COTAR SEGURO ONLINE

Medo de avião? O que fazer?

Medo de avião? O que fazer?

Viajar é uma das melhores coisas da vida. Conhecer lugares novos, culturas diferentes e guardar experiências é algo que enriquece o nosso saber. Mas, muitas pessoas precisam lidar com uma questão importante: medo de avião.

O medo é um sentimento comum em nós, seres humanos, e cada um precisa se entender nesse processo e respeitar, ou tentar vencer, esses limites. Pensando nisso, preparamos algumas dicas práticas para que você comece a superar essa questão. 

Cotação online de Seguro Viagem

Dicas práticas para superar o medo de avião

Para começar, o medo de avião é algo mais comum do que se imagina. Mas fique calmo, com as nossas dicas práticas para superar essa questão, você vai se sentir mais confiante para encarar essa jornada. 

Entenda o seu medo

O medo de viajar de avião pode ser por diversos motivos. Você sabe qual é o seu? Saber a origem e o que desencadeia esse processo é importante para começar a trabalhar o seu temor. Caso você não tenha essa resposta de maneira tão simples, recomendamos que busque uma ajuda, como psicólogos e terapias.

Avião é seguro

Mesmo que essa afirmação pareça um tanto delirante para você, acredite, o avião é sim um meio de transporte seguro. Ele conta com diversas funcionalidades de reparo para incidentes durante o trajeto, caso necessário. Entender o funcionamento de uma máquina tão poderosa pode ser complicado. Mas vale você lembrar que para esse equipamento voar, ele precisa de muito estudo e tecnologia, além da ação humana. Por isso, tente se aproximar desse conhecimento, para atrair bons pensamentos;

Planeje o seu voo

Antes de viajar é comum fazermos um planejamento com os detalhes da viagem e isso irá ajudar muito. Quando você tem todos os itens necessários organizados, como passaporte, vistos, passagens e hotéis reservados, você consegue se concentrar melhor em situações que aparentemente podem fugir do seu controle, como o medo de avião. 

Não se atrase

Assim como na dica anterior, o atraso para chegar ao aeroporto pode, possivelmente, desencadear uma correria contra o tempo que vai te deixar ainda mais aflito. Evite situações adicionais de estresse e antecipe-se.

Evite sentar nas janelas

Geralmente o medo de altura complementa o medo de avião, certo? Então, evite sentar nas janelas e deixe a paisagem para ser curtida quando você chegar ao seu destino. Os assentos no corredor são uma ótima opção para esses casos;

Sente próximo a asa

Outra dica que pode te ajudar dentro de um voo é sentar no ambiente onde ficam as asas do avião. Lá a estabilidade é maior e você sente menos os efeitos que podem acontecer durante a viagem. 

Peça ajuda aos comissários de bordo

A tripulação está ali disponíveis não apenas para servir um lanche ou uma água. Eles são treinados para tratar também a ansiedade e o medo de avião dos viajantes, e com muita atenção. Caso aconteça algo que você considera fora do normal durante o trajeto, pergunte a eles o que ocorreu e tire as ideias erradas da sua cabeça. Caso você se sinta mal, também.

Saídas de emergência

Antes de iniciar qualquer voo, os comissários de bordo irão apresentar os equipamentos de segurança, como máscaras de oxigênio e colete salva-vidas, e as saídas de emergência da aeronave. Você não precisa virar um estudioso sobre o assunto, mas é relevante que tenha cuidado e conheça todos os processos, pois irá tranquilizá-lo durante o trajeto. 

Turbulências

Aeronaves são feitas para suportar turbulências, afinal, foram projetadas para encarar os desafios de planar no ar. Se você tem medo de avião por conta das turbulências, a dica é estar sempre atento às sinalizações de uso do cinto de segurança. Isso irá lhe proteger caso aconteça alguma alteração na estabilidade da aeronave; 

Passatempos

Um voo pode ser muito rápido ou longo. Então, antes de viajar, considere atividades prazerosas que o estimulem a passar o tempo de voo. Isso irá ocupar a sua cabeça e evitar que você fique atento ao que pode vir a dar errado. Faça a leitura de um bom livro ou revistas, jogos eletrônicos, filmes e séries, durma, ou ainda aproveite as ferramentas de entretenimento que muitas empresas aéreas disponibilizam.

Use roupas leves e confortáveis

Quanto mais confortável você estiver durante o percurso, melhor. Por isso, evite roupas muito apertadas, que podem causar inchaços por conta da pressão do ar, e sapatos desconfortáveis. Use peças que está acostumado a vestir e não se esqueça de carregar na mão um casaco, para não se incomodar com o frio do ar-condicionado.

Não tenha medo ao ver uma Silver Tape

Quem nunca viu uma fita prata colada na asa ou em alguma parte do avião e sentiu medo por isso? Esse adesivo na verdade se chama Speed Tape e é usado para consertar possíveis danos a componentes superficiais, e possuem grande capacidade de sustentar variações térmicas no ar, além de serem permitidos pela legislação.   

Evite bebidas alcoólicas

Parece uma boa maneira de fugir do medo de avião, mas é exatamente o contrário. Ingerir bebidas alcoólicas dentro de um avião pode deixar você bêbado mais rápido, por conta da pressão do ar do ambiente. 

Faça um seguro viagem

O seguro viagem é a ferramenta perfeita para quem quer evitar dores de cabeça durante todo o processo da viagem. São diversos tipos de cobertura disponíveis, que podem te ajudar desde o momento do embarque, até a volta para a casa. 

Situações como perda de bagagem, atrasos de voos e reembolso por incidentes como urgências ou emergências médicas no local de destino, estão entre os benefícios. Aqui na Bidu você faz uma cotação rápida e online para definir o seguro viagem perfeito para você.

Mesmo com medo eu devo viajar de avião?

Como já mencionamos aqui o avião é um dos meios de transporte mais seguros e pode te levar a experiências incríveis e imperdíveis pelo mundo todo. Ter medo de avião é normal e você precisa sim se respeitar, mas tentar superar.

Aproveite e faça uso das nossas dicas para ter uma viagem mais tranquila e segura. Você com certeza não vai se arrepender de viver essa nova experiência, e trazer na bagagem novos conhecimentos. 

Última atualização em 04/03/2020