Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Vai fazer intercâmbio? Confira nossas dicas

Imagem de veículo na estrada para ilustrar post sobre dicas para fazer intercâmbio

Vai fazer intercâmbio? Confira nossas dicas

Se você está pensando em fazer um intercâmbio, mas ainda sente um friozinho na barriga só de pensar, fica tranquilo. Vamos dar a você algumas dicas para fazer intercâmbio de sucesso.

Dicas para fazer intercâmbio

Faça o seu planejamento com antecedência

A melhor maneira de não errar no planejamento da sua viagem, é fazer tudo com antecedência e tranquilidade. Para isso, comece a pensar quais são os documentos que você precisa para a viagem, qual é o status do seu passaporte, se precisa tirar o visto de entrada. Para fazer com segurança, você pode consultar o seu agente de intercâmbio.

Escolha um país que combina com o seu perfil

Entre as dicas para fazer intercâmbio, esta é uma das mais importantes. Dentro das dicas para fazer intercâmbio de sucesso, não podemos deixar de falar sobre o destino. Se você não gosta muito de inverno, talvez não seja uma boa ideia ir para um lugar extremamente frio. Se não gosta de calor, o oposto. É bom você pensar nas suas preferências na hora de escolher o seu destino de intercâmbio  – se gosta mais de arte e cultura, se gosta de aventura ou de praias, etc.

+ Lugares para fazer intercâmbio barato

Pesquise sobre o lugar que você está viajando

É importante você pesquisar sobre o lugar que você vai viver. Assim você consegue chegar um pouco mais familiarizado, sem grandes surpresas. É legal você pesquisar sobre as pessoas, quais são as comidas locais, as atrações da cidade, como é feito o transporte local, etc. Se você for estudar, é bom pesquisar como são as aulas, a escola e os alunos que costumam frequentá-la.

Se entregue à experiência

Quanto mais você se entregar ao seu intercâmbio, melhor ele será. Converse com as pessoas, envolva-se com os eventos e atividades locais, tente entender ou pelo menos aproveitar a cultura diferente da sua. Muitas pessoas costumam até fugir dos brasileiros durante o período de intercâmbio – não é uma má ideia se você quiser aprender o novo idioma de verdade e ter uma experiência de imersão. Essa dica para fazer intercâmbio fará toda a diferença na sua viagem.

Estude de verdade

Aproveite o momento para estudar e não desperdiçar o seu tempo de intercâmbio. Muita gente se anima com as descobertas do novo país e acaba deixando os estudos de lado. Conclusão: volta não falando o idioma que foi para aprender.

Mantenha a mente aberta

Você vai descobrir muitas diferenças entre a sua cultura e a do povo local e algumas serão difíceis de entender. Mas ao invés de reclamar, tente apenas aceitar que as pessoas são diferentes e que é isso que deixa o mundo tão interessante.

Esteja ciente do tempo que você vai passar longe do seu país, família e amigos

Muita gente chega no país diferente, fica cheio de saudade e acaba voltando antes do tempo planejado para o Brasil. Isso não só é ruim para os seus estudos como também para o seu crescimento pessoal. Você vai sentir saudades, mas não deixe que isso estrague a sua experiência.

Não tenha medo de falar o novo idioma

A princípio você pode se sentir tímido para falar o novo idioma, com medo de errar. Isso é super comum entre todo mundo que se dispõe a aprender uma nova língua. Mas é bom lembrar que quanto mais você falar, mais você vai aprender. Aproveite esse seu período fora do país para realmente praticar o que você anda aprendendo.

Agora você está pronto para fazer a viagem do seus sonhos. Aproveite e saiba a importância de um seguro viagem.

+ Como funciona intercâmbio