Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Na hora de viajar, escolha o melhor tipo de hospedagem para você!

Gif de lareira

Na hora de viajar, escolha o melhor tipo de hospedagem para você!

Wanderlust não é uma doença, mas muita gente “sofre” disso: é uma expressão derivada do alemão que indica a necessidade de viajar, um forte desejo de explorar o mundo.

Mas, mesmo quem tem essa necessidade, sabe que uma hora ou outra deve descansar um pouco e renovar as energias, em um bom alojamento.

Entre tantas opções, pode parecer difícil escolher a melhor. Na verdade, cada uma vai depender do que você procura e quanto pode pagar (veja algumas dicas para achar hospedagem barata e quais são as cidades brasileiras com hospedagem barata). Além de se precaver com um Seguro Viagem, é importante que você seja precavido também com sua hospedagem.

+ Seguro viagem cotação

Veja algumas delas na lista abaixo:

Pousada

Viagem segura: Pousada pode ser uma boa opção para quem busca descanso e contato com a cultura local

Geralmente são habitações menores que hotéis, com cerca de 30 quartos no máximo, e mais encontradas em cidades litorâneas ou interioranas. Caracteristicamente horizontal, pode ser um prédio único ou ser composto por chalés ou bangalôs.

As pousadas costumam ser uma boa hospedagem para quem quer um clima mais tranquilo e reservado, e aproveitar algumas características do local onde está visitando – já que pousadas costumam oferecer café da manhã e/ou almoço com ingredientes locais.

Ao procurar uma pousada, é importante verificar o local onde a mesma se localiza, se tem serviços de transporte disponíveis, comunicação externa e as condições de infraestrutura.

Hotel

Viagem Segura: Hotel pode ser prático e oferecer preços em conta, indicado para quem viaja acompanhado

Costuma ser a escolha principal de quem vai viajar, por ser mais fácil de encontrar e por oferecer agilidade nas ofertas de quartos. Costuma contar com serviço de recepção, pode ter alimentação ou não e oferta unidades individuais de alojamento – os quartos.

Geralmente os hotéis disponibilizam a chave dos quartos e serviço de guarda de bagagens e pertences pessoais. É importante ficar atento se o hotel escolhido oferece esse tipo de serviço. Localização e transportes também devem ser levados em consideração na olha da escolha.

Resort

Viagem Segura: O resort é a opção própria para quem busca diversão e opções de lazer, sem sair da hospedagem

Nem sempre um resort será all-incluse (ou seja, com todos os serviços inclusos no pacote). No entanto, segundo o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem, todo resort deverá oferecer infraestrutura de lazer e entretenimento, como serviços de estética, recreação, convívio com a natureza e muito mais.

Nos resorts, são oferecidos serviços de cofres para guarda dos pertences de hóspedes e, como oferece diversos itens de lazer, é ótimo para quem não quer conhecer novos locais fora da hospedagem.

No entanto, é importante que você verifique antes a qualidade dos serviços de hospedagem e a infraestrutura do resort, assim como verificar seu índice de reclamações. Por oferecer uma grande quantidade de serviços, também costumam ser mais caros que as demais opções de hospedagem.

Hospedagem Domiciliar

Viagem Segura: A Hospedagem domiciliar é indicada para quem busca preço baixo e contato direto com o dono da hospedagem

Modalidade especial de serviço de hospedagem, onde o hóspede utiliza um quarto ou apartamento na própria residência do hospedeiro. Geralmente possui preços acessíveis e garante uma boa oportunidade para que você conheça mais sobre os hábitos e cultura local, já que geralmente terá contato direto com o dono da habitação. O Airbnb, por exemplo, é uma plataforma que oferece serviços de hospedagem semelhantes a essa.

É importante, ao escolher esse tipo de hospedagem, pesquisar bem sobre o dono do local e tentar buscar referências de antigos hóspedes. Verificar a segurança do local e serviços úteis nas proximidades também é uma questão importante nessa forma de hospedagem.

Hostel

Viagem Segura: O hostel é indicado para mochileiros e pessoas que querem conhecer gente nova, criando novas experiências de convivência

De um tempo para cá, os hostels ficaram na moda e são muitos os locais que oferecem esse tipo de hospedagem, onde os viajantes encontram um ambiente mais barato, sociável e menos formal do que nos demais locais.

Geralmente possuem espaços compartilhados por mais de uma pessoa, então é importante ficar com seus pertences sempre a vista – alguns hostels estão começando a disponibilizar armários individuais.

É importante também pesquisar bem o local onde pretende realizar a hospedagem, considerando os proprietários, além de comentários dos antigos hóspedes.

Apart Hotel

Viagem Segura: O Apart Hotel é uma escolha mais cara, mas que possibilita integrar o conforto de um apartamento próprio com os benefícios de um hotel

O apart hotel (ou flat) é o que seu nome sugere: um apartamento constituído de dormitório, banheiro, sala e cozinha equipada, porém em um edifício que dispõe de serviços como recepção, limpeza e arrumação. A hospedagem costuma ter preço alto, mas garantem segurança e serviços 24 horas na maioria dos casos.

Não basta ter uma viagem segura, afinal: é importante garantir o conforto e prazer em encontrar novas experiências! Qual sua forma de hospedagem preferida? Comente!