Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Vacina para viagem internacional e outras dicas de saúde para viagens

Conhecer lugares e pessoas novas, testar um idioma diferente, ver paisagens inéditas e sentir sensações nunca sentidas antes. Você consegue fazer tudo isso durante uma viagem, seja ela a trabalho ou a passeio. Porém, para que você consiga aproveitar a viagem tranquilamente, é necessário tomar alguns cuidados.

Separamos algumas dicas que devem ser realizadas antes, durante e depois da viagem para que você evite problemas de saúde durante ela. Ninguém merece ter uma viagem estragada por conta de mal-estar físico, não é mesmo? 

Antes de viajar

Parte do trabalho de escolher se agora é a melhor época para viajar passa por consultar um médico antes, para que seja diagnosticado qualquer risco (caso haja) antes do embarque. Existe uma área da medicina, relativamente nova no Brasil, que se chama Medicina de Viagem é justamente para fazer essa consulta pré-viagem e é geralmente exercida por infectologistas. Porém, caso não haja um profissional dessa área na sua região, vá em um clínico geral e explique para onde irá viajar, quais são os possíveis riscos e indique o seu histórico de doenças. Assim ele poderá avaliar os riscos possíveis a sua saúde no destino escolhido.

É importante também verificar as vacinas necessárias. O médico poderá indicar vacinas que sejam importantes dependendo do local que você pretende visitar. Além disso, alguns lugares requerem que o viajante tome algumas vacinas com antecedência, por exemplo: se o seu destino é a Amazônia, é necessário tomar a vacina contra a febre amarela.  Você pode se informar nos centros de orientação ao viajante da Anvisa.

E, claro: não esqueça de contratar um seguro viagem, que irá cobrir os riscos de saúde que você possa correr. Em alguns lugares, principalmente em destinos internacionais, o custo serviços de saúde é muito caro e, com o seguro, você terá isso custeado pela seguradora. Compare os planos de seguro viagem internacional com a Bidu e escolha o melhor para você.

Infográfico com informações sobre as vacinas para tomar em viagens internacionais

Conheça os tipos de vacina para viagem internacional

Durante a viagem

Na viagem, leve os medicamentos com prescrição médica que você deve tomar em quantidade suficiente. Se a viagem for internacional, é recomendado que os remédios sejam levados na embalagem original, junto com a receita médica, com o nome do paciente, a indicação e o tempo de uso.

Use roupas e calçados confortáveis para prevenir simples incômodos como bolhas no pé, até problemas mais sérios como trombose venosa – formação de um coágulo no interior do vaso sanguíneo.

Tome cuidado também com comidas típicas e diferentes da que estamos acostumados. Apesar de ser delicioso pode ser bastante perigoso também, já que seu organismo pode rejeitar a novidade gastronômica. Existe também a chamada “diarreia do viajante”, provocada por ingestão de alimentos ou água contaminados, que é muito comum no turismo. Portanto, não compre comidas em ambientes suspeitos nem de ambulantes, prefira alimentos cozidos e beba bastante água para se hidratar.

Após a viagem

Após o retorno da viagem, fique atento ao funcionamento do seu corpo. Se você verificar o surgimento de sintomas como febre, diarreias ou alergias, procure um médico e informe os locais por onde passou.

Essas dicas irão evitar que você passe por apuros físicos durante ou após a viagem. Contudo, você deve ficar atento às recomendações dos nativos do seu destino e é bacana procurar pessoas que já fizeram a mesma viagem para colher dicas e conselhos.

+ Não esqueça de contratar o seguro viagem. Confira aqui algumas dicas