Como fazer check-in no aeroporto?

Imprescindível para viajar de avião, hoje você pode fazer check-in de várias maneiras: através de aplicativos de celular, sites das companhias aéreas e também no aeroporto através dos balcões ou totens. 

Para te ajudar a entender quais são as opções, preparamos um post pra você explicando o passo-a-passo de como fazer check-in no aeroporto e cada uma dessas opções. Basta você escolher aquela que achar mais fácil.

Imagem de aeroporto para ilustrar post sobre como fazer check-in no aeroporto

Como fazer Check-in no aeroporto?

Quando você chegar ao aeroporto pode procurar pelas placas de indicação e pela sua companhia aérea para realizar o check in.

  1. Encontre o balcão da sua companhia aérea com os documentos necessários à mão;
  2. No balcão do check in você poderá despachar a sua bagagem;
  3. Se o peso da sua bagagem for de até 10kg você não precisa despachar. Assim você não perde tempo esperando pela sua mala na esteira do aeroporto de destino. Mas, além do peso, ela também deve estar dentro do tamanho permitido por cada companhia aérea;
  4. Após confirmar seus documentos e despachar suas malas, você vai receber o cartão de embarque;
  5. É bom ficar atento ao horário de embarque que é diferente do horário de decolagem. Quando você terminar o check in, vá para o portão de embarque indicado no seu bilhete;
  6. Você e a sua mala devem passar pelo controle de segurança e raio x no caminho para o portão de embarque. Nesse momento, retire todas as jóias e bijuterias, cintos, relógios e outros objetos metálicos para passar pelo detector de metais;
  7. Depois de passar pelo detector de metais, você pode se dirigir ao seu portão (gate) indicado no bilhete. É aí que você vai poder fazer o embarque para o seu voo. Mas fique atento aos painéis que indicam o status dos voos. Os aviões costumam se reposicionar em portões diferentes o tempo todo e você não pode perdê-lo;
  8. Fique atento e veja se o seu voo não tem conexões e escalas.

Como fazer auto check-in?

É possível fazer check in sozinho para evitar as filas nos balcões. Basta ter em mãos o seu código de reserva ou localizador. No aeroporto você encontra os totens de check in.

  1. Encontre o totem de check in que costuma ficar próximo aos balcões de embarque de cada companhia aérea;
  2. O processo é fácil. Você insere o seu localizador, número de documento, código de milhas se você tiver e aceita os termos de segurança;
  3. Em seguida você terá o seu cartão de embarque impresso, que é indispensável para o embarque no avião.

Em alguns aeroportos você só pode fazer o auto check in se não precisar despachar a sua mala. Fique atento com as regras do aeroporto de origem e companhia aérea.

Como fazer check-in através dos aplicativos?

Nem todas as companhias aéreas possuem aplicativos para fazer check in. Mas a maioria tem e facilita a vida de quem vai viajar.  

Das companhias aéreas brasileiras, a Gol, Latam e Azul tem aplicativos que já geram o cartão de embarque. Veja como fazer o check in através dos aplicativos:

  1. Baixe o aplicativo da companhia aérea que você vai voar;
  2. Procure pela opção de fazer check-in;
  3. Forneça as informações necessárias;
  4. O cartão de embarque será gerado e você poderá apresentá-lo através do celular. Mas não se esqueça que você precisa estar com o celular ligado na hora de embarcar.

Como fazer check in para a primeira classe?

Se você comprou uma passagem para voar de primeira classe, é bom saber que muitas companhias aéreas oferecem pontos específicos de check-in.

Assim os viajantes de primeira classe possuem prioridade no despacho de malas e também para entrar no avião.

Em algumas companhias aéreas pode ocorrer o mesmo com aqueles que fazem parte do programa de fidelidade.

Agora que você já sabe como fazer check-in no aeroporto, pode aproveitar nossas dicas de como encontrar voos baratos, ajudando a economizar uma boa grana.

Antes de embarcar no seu voo, lembre-se de fazer um seguro viagem para evitar imprevistos no seu destino.

Última atualização em 28/06/2019