Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Duty Free ou Free Shop: o que são essas lojas?

Saiba o que são Duty Free e Free Shop com a Bidu

Saiba o que são Duty Free e Free Shop com a Bidu

Passar no portão de embarque do aeroporto é bom por uma série de motivos: você está um passo mais perto do seu destino, já passou pela bagunça da entrada do aeroporto… e agora você tem um tempinho para ver as ofertas do free shop.

Se você já fez uma viagem internacional, você certamente passou pelo Free Shop ou Duty Free. Mas você sabe o que são essas lojas? Ou por que elas tem preços tão atrativos?

A Bidu vai explicar tudinho para você.

 

Duty Free Shop são lojas com carga de imposto reduzida

 

Essas lojas nada mais são do que locais onde você pode comprar produtos com uma carga de impostos muito reduzida ou mesmo com isenção de impostos.

Geralmente, essas lojas ficam depois do portão de embarque ou antes do portão de desembarque nos aeroportos internacionais. Em alguns países existem lojas duty free em locais fora do aeroporto, como Argentina e Uruguai. No entanto, são mais raras.

Nessas lojas é muito comum encontrar um pouco de tudo: bebidas importadas, guloseimas, roupas de marca, acessórios e eletrônicos. Todos os valores são em dólares e todas as compras realizadas entram na conta na hora de calcular o imposto das suas compras internacionais.

Os mesmos limites aplicados para compras no exterior também servem para o Free Shop. Isso quer dizer que você não pode comprar mais que 12 garrafas de vinho, por exemplo. Saiba um pouco mais sobre os limites aqui.

Na maioria dos aeroportos brasileiros, a loja responsável pelo Duty Free é a Dufry. Por meio do seu site, é possível reservar produtos para retirada quando passar pela loja no embarque ou desembarque da sua viagem internacional.

 

Vale a pena comprar no Free Shop ou Duty Free?

 

A resposta para essa pergunta é: depende.

Como você vai pagar suas compras em dólar, é importante ter em mente a cotação da moeda e sempre consultar qual vai ser o valor em real antes de comprar qualquer coisa.

Além disso, para compras com cartão de crédito, é importante lembrar que o valor será o da cotação do dólar no momento do vencimento do cartão. É muito raro, mas se você pegar um mês ruim na economia brasileira, acabará pagando mais caro no vencimento.

Apesar disso, muitos produtos vendidos no free shop podem valer a pena, já que são difíceis de encontrar ou sequer estão a venda no Brasil. Algumas dessas preciosidades, como bebidas e chocolates importados, valem o custo do dólar.

Acima de tudo, é interessante planejar sua viagem e resistir às compras por impulso no free shop. Se você exagerar, além de poder pagar um dólar caro, também contará contra o seu limite de compras no país de destino.

Por isso, é melhor sair do Brasil com uma listinha feita do que deseja comprar. Não esqueça dos presentinhos para a família! Saiba mais como planejar sua viagem.

 

Proteja seu passeio ou trabalho com um Seguro Viagem

 

Decidindo por gastar no Duty Free ou não, é muito importante proteger seu bolso contra imprevistos em viagens internacionais. Para isso, existe o Seguro Viagem.

Com a Bidu, você pode comparar até 10 seguradoras com planos, coberturas e preços diferentes entre si, escolhendo o melhor para suas necessidades. Você pode escolher coberturas como despesas médicas, extravio de bagagem e até mesmo proteger suas compras internacionais contra furtos e roubos.

Conte com a Bidu para ajudá-lo, assim como já ajudamos mais de 1 milhão de outros usuários a protegerem seus carros, casas e muito mais.

Cotação de Seguro Viagem Online >>