COTAR SEGURO ONLINE

Dólar barato: quando e onde comprar antes de viajar

Dólar barato: quando e onde comprar antes de viajar

Quem vai visitar outro país, já sabe que comprar dólar para viajar é algo que precisa fazer parte do planejamento da viagem. Afinal, as flutuações do câmbio podem pregar uma surpresa desagradável em quem deixar para resolver tudo de última hora. 

Então, quais as melhores dicas para comprar dólar para viagem? Quando e onde é possível encontrar as melhores cotações? 

Vamos ver agora qual é a melhor estratégia para fazer uma reserva e ainda economizar! Quer saber como? Não viaje sem antes ler este texto!

Cotação Online de Seguro Viagem

Como comprar dólar para viajar?

Acompanhar a cotação do dólar é uma atividade diária. Isso porque o valor da moeda varia de acordo com acontecimentos de ordem econômica, política, social, entre outros fatores. Então, se você quer evitar surpresas antes da viagem é preciso se planejar. 

Para comprar dólar para viajar, e comprar barato, a melhor estratégia é ir fazendo suas reservas aos poucos, assim que o destino da viagem é escolhido. Isto permite que, no final das contas, você pague um preço médio, ou seja, sem o risco de ficar exposto à grandes flutuações. 

Como não é possível saber a melhor época da cotação, especialistas recomendam que a moeda seja adquirida um pouquinho a cada mês, de forma parcelada. Assim, você evita o “azar” de enfrentar picos de alta, que podem desequilibrar o orçamento da viagem. 

Afinal, você já sabe que comprar hospedagens, passagens, e passeios com antecedência garante o acesso aos melhores preços. E para encontrar dólar mais barato é a mesma lógica: antecedência e planejamento podem fazer a diferença na hora de colocar todas as despesas na ponta do lápis. 

+ Entenda também: como levar dinheiro em viagem internacional?

Melhores dicas para comprar dólar para viajar e economizar

A principal dica para encontrar dólar mais barato é evitar de comprar tudo de uma única vez. Mas, existem outras formas de garantir o acesso a preços mais interessantes, vamos saber quais são! 

Onde e como comprar dólar mais barato:

  • Faça uma pesquisa entre os valores praticados nas casas de câmbio, bancos e fintechs;
  • Pesquise somente em instituições financeiras confiáveis. Em caso de dúvida, verifique no site do Banco Central se o lugar escolhido possui autorização para operar; 
  • Fuja de aplicativos de compra e venda de moedas, que não usam o intermédio de uma instituição financeira. Essas plataformas não oferecem garantia com relação à segurança do negócio; 
  • Consulte sites que comparam as cotações e indicam os lugares com condições mais vantajosas. O Banco Central possui o “Câmbio Legal”, um aplicativo (Android e iOS), que auxilia na busca por pontos de câmbio em todo o Brasil; 
  • Informe-se sobre o Valor Efetivo Total (VET), que considera a taxa de câmbio, as tarifas e impostos (IOF) incidentes na operação;
  • Negocie sempre! É sempre possível conseguir um desconto a mais seja com o seu banco, ou junto à casa de câmbio;
  • Atenção ao valor do frete: caso opte por receber o dinheiro em casa ou no seu trabalho; 
  • Evite comprar dinheiro aos finais de semana. Pode haver variações maiores que as que acontecem em dia de semana;
  • Evite usar as casas de câmbio de aeroportos. As taxas podem ser mais elevadas nesses locais. 

Dólar em dinheiro, cartão de crédito ou débito? Qual o melhor para viagens internacionais? 

Outra dica importante para quem quer comprar dólar para viajar é considerar outros métodos de pagamento, além do dinheiro em espécie. Aqui vale a pena considerar o cartão de crédito e cartão pré-pago. 

Mas, antes de optar por um por outro, é preciso entender que existem diferenças nas alíquotas de IOF. O imposto para aquisição de moeda em espécie é de 1,1%. Já a carga no cartão pré-pago e as compras no cartão de crédito recebem 6,38% de IOF. Especialistas alertam que é sempre importante adotar, ao menos, duas modalidades diferentes. 

Comprar dólar em espécie para viajar sai mais barato. Em contrapartida, os cartões de crédito oferecem segurança e praticidade. 

A verdade é que cada um deles cumpre um papel: para gastos menores, como transporte público e pequenas refeições, o dinheiro cai como uma luva. Já os cartões se encaixam melhor no pagamento de despesas mais altas como hospedagem e aluguel de carro, por exemplo. 

Dinheiro ou cartão?

Veja algumas vantagens e desvantagens de usar cada um deles:

 

Cartão de crédito pré-pago internacional

Cartão de crédito tradicional

Dinheiro na mão 

Você pode recarregar de várias maneiras, é fácil.

Você não desembolsa nenhum valor antecipadamente e conta com o limite de crédito que a emissora do cartão oferece

Dinheiro é aceito em qualquer estabelecimento que você vá

Você pode se planejar e recarregar aos poucos. Assim, dá para fugir da flutuação da moeda

Você ainda pode se surpreender quando a fatura chegar. Isso porque as regras de conversão do dólar para o dia em que a compra foi feita passarão a valer somente a partir de 1º de março de 2020

Você pode  incluir no seu planejamento a  compra da moeda evitando sustos com a variação cambial.



Em caso de perda ou roubo, a emissora do cartão oferece proteção

 

Se você perder ou for roubado, fica complicado de rever o dinheiro.

Variação do câmbio + IOF de 6,38%

Variação do câmbio +IOF 1,1%  

Se sobrar saldo no cartão há um deságio (desvalorização com relação ao valor de compra), caso você queira trocar a moeda estrangeira por real

Não há preocupação com o deságio



Se sobrar dinheiro, você também irá ter uma pequena desvalorização com relação ao valor de compra, caso queira trocar a moeda estrangeira por real. 

Não é possível parcelar as compras

Você pode parcelar as compras

 

Dica importante: É sempre bom lembrar que antes de viajar, você deve avisar a operadora do cartão de crédito para evitar o risco de ter suas transações bloqueadas por suspeita de fraude ou clonagem.

+ Veja também: Como viajar e fazer compras com o cartão de crédito pré-pago internacional? 

+ Quando vale a pena usar o cartão de crédito internacional?

Seguro Viagem: sempre a melhor maneira de viajar  

Vai visitar outro país? Não se esqueça de fazer um seguro viagem! Com ele você fica tranquilo para aproveitar tudo o que o seu destino tem a oferecer, sem precisar lidar com imprevistos como extravio de bagagem ou atraso e cancelamento do voo. 

E se precisar de atendimento médico ou odontológico, você estará coberto em diversas situações. 

Peça uma cotação online e conheça tudo o que um seguro viagem pode lhe oferecer.



Última atualização em 17/12/2019

 

.