio de trilha se você não gosta de praticar esportes.

Existem destinos indicados para diferentes tipos de pessoa. Para escolher o que mais se encaixa com você, principalmente se for viajar sozinha, descubra qual é o seu perfil de viajante:

  • Perfil Gastronômico

Você planeja a viagem pensando nas gostosuras que comerá por lá? Bem-vindo ao perfil gastronômico. Pessoas que se encaixam nesse grupo tem prazer e não abrem mão de comer bem, seja em um restaurante chique e tradicional seja em um foodtruck. O que importa é se deliciar!

Claro que o destino da viagem dependerá do gosto do comilão. Contudo, alguns destinos são muito queridos pelos amantes da comida: Itália, para comer um delicio macarrão ou uma pizza da nonna; Tailândia, para degustar um monte de pratos de um só vez; Japão, para comer muitos temakis e sushis e Peru, para se acabar no ceviche. No Brasil, as comidas que fazem bastante sucesso são a mineira e a baiana. Vale a pena dar uma provada.

Veja tipos de viagem para gastronômicos

  • Perfil Baladeiro

Quem não tem aquele amigo que não troca uma balada por nada? Se esse amigo for você, saiba que existem lugares muito amados pelos baladeiros de plantão!

Dançar até não poder mais, conhecer gente nova e provar as bebidas locais é o seu interesse? Então, locais indicados são Ibiza na Espanha, Las Vegas nos Estados Unidos, Cartagena na Colômbia, Saint-Tropez na França e Cancun no México. Existem baladas para todos os gostos!

Se você é baladeiro, Las Vegas é uma viagem adequada

  • Perfil Comprador

Você planeja a viagem e já fica de olho nas lojas que estarão perto do hotel, dos outlets e se estará em época de promoções? Ou vai viajar com o intuito principal de comprar? Sim, você é um comprador nato.

Existem lugares, como Miami, Nova York e Orlando nos Estados Unidos, que valem super a pena ir para fazer compras (claro, vai depender do câmbio da moeda). Isso pois o preço dos artigos é mais baixo e existem diversas promoções do tipo compre 1 leve 2 ou descontos progressivos. Sem contar que existem coisas que não vendem no Brasil, como alguns cosméticos, roupas e óculos.

+ Conheça passeios gratuitos em Nova York

Se você quer viajar para comprar, existem outros destinos além dos EUA: Buenos Aires na Argentina e Ciudad del Este no Paraguai também irão te agradar.

Mas fica a dica: confira o câmbio do real para a moeda do seu destino e veja se realmente vale a pena ir para comprar.

Para compradores, Miami nos Estados Unidos é uma boa viagem

  • Perfil Peregrino

Se o seu objetivo é exercitar a fé, intensificar a autorreflexão ou buscar a superação interna, independente de qual for, você é um peregrino. Seja sua motivação espiritual ou religiosa, você irá gostar de roteiros de peregrinação.

Além disso, esses roteiros também são indicados para quem quer conhecer monumentos importantes para a história da humanidade e interagir com belas paisagens. Opções para quem pretende fazer esse tipo de viagem são o Caminho de Santiago na Espanha, Fátima em Portugal, Varanasi na Índia e o Roteiro da Terra Santa em Israel. No Brasil também existem opções bastante famosas como o Templo Zu Lai em Cotia (SP) e a Festa do Círio de Nazaré, em Belém.

O Templo Zu Lai em Cotia-SP é uma opção de viagem para os peregrinos

Perfil Histórico-cultural

Esse perfil é de quem não dispensa um bom museu, conhecer novas culturas e visitar pontos históricos. Quem gosta de roteiros deste tipo tem lugar de sobra para explorar, já que todo lugar tem uma história para contar.

Não há um lugar específico para quem se interessa por roteiros deste tipo. Se você está disposto a conhecer outra cidade, outro país e outra cultura, qualquer lugar servirá e será único!

Que tal uma viagem para o Egito?

  • Perfil Aventureiro

Gosta de atividades físicas ao ar livre? Então você pode se interessar por um roteiro de um aventureiro. Seja um esporte mega radical como rafting  ou acampar em uma praia, o aventureiro faz questão de estar em contato com a natureza e liberar adrenalina.

Para quem tem esse perfil, lugares indicados são: Patagônia na Argentina, Machu Pichu no Peru e a Nova Zelândia inteira. No Brasil, você pode explorar a Chapada Diamantina na Bahia, Bonito no Mato Grosso do Sul ou Pantanal no Mato Grosso. Veja mais destinos no nosso post sobre viagem para aventureiros.

Machu Picchu, no Peru, é uma viagem para os aventureiros

Machu Picchu é indicado para uma viagem com vistas incríveis e bastante adrenalina

Descobrindo qual o perfil que mais combina com você é mais fácil planejar a viagem. Porém, uma mesma pessoa pode se identificar com mais de um perfil ou pode ser que seu perfil mude de acordo com a fase da vida. Além disso, você pode misturar os estilos de cada perfil em uma única viagem. Só não se esqueça de contratar um Seguro Viagem e ficar protegido contra os imprevistos que podem ocorrer!

+ Tipos de seguro viagem

+ Independente do seu tipo de viajante, veja como evitar problemas de saúde durante a viagem