Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Intercâmbio para adolescentes: saiba como fazer

Imagem de jovem na neve para ilustrar post sobre intercâmbio para adolescentes

Intercâmbio para adolescentes: saiba como fazer

Se você andou ouvindo falar sobre a experiência, mas não sabe o que é intercâmbio, vamos explicar um pouco melhor para você como é o intercâmbio para adolescentes.

A ideia inicial do intercâmbio era que estudantes de dois países diferentes trocassem de casas. Cada um vivendo com a família do outro. O objetivo era não só aprender um novo idioma, mas também conhecer melhor outra cultura.

Hoje, o programa mudou bastante e existem diferentes tipo de intercâmbio. Dá para escolher um curso em outro país, morar em casa de família e ainda escolher o período que você deseja ficar. Pode ser duas semanas ou até dois anos.

Vamos explicar um pouquinho de cada programa de intercâmbio para adolescentes. E a oportunidade que os adolescentes podem ter na hora de escolher um intercâmbio:

Intercâmbio para adolescentes no Ensino Médio

Jovens que estão cursando o Ensino Médio com idade entre 14 e 19 anos podem cursar um semestre. Ou mesmo um ano do ensino médio no exterior.

A experiência é interessante porque o adolescente frequenta a escola como qualquer adolescente local. Ele tem a oportunidade de fazer amigos e vivenciar a cultura no novo país.

O mais comum nesse tipo de intercâmbio é morar na casa de uma família local ou num alojamento estudantil. Isso intensifica ainda mais a experiência.

Quem deseja fazer esse tipo de intercâmbio deve se planejar para embarcar entre julho e agosto e entre janeiro e fevereiro. Essas datas dependem de como é o calendário escolar do lugar onde o adolescente irá fazer o intercâmbio.

Intercâmbio de idiomas

O mais comum entre brasileiros é fazer um curso no exterior de inglês ou espanhol. O foco desse tipo de intercâmbio é aprender um novo idioma. Portanto, talvez você tenha um pouco menos de experiência cultural.

A duração pode variar: desde quinze dias a um ano, dois anos. É claro que quanto mais tempo você passar no novo país, mais você poderá aprender.

Intercâmbio como Au Pair

O Au Pair é um programa exclusivo para mulheres de 18 a 30 anos que envolve trabalho remunerado como babá. O país com esse tipo de programa mais forte é o Estados Unidos, mas vários países da Europa e do mundo também possuem esse tipo de intercâmbio.

O tempo mínimo é de um ano, mas pode ser prorrogável por mais um ano. Esse tipo de programa inclui: acomodação na casa de uma família local, alimentação, férias remuneradas e assistência médica internacional.

Além disso, você ganha um salário de babá que pode variar de acordo com o país. Neste programa uma coisa é fundamental: gostar de crianças. Afinal, você vai passar mais de 45 horas semanais cuidando dos filhos da família que irá hospedar você.

Vantagens do intercâmbio

  • É uma experiência onde você vai poder aprender ou evoluir no aprendizado de um novo idioma;
  • Vai mergulhar numa nova cultura mudando a sua visão de mundo;
  • Seu currículo terá um belo upgrading não só pelo idioma, mas também pela experiência multicultural valorizada no mercado de trabalho;
  • Vai conhecer novas pessoas de diversos países do mundo e aprender com elas também;
  • Pode se tornar uma pessoa mais independente de outras pessoa e amadurecer ainda mais.

Veja o passo a passo para fazer um seguro viagem e garanta um intercâmbio mais tranquilo.