Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Dicas para ter uma mala de viagem segura

Na hora de viajar, só de pensar que a sua mala pode ser perdida, extraviada ou aberta por alguém dá até um frio na barriga. Mas existem algumas maneiras de dificultar que isso aconteça. Separamos para você algumas dicas para deixar a sua mala de viagem segura.

Imagem de mala ilustrando texto sobre mala de viagem segura

Mala de viagem segura: como fazer

Lacres de bagagem

O lacre de plástico parece frágil. Mas a verdade é que a pessoa só vai conseguir abrir a sua mala se tiver algum objeto para cortar o lacre. Isso acontece porque ele tem um tipo de fechamento especial com uma trava. E esse tipo de lacre você pode colocar em qualquer tipo de bagagem que estiver levando, até mesmo na sua bolsa de mão

Etiqueta ou tag de mala

A etiqueta não previne que sua mala seja aberta. Porém, faz com que ela seja facilmente identificada. Isso conta caso sua mala seja extraviada, perdida ou seja muito parecida com a de outros passageiros na esteira. Você também pode colocar uma tag em todas as suas bagagens para facilitar que ela seja encontrada caso você a perca.

Capa para mala

Hoje em dia existem diversas marcas produzindo capas para as malas. Elas funcionam como uma “roupa” para a sua bagagem.

Com essa capa, fica mais fácil identificar as malas na esteira, por exemplo, mantendo sua mala de viagem segura. É bastante útil, principalmente, para aqueles que têm a mala num modelo e cor bastante comuns entre as pessoas.

Faixas de identificação das malas

Alguns passam uma fita adesiva em volta da mala para que seja identificada e também dificultar que ela seja aberta. Mas é possível comprar uma faixa de pano específica para essas malas. Ela se parece com um cinto e consegue manter sua mala de viagem segura.

Mala de viagem segura: cadeado TSA

O cadeado TSA serve para quem vai viajar para o Estados Unidos. Em inglês, TSA significa Transportation Security Administration que é a agência americana responsável pela segurança dos aviões que chegam nos Estados Unidos. É bastante comum que a TSA inspecione a sua mala. Ou seja, ela tem direito a abrir a mala.

Para facilitar a vida do turista, a agência providenciou uma lista de certos tipos de cadeados que são aprovados por ela. Isso significa que, se a TSA abrir a sua mala que está com um cadeado aprovado por ela, o cadeado será colocado novamente na mala.

Se você estiver com um cadeado que não seja da TSA, eles serão obrigados a quebrar este cadeado. Aí então sua mala estará desprotegida pelo resto da sua viagem, recebendo apenas um lacre de mala colocado por eles.

Também não resolve colocar aquelas embalagens de plástico vendidas em quiosques do aeroporto. Elas serão arrancadas pela TSA caso seja necessário.

Considerando que sua mala pode ser aberta ela TSA durante a viagem, tem uma outra dica para fazer a mala quando estiver viajando para os Estados Unidos. Você pode acomodar numa necessaire ou embalagem todos os itens que possam ser perdidos facilmente, como brincos e acessórios, por exemplo. Assim, eles não correm o risco de desaparecer no momento da revista. Aproveite para deixar a escova de dente e roupas íntimas numa embalagem transparente para que não precise ser manuseada no momento da revista.

Veja mais recomendações da TSA sobre como fazer a mala aqui.

Se você realmente não quer ter nenhuma dor de cabeça com a sua bagagem, pense em fazer um seguro viagem que tenha cobertura para bagagem. Assim você viaja tranquilo sem ficar pensando se sua mala vai ou não chegar inteira.

+ Dicas de como fazer a mala