Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Qual a diferença entre seguro saúde viagem, seguro viagem e assistência viagem?

Você passou vários meses planejando a sua viagem para Nova York, procurando os melhores restaurantes e optando pelo hotel cinco estrelas.

Procurando um Seguro Viagem EUA, descobriu que existia também a assistência viagem e o seguro saúde viagem. Qual a diferença entre essas três modalidades? Será que elas podem ser contratadas? Veja aqui na Bidu Corretora.

No vídeo abaixo explicamos qual é a diferença do seguro viagem e assistência viagem. É só dá play e assistir!

 

Seguro Viagem x Assistência Viagem

Em março de 2016 entrou em vigor a Resolução 315/2014 da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), órgão que é responsável pela regulamentação e fiscalização do mercado de seguros.

Essa resolução alterou o seguro viagem em muitos aspectos – e um desses pontos foi a comercialização da assistência viagem.

 

Antes da resolução da Suscep

Antes da resolução ser publicada, a principal diferença entre seguro viagem e assistência viagem era no momento do atendimento.

Vamos supor que você viajou para a Paris e fraturou o dedo ao fechar a porta do quarto do hotel. (Lembrando que seguro viagem Europa é obrigatório para viagens no espaço de Schengen)

No caso de você estar coberto por seguro viagem, seria necessário ir a um hospital (ou outro local de atendimento), passar pelo atendimento e pagar com o seu próprio dinheiro. Quando retornasse ao Brasil, era preciso solicitar o reembolso do valor gastos e apresentar os documentos solicitados à seguradora.

No caso de você ter contratado uma assistência viagem, você ligaria para a central de atendimento e indicariam um lugar da rede credenciada no qual você poderia ser atendido. Isso sem precisar arcar com nenhum custo.

Nos dois casos existem pontos ruins: se você estivesse sem dinheiro ou em um local sem a rede credenciada, por exemplo, você não seria atendido.

 

Depois da resolução da Susep

Depois da resolução, os dois produtos viraram somente um: seguro viagem e assistência viagem são comercializados como seguro viagem. Ou seja, assistência viagem não existe mais.

Com isso, o segurado conta com os dois serviços em um só produto. Isto é, ele pode escolher entre ser atendido pela rede credenciada ou no local de sua preferência (e depois solicitar o reembolso).

Essa resolução também define que  as despesas médicas, hospitalares e odontológicas são coberturas básicas exigidas para as viagens ao exterior. Isto é, uma maior proteção para quem contratar o seguro viagem.

Além de que, a resolução da Susep exige que as operações do seguro viagem sejam realizados por uma segurado, sendo que as agências de viagem, empresas de assistência e operadoras de cartão de créditos sejam representantes.

Com isso, o produto oferecido para o consumidor é regulamentado e fiscalizado pela Sucep. Isto garante (entre outros benefícios) que a seguradora que comercializa o seguro, tenha dinheiro para pagar a indenização.

imagem de um aeroporto com a descrição "diferenças entre seguro saúde viagem, seguro viagem e assistência viagem"

Qual a diferença entre seguro viagem e assistência viagem? E o seguro saúde viagem? Nós da Bidu te explicamos!

E o seguro saúde viagem?

O seguro saúde viagem ou Seguro Saúde Internacional, como o próprio nome já diz, é uma proteção voltada para a saúde durante a viagem, sendo um conjunto de coberturas do seguro viagem. Com ela, você tem atendimento em caso de emergência médica.

Ele é semelhante ao plano de saúde, no qual você tem disponível as coberturas que pode utilizar durante a viagem. Entre elas, estão a assistência médica por enfermidade ou acidentes, farmacêuticas, odontológica,  para doenças preexistentes, práticas esportivas e outras.

Para acionar, é necessário ligar para a central de atendimento, que indicará o local mais próximo para que o atendimento seja realizado.

Geralmente o seguro saúde internacional é vinculado com o seguro viagem (que possui essas coberturas médicas, hospitalares e odontológica).

No caso da contratação por idosos ou gestantes, é necessário verificar quais as coberturas máximas e em quais casos o atendimento nao é realizado. Isto ocorre porque as seguradoras costumam colocar limites para a contratação.

 

Seguro Viagem

Com o seguro viagem, o segurado está protegido com pelo menos uma das coberturas básicas:

  • Despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas em viagem nacional
  • Despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas em viagem ao exterior
  • Traslado médico
  • Regresso sanitário
  • Traslado de corpo
  • Invalidez permanente total ou parcial por acidente em viagem
  • Morte em viagem
  • Morte acidental em viagem

Além disso, o segurado pode contratar coberturas adicionais, como extravio de bagagem, gastos farmacêuticos, cancelamento de viagem e outros.

Faça uma cotação de seguro viagem aqui na Bidu e compare entre as principais seguradoras do mercado, como Travel Ace, Affinity Seguro Viagem e Vital Card.