Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Jovens podem viajar de graça? Conheça a identidade jovem

O Governo Federal criou um benefício para jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos chamado identidade jovem. Ele tem a intenção de fornecer aos jovens um maior acesso a eventos culturais e outros eventos pagando somente meia entrada, assim como transporte gratuito entre os estados.

Imagem de jovens ilustrando texto sobre identidade jovem

Identidade Jovem é um benefício do Governo Federal que oferece diversas vantagens aos jovens de baixa renda.

Com uma identificação pessoal, que é virtual, o beneficiário já poderá ter acesso. Abaixo vamos explicar melhor, como funciona, como fazer a identidade jovem e onde poderá ser utilizada.

Quem pode ter a identidade jovem?

A identidade jovem será controlada pela Caixa Econômica Federal através do site e aplicativo. Lá, os jovens poderão acessar e fazer consultas, saber mais sobre os benefícios e realizar alterações.

Para ter direito, a pessoa deve ter entre 15 e 29 anos e comprovar que possui uma renda que, somada da família inteira, seja de até dois salários mínimos  

Também é necessário ter inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) – que possui o controle do cadastro dos cidadãos de baixas rendas. Por isso, se você tiver interesse na identidade jovem, não se esqueça de atualizar os seus dados.

Mas, caso você ainda não tenha cadastro nenhum, pode comparecer ao CRAS da sua cidade carregando consigo todos os seus documentos pessoais.

A identificação das pessoas que têm direito a identidade jovem é a mesma do Bolsa Família e Salário Família. O Governo irá fazer uma análise de dados e identificar quem poderá ter esse benefício.

O cadastro da identidade jovem será concluído através de um número de identificação social (NIS). Esse número vai garantir acesso do jovem e da família aos benefícios do Governo. Através do NIS gerado, o jovem também poderá ter sua identidade no celular através do aplicativo oficial da ID jovem.

Onde a identidade jovem pode ser utilizada?

Com a carteirinha da identidade jovem, você poderá ter acesso a meia entrada em eventos culturais, artísticos e até em jogos de futebol. Além disso, você poderá viajar de graça obtendo passagem para transporte entre os estados gratuita ou com custo reduzido.

Lembrando que, para viajar de graça, a identidade jovem vale apenas para cidades fora do estado, em assentos da classe econômica, em ônibus, trens ou transporte aquaviários. Sempre existirão duas vagas totalmente gratuitas e duas com desconto de 50%.

Como fazer a identidade jovem

Através de um app para telefones celulares com todos os sistemas desenvolvido pela Caixa Econômica Federal, o jovem poderá emitir seu documento de forma virtual. O aplicativo será para todos os sistemas Android, IOs e Windows Phone.

O app pode gerar um documento que será uma espécie de identidade virtual que poderá ser validada por um código QR. Com esse documento, ele poderá entrar em todos os eventos, atividades e viajar de graça. Para os jovens que não possuem celular, a identidade jovem poderá ser emitida no site da Caixa através de uma imagem.

Credenciamento da identidade jovem

Quem irá fiscalizar a identidade jovem e todo o sistema de credenciamento é a Caixa Econômica Federal.

A empresa consegue controlar os acessos do jovens através dos smartphones, sabendo quem tem acesso e direito ao benefício e quem não tem. Além disso, a Caixa também consegue controlar os estabelecimentos comerciais que possuem o benefício da meia entrada.

Hoje, no Brasil, mais de 15 milhões de jovens podem obter a identidade jovem, se enquadrando no perfil. Porém, apenas 230 mil fizeram inscrições até julho de 2017. Para isso, o Governo tem procurado divulgar melhor o programa entre as cidades.

Jovem pode viajar de graça

O jovem viajar de graça é o benefício que mais tem sido aproveitado dentro da identidade jovem.

O benefício funciona assim: são disponibilizadas duas vagas gratuitas em trens, ônibus e embarcações.

A viagem deve ser interestadual, ou seja, entre estados diferentes. Quando essas vagas gratuitas se esgotam, são disponibilizadas mais duas vagas com no mínimo 50% de desconto do valor da passagem. Os jovens devem fazer a reserva com até três horas de antecedência da partida do meio de transporte.

Todas as empresas que participam da agência nacional de transportes terrestres (ANTT) são obrigadas a fornecer uma linha com assentos gratuitos por semana. No entanto, algumas empresas de transporte que negaram o benefício já foram notificadas e podem receber multas entre R$ 3 mil e R$ 5 mil.

+ Hospedagem barata. Como encontrar?

Regras para jovem viajar de graça

  • A isenção ou desconto corresponde somente ao valor da passagem. Outras despesas como pedágio, alimentação e taxa de embarque são cobrados;
  • O jovem com a ID não pode reservar mais de um horário no mesmo dia. Mesmo que seja para o mesmo destino. Também não deve fazer reservas para os dias em que não puder fazer a viagem. Fazendo isso ele toma o lugar de outros jovens cadastrados que poderiam estar usando o benefício;
  • O jovem que já comprou a passagem, mas não pode mais embarcar, deve ligar imediatamente para a empresa informando o cancelamento ou alterando data e horário;
  • A passagem ou desconto é intransferível e vale somente para os jovens de baixa renda no Brasil;
  • Viagens dentro da mesma cidade ou municípios não terão o benefício. Somente viagens entre estados;
  • O jovem deve comparecer ao terminal rodoviário até trinta minutos antes do horário de embarque munido de sua identidade jovem no prazo de validade e documento de identificação com foto, como RG;
  • A empresa de transporte irá conferir a validade e autenticidade da ID jovem através do código QR que fica nos celulares;
  • As empresas de transporte não são obrigadas a dar o desconto ou benefício em passagens compradas pela internet. Mas são obrigadas a conceder o benefício em passagens compradas no guichê;
  • A empresa de transporte deve emitir semanalmente um relatório para a ANTT informando sobre os assentos vendidos. Portanto, é difícil que isso seja fraudado ou que mintam ao jovem que não há mais lugares disponíveis.

+Como conseguir passagem aérea de graça

+ Como estudar na Europa de graça