Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Dicas para fazer mochilão na Europa com Europass

imagem que mostra trem na Europa representando post sobre mochilão na europa de trem - Europass

Dicas para fazer mochilão na Europa com Europass

Na hora de fazer o seu mochilão na Europa, não pode faltar uma típica viagem de trem. Mas é bom entender como funciona e calcular a viagem direitinho para não cair numa roubada. Separamos algumas dicas importantes para você levar em consideração, incluindo os macetes do Europass e Eurail.

Quando utilizar o trem no seu mochilão na Europa

Nem sempre ele vai sair mais barato do que voar com uma low cost. No entanto, vale a pena pesquisar preços. Neste caso vale a mesma regra para voos. Pesquisar e comprar com antecedência ajudam você a economizar. Nunca deixe para comprar de última hora a não ser que seja para viagens regionais, nos trens de baixa velocidade. Estes não requerem reservas de assento e não têm variação no preço da passagem.

Outra dica importante é saber que passar mais do que quatro horas dentro de um trem pode ser bem cansativo, assim como é num avião. Nem sempre a paisagem é bonita como se pensa. E, se o for um trem de alta velocidade, você só consegue ver uns borrões pela janela. Por isso é importante você calcular a viagem, pensando em todos esses pontos e levando em consideração conforto além de preços.

Uma das vantagens do trem é que ele te deixa no centro da cidade e isso pode tornar o seu deslocamento muito mais fácil do que de avião.

Calcular viagem: como fazer?

Saber quanto tempo leva do lugar de origem para o lugar de destino é o primeiro passo para descobrir se deve ou não ir de trem. Você pode também adicionar conexões ou preferir ficar por alguma cidade no caminho. Uma boa maneira de fazer esse planejamento é visitando o site alemão Deutsche Bahn que oferece todas as informações sobre a malha ferroviária europeia e pode te ajudar no planejamento com horários e linhas.

Mochilão na Europa de trem noturno vale a pena?

Mochilões geralmente têm como característica pouco conforto já que são viagens mais baratas do que as tradicionais.

E no caso do trem noturno essa regra também vale. Cuidado ao achar que dormir no trem para economizar uma diária de hotel pode ser uma boa. A viagem é super cansativa já que você praticamente não consegue dormir. O trem chacoalha pra caramba, faz barulho e ainda para em estações onde ficam aquele sobe e desce de passageiros.

Sem contar que muitas vezes você chega super cedo ao seu destino e a maioria dos hotéis só tem o quarto pronto a partir do meio dia. E não adianta achar que você vai aproveitar a cidade enquanto o seu quarto não está disponível: a maioria das coisas na Europa só começam a funcionar após nove da manhã e você estará cansado por não ter dormido bem a noite toda. Leve todos esses fatores em consideração na hora de escolher o horário do trem.

O que é o Europass ou Eurail e como funciona?

O Europass vendido pela Eurail tem vários nomes:  Eurail, Eurorail, Euro passes ou passes de trem para a Europa. Trata-se de um passe com mais de dez mil destinos incluídos e que você pode escolher a partir de diversos pacotes diferentes. Cinco ou mais países, até quatro países vizinhos ou apenas um país.

A grande vantagem desses passes é poder mudar o itinerário e você quiser. Porém, ele pode não ser a opção mais barata no seu mochilão na Europa já que você consegue melhores preços comprando com antecedência direto no site das companhias ferroviárias da Europa.

Ao programar sua viagem, não se esqueça de fazer o seguro viagem internacional.

Saiba mais sobre seguro viagem Europa e entenda também o que é o Tratado de Schengen.

+ Roteiro de viagem para Europa