Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Intercâmbio para adultos. Como funciona?

Imagem de asa de avião para ilustrar post sobre intercâmbio para adultos

Intercâmbio para adultos. Como funciona?

Quem pensa que intercâmbio é só para adolescentes está muito enganado. Hoje existem diversas opções de intercâmbio para adultos que desejam aprender um novo idioma, ter uma experiência internacional ou até fazer algum curso de idiomas voltado para o mercado de trabalho. A boa notícia é que os cursos de intercâmbio para adultos são super versáteis e se adaptam facilmente à sua rotina. A diversidade de programas também é grande e podem agregar mais valor à sua carreira e experiência pessoal do que você imagina.

Quem faz o intercâmbio para adultos

Geralmente profissionais que querem aprimorar um novo idioma, na faixa dos 30 anos. Mas os programas de intercâmbio para adultos podem ter pessoas de até 60 anos. A maioria deles não mistura adolescentes com adultos na mesma classe, por exemplo. Isso facilita a interação e deixa quem quiser aprender mais confortável. Antigamente, parecia uma ideia diferente, mas a cada dia cresce mais o número de adultos procurando por essa experiência.

Porque os adultos saem na vantagem durante um intercâmbio

Adultos costumam aproveitar com muito mais dedicação a experiência comparados a um adolescente. Portanto, podem aprender muito mais. Além disso, eles já vão com um objetivo claro sobre o que querem com o intercâmbio.

Adolescentes costumam reclamar mais de saudades de casa, dos amigos e de regalias no país de origem. Os adultos já passaram por diversas experiências e com maior independência sofrem bem menos durante o intercâmbio.

Quais são os tipos de programa de intercâmbio para adultos

Os tipos de programas mais comuns para adultos são:

  • cursos de idioma: inglês, alemão, italiano, espanhol, francês, japonês, chinês e coreano;
  • inglês para negócios;
  • inglês para áreas específicas como: arte, turismo, moda, relações internacionais, etc;
  • união de curso de idioma com estágio ou trabalho voluntário.

Quando fazer o intercâmbio

O legal dos programas de intercâmbio para adultos é a flexibilidade dos cursos. Existem cursos de uma semana, duas semanas, um mês, meses e até um ano. Sabendo disso, é só você analisar qual é aquele que se encaixa no seu perfil e tempo disponível. Algumas agências de intercâmbio permitem que você escolha quando começar o intercâmbio, qual é a duração do curso, quantas lições por semana deseja estudar e o foco do curso de acordo com o seu interesse.

Porque fazer um intercâmbio para adultos

  • Aprender ou aprimorar um novo idioma é importante tanto para a sua carreira profissional quanto para as viagens que você quer fazer. Você já deve ter visto as inúmeras vagas que existem exigindo um outro idioma e também já deve ter percebido como falar uma língua universal pode deixar uma viagem internacional bem mais fácil.
  • Ter uma experiência mais profunda na cultura de um outro país é muito mais legal do que simplesmente turistar.
  • No intercâmbio você pode unir férias com educação. É como se fosse tornasse o seu tempo de férias mais útil.
  • Entrar em contato com pessoas de outras culturas, fazendo amigos e conhecendo gente nova
  • Melhorar o seu currículo de trabalho. Uma experiência de intercâmbio é sempre bem vista pelos empregadores.

Conheça os países da Europa onde é possível estudar de graça. E, claro, não esqueça de fazer o seu seguro viagem.

E se você quer ajudar seu filho a ter uma nova experiência de vida, conheça o intercâmbio para adolescentes.