Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Melhor aeroporto do Brasil. Você sabe qual é?

imagem de aeroporto ilustrando post sobre o melhor aeroporto do Brasil

Melhor aeroporto do Brasil. Você sabe qual é?

O Brasil ainda não tem um aeroporto perfeito, mas temos evoluído bastante. O aeroporto brasileiro que obteve melhor nota de satisfação no último trimestre de 2017 foi o de Curitiba, sendo o melhor aeroporto Brasil, de acordo com o Relatório de Desempenho Operacional dos Aeroportos. Mas afinal, o que elege o melhor aeroporto do Brasil?

Dos 20 aeroportos avaliados, 14 tiveram nota acima de 4 pontos. Curitiba ficou em primeiro lugar como o melhor aeroporto do Brasil, com 4,77 pontos. Depois vem Viracopos, com (4,76), Natal e Confins (4,48), Guarulhos e Santos Dumont (4,43), Manaus (4,39), Brasília (4,34), Fortaleza (4,32), Recife (4,29), Recife (4,29), Porto Alegre (4,28), Congonhas (4,22), Cuiabá (4,14) e Galeão (4,11).

O que é avaliado para eleger o melhor aeroporto do Brasil

Segundo o secretário de Aviação Civil do Ministério dos Transportes, Dario Lopes, as principais reclamações dos passageiros com relação aos aeroportos, em geral, referem-se ao conforto térmico. Depois vem o conforto acústico e o acesso à internet.

Os indicadores com melhores notas que elegem o melhor aeroporto do Brasil estão relacionados ao comércio dentro dos aeroportos e ofertas de restaurantes. Mas outros itens foram avaliados como limpeza do aeroporto, atendimento, sala de embarque e estacionamento.

O ministério também avaliou a qualidade do atendimento das companhias aéreas. A que recebeu a melhor nota foi a Azul nos quesitos “tempo de espera na fila de embarque doméstico”, “tempo de espera no balcão de check in” e “tempo de restituição da última bagagem”.

Os aeroportos do Brasil ainda têm muito a melhorar em comparação com os melhores aeroportos do mundo. Porém, existem algumas maneiras de se sentir mais confortável durante a espera nos nossos aeroportos.

Preparamos algumas dicas para você utilizar na sua próxima passagem por algum aeroporto no Brasil.

Como se sentir mais confortável nos aeroportos

Existem algumas maneiras de aumentar o seu conforto durante a espera do seu voo no aeroporto:

  • Despachar as malas e não carregar muitas tralhas pelo aeroporto;
  • Utilizar as salas vips das companhias aéreas e as oferecidas pelo aeroporto. Lá você pode ter comida à vontade, bebida e, em muitos deles, até chuveiro para tomar banho;
  • Fazer o check in com antecedência para evitar filas;
  • Chegar no horário orientado pela companhia aérea para não precisar sair correndo pelo aeroporto;
  • Usar roupas confortáveis. Isso inclui sapatos que sejam fáceis de tirar e colocar na hora do raio-x. Outra coisa importante de se lembrar é evitar o uso de cintos, relógios e outros metais que também podem te atrapalhar na hora do raio-x;
  • A maioria dos aeroportos oferece serviço de massagem. Pode ser uma boa num momento do aperto;
  • Salões de beleza também são bem frequentes no aeroporto;
  • Procure reservar o seu voo para um horário durante o dia. Durante à noite você provavelmente estará cansado e a espera pelo voo no aeroporto pode ser mais sofrida;
  • Leve um livro ou algum tipo de entretenimento para você se distrair enquanto espera. Em último caso, a maiorias dos aeroportos possuem livrarias também;
  • E se você esqueceu aquele remédio importante, pode encontrá-lo nas farmácias existentes dentro dos aeroportos.

Além de seguir essas dicas, é sempre importante lembrar da importância de ter um bom seguro viagem, não é?  Veja também como encontrar um seguro viagem barato para caber no seu bolso.