Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Viajar de avião sem medo: dicas para quem vai voar pela primeira vez

Dicas para a primeira viagem de avião

Viajar de avião sem medo: dicas para quem vai voar pela primeira vez

Viajar é algo muito legal: conhecer um lugar novo, explorar uma cultura diferente da sua, passar por pontos turísticos e históricos importantes, fazer novas amizades… é uma experiência que, quase sempre, é prazerosa e satisfatória. Porém, podem ter alguns inconvenientes como embarcar em um avião. Muitas pessoas possuem medo de voar, porém, em alguns casos, ele é o único disponível dependendo do seu destino e da época.

Se você vai fazer sua primeira viagem de avião, é necessário ficar calmo e não se desesperar. Isso pois, segundo uma das principais publicações de turismo no mundo, a Condé Nast Traveler, o avião é um dos meios de transportes mais seguros, perdendo apenas para o elevador – sim, ele é considerado um meio de transporte. Além disso, o nervosismo pode fazer com que você esqueça itens básicos para quem vai viajar de avião. Separamos algumas dicas para você fazer uma ótima primeira viagem de avião! Olha só:

Antes do embarque

Separe os documentos necessários

Não vai ser nada legal ser barrado no embarque por falta de documentos. Na verdade, seria bem frustrante. Por isso, confira se você pegou todos os documentos necessários para a viagem: RG, passaporte (quando necessário), comprovante de vacinas obrigatórias, comprovante do seguro viagem. Quando estiver planejando sua viagem, confirme se o lugar de destino necessita um visto de entrada e, caso necessite, não esqueça de leva-lo à viagem, ou será barrado e seu planejamento irá por água abaixo.

Cuidado com a bagagem

Fazer as malas é uma etapa importante da viagem, já que você terá que pesquisar as roupas indicadas para o destino e o que deve ser levado para ele. Mas não lote sua mala de coisas até não caber mais nada. Não esqueça que, quase sempre, compramos algumas lembrancinhas e elas precisarão de espaço na mala.

No aeroporto, cuidado com a bagagem. É comum o roubo de malas nesses locais, já que os viajantes ficam distraídos. Mantenha seus pertences sempre com você. Não se esqueça também de colocar fitas e adesivos nas malas para identificá-las na esteira e uma etiqueta com seus dados pessoais como nome, telefone, endereço e e-mail.

Em relação ao limite de peso, é recomendável você conferir com a companhia aérea de acordo com o seu voo. Mas, na maioria das vezes, em viagens nacionais o limite é de uma mala de até 23 kg e para voos internacionais duas malas de até 32 kg. Se você ultrapassar o limite, pagará uma taxa a mais por isso. Então, fique atento para não evitar surpresas: tente pesar a bagagem em casa para controlar o peso.

Leve peças de roupas na bagagem de mão. Se sua bagagem for extraviada, pelo menos você poderá trocar de roupa. E fique atento ao que pode e não pode ser levado para dentro do avião, objetos inflamáveis e líquidos, por exemplo, são restritos.

Use roupas confortáveis

É importante escolher roupas e calçados confortáveis, principalmente em voos mais longos. Leve blusas de frio e meias pois o ar condicionado do avião geralmente é bem forte e ninguém merece passar frio durante a viagem. Você pode saber mais no nosso post sobre roupas para viajar de avião.

Leve também coisas para comer durante o voo: assim você evita ficar com aquela fome desagradável. Verifique se no seu voo terá refeições da própria companhia e calcule o que levar para comer de acordo com isso. Interessante também é levar chicletes para evitar aquela sensação desagradável no ouvido.

No embarque

Hora do check-in

Chegue cedo para fazer o check-in e não perder o voo. É indicado, para voos nacionais, chegar com duas horas de antecedência e em internacionais com três horas. Você irá fazer o check-in no balcão da sua companhia aérea, máquinas de autoatendimento localizadas no aeroporto ou pela internet e precisará dos seus documentos para isso (passaporte, RG ou CPF).

Quando você receber o cartão de embarque fique atento ao número do voo e o portão de embarque. Assim, é só ficar de olho no painel do aeroporto e, quando seu voo for anunciado, ir para o portão indicado.

Durante o voo

Preste atenção nas instruções

Os comissários de bordo irão passar algumas informações sobre itens de segurança. Preste atenção e siga as instruções que serão dadas durante o voo. Caso tenha alguma dúvida, esses profissionais poderão te ajudar.

Não fique parado

Principalmente em voos longos, é importante você se movimentar no avião: dobre e estique a perna, levante-se e mexa os braços. Assim, você irá melhorar sua circulação e ficará mais confortável durante a viagem. E fique calmo: é comum você sentir dor de ouvido no avião (fizemos um post com algumas dicas para diminuir isso). Se você tem problemas de circulação, veja como viajar de avião.

Que tal se distrair?

Durante o voo tente se distrair: leve um livro, algum joguinho ou algo que goste de fazer. Alguns aviões possuem televisão onde são passados filmes ou algum programa de entretenimento. Outros ainda disponibilizam um aparelho de multimídia pessoal para cada passageiro, onde é possível escolher entre diversos filmes, músicas e jogos. É uma vantagem voar em aviões como esse, e você pode verificar isso com antecedência na sua companhia aérea.

Fotos são permitidas

Dentro do avião é permitido tirar fotos. Sabemos que alguns voos possuem paisagens incríveis e você pode fotografá-las sem problemas! Apenas tome cuidado para não incomodar os outros passageiros e não esqueça que celulares devem ser mantidos desligados ou em modo avião.

No desembarque

Preste atenção com a bagagem

Procure a esteira com as bagagens do seu voo (geralmente você encontra essa informação em painéis ou na esteira) e preste atenção com suas malas. Muito cuidado para não pegar uma mala que não é sua! Se não encontrar a sua mala, procure o balcão da companhia aérea.

Em viagens internacionais

Se você está viajando para o exterior, deverá passar pelo balcão de imigração. Nele seu passaporte e visto serão carimbados. Não se assuste: em alguns casos, podem ser feitas perguntas sobre quantos dias você ficará no país e o motivo da viagem. É interessante você aprender o básico da língua para responder ou que fale em inglês.

Não precisa ficar com medo! Viajar de avião, como já falamos antes, é seguro e não precisa se tornar um pesadelo. Basta você manter a calma, se planejar e seguir as instruções corretamente. E não esqueça de fechar um seguro viagem internacional, que cobrirá diversos riscos que podem acontecer durante ela (como o extravio de bagagem, por exemplo).

Agora é só embarcar! Boa viagem. 🙂
E preste atenção com os cuidados antes da viagem. Se o destino precisar de visto, veja aqui como tirar o visto de viagem.

 

+ Que viajar sozinho pelo Brasil? Veja aqui algumas dicas e confira as cidades do Brasil com hospedagem barata.