Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Descubra quais são as melhores cidades do mundo para se viver

Melhores cidades do mundo

Descubra quais são as melhores cidades do mundo para se viver

O sonho de muita gente é morar em um lugar com boa infraestrutura, educação pública de qualidade, hospitais de última geração, opções de cultura e entretenimento diversas e com uma boa segurança pública. Bom, quem não gostaria de morar em um lugar assim? Mas não é tão fácil encontrar um cidade com essas características juntas, já que com o crescimento desordenado e falta de planejamento, convivemos diariamente com problemas sociais.

Você, provavelmente, não vai conseguir encontrar uma cidade perfeita. Mas algumas estão no caminho para, talvez, um dia ser. Existem diversas pesquisas mundiais que analisam determinados critérios e dão nota para as cidades, montando então um ranking com as melhores cidades para se viver. Veja a seguir alguns rankings e descubra quais são as melhores cidades para morar:

Monocle’s quality of life survey (Pequisa de qualidade de vida – Monocle)

A Monocle é uma publicação global sobre economia, cultura e design. Anualmente, ela desenvolve uma pesquisa sobre a qualidade de vida em diferentes cidades e, assim, monta um ranking com as que obtém melhores resultados. Para montar o ranking, são analisadas informações disponibilizadas por correspondentes locais das cidades. Por exemplo, é analisada a hora que bares e restaurantes fecham, o compromisso com a cultura e o preço de um bom almoço. O estudo revela apenas as 25 melhores colocadas, e nenhuma cidade brasileira está na lista. Veja o top 5 melhores cidades em 2015:

  1. Tóquio – Japão
  2. Viena – Áustria
  3. Berlim – Alemanha
  4. Melbourne – Austrália
  5. Sydney – Austrália

The world’s most liveable city – EIU (As melhores cidades para se viver – EIU)

A Economist Intelligence Unit (EIU) é uma empresa independente do The Economist Group que presta serviços de pesquisa e consultoria. Ano passado, eles lançaram um Ranking que analisa as melhores cidades do mundo para se viver. Para isso, são utilizados 30 fatores qualitativos e quantitativos em cinco categoriais: estabilidade, saúde, cultura, educação e infraestrutura. São divulgadas apenas as cidades que estão no topo da lista e nenhum cidade brasileira consta. Confira as melhores colocadas:

  1. Melbourne – Austrália
  2. Viena – Áustria
  3. Vancouver – Canadá
  4. Toronto – Canadá
  5. Adelaide – Austrália

Mercer’s quality of living ranking (Ranking de qualidade de vida da Mercer)

A Mercer, uma empresa e consultoria de recursos humanos e serviços financeiros que, produziu em 2015 um ranking sobre a qualidade de vida nas cidades para ajudar empresas multinacionais a determinar o salário e benefícios dos funcionários que migram de país. Para criar a lista, foram analisados 39 fatores a partir de 10 categorias incluindo ambiente político e social, habitação, educação e ambiente econômico. A cidade brasileira melhore colocada é Manaus, no 127º lugar. Veja as cidades mais bem colocadas:

  1. Viena – Áustria
  2. Zurique – Suíça
  3. Auckland – Nova Zelândia
  4. Munique – Alemanha
  5. Vancouver – Canadá

+ Veja também: as melhores cidades do Brasil para se viver

Infelizmente, nenhuma cidade do Brasil está bem colocada nos rankings de melhores cidades para se morar do mundo. Mas existem listas nacionais, como a da Istoé, que classificam as melhores cidades do Brasil. Em 2015, a cidade que ficou em primeiro lugar foi Curitiba, seguida por Joinville, Belo Horizonte, Maringá e Caixas do Sul. Se você estiver procurando por mais qualidade de vida mas não quer ir para tão longe, essas cidades podem ser boas opções.

Se sua intenção é encontrar uma nova cidade para morar, não esqueça de procurar bastante informações sobre a qualidade de vida e conversar com os moradores do novo destino. É interessante, se possível, alugar uma casa antes de se mudar definitivamente para ver se você irá se adaptar ao local. (e aí, não esqueça de fazer um seguro viagem internacional)

Vale a pena também fazer um seguro residencial. Mesmo nas melhores cidades do mundo para se viver podem ocorrer imprevistos e vale a pena proteger o seu bem.